Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE do CONHECIMENTO e o CONHECIMENTO da LIDERDADE... "Um médico "misterioso" e brasileiro, envolvido na história de um "misterioso " médico estrangeiro". 3ª parte.

ROBERTO FREIRE

MÉDICO*, Intelectual, Revolucionário, Libertário.  

3ª parte


      Creio eu que a comunidade que participa do Recanto das Letras, deve ser muito grande e diversificada. Acredito também que a maioria das leitoras e dos leitores, estão muito atentos ao que todos escrevem. No meu caso eu escrevo para todos, especialmente para a classe médica e paramédica. Como todos nós sabemos no nosso país existem três poderes: O Poder Judiciário, o Poder Executivo e o Poder Legislativo que devem viver em harmonia. No Poder Judiciário médico não entra. É um poder que é ocupado por profissionais graduados em Direito, tais como advogados, promotores, procuradores, juízes, desembargadores, etc. O Poder Executivo é ocupado por profissionais que possuem as mais variadas graduações. E o mesmo acontece com o Poder Legislativo.
     “Saindo da planície diretamente para o planalto”. É lá que se encontra o Congresso Nacional, com as suas duas famosas “casas”: O Senado Federal e a Câmara dos Deputados. E dentro destas duas “casas” encontram-se muitos médicos. A imprensa de um modo geral gosta de chamá-los de... “O Partido do Jaleco”. Na atual legislatura “O Partido do Jaleco” aumentou de tamanho, conforme consta em um dos jornais mais recentes do Conselho Federal de Medicina (CFM). Pois muito bem. Volto a repetir que estou escrevendo para todos, mas, especialmente, estou de olho no “Partido do Jaleco”, armado com um poderoso microscópio eletrônico... Em tempo: Embora o “Partido do Jaleco” tenha aumentado de tamanho, a chamada saúde pública vem diminuindo de tamanho!
      Na 1ª parte do artigo sobre o Médico Roberto Freire ficaram entre parênteses (54) itens que serão analisados criteriosamente. Apenas a palavra TESÃO ficou com o seu inseparável (a). Para o computador não existe TESÃO, o que existe é EXCITAÇÃO.
      Ao estudarmos a palavra EXCITAÇÃO no meu gostoso dicionário, observei o seguinte: 1º - Trata-se de um substantivo FEMININO. 2º - A palavra FISIOLOGIA aparece uma vez. 3º - A palavra MEDICINA aparece duas vezes. 4º - A palavra ELETRICIDADE também aparece duas vezes. (PÁGINA 767). Até aí tudo bem.    
      Já na PÁGINA 1.693 (do meu dicionário) consta: TESÃO, substantivo MASCULINO. (LATIM. tensione). 1. Estado ou qualidade de teso; tesura. 2. Embate violento; ímpeto. 3. Ch. Desejo sexual FEMININO ou MASCULINO. 4. Ch. Estado do pênis em ereção. Pois ééééééééééé! Ch. Significa CHULO.
      Dirigi-me à PÁGINA 409 do dicionário e lá encontrei: CHULO, adjetivo. (castelhano chulo, e este do italiano ciullo, por fanciullo). 1. Baixo, grosseiro, rústico. 2. Diz-se de termos de calão, impróprios da linguagem educada. Taí a grosseria...
      Às pressas e escondido, dirigi-me às embaixadas da Argentina, da Espanha, da Itália e do Uruguai, alfabeticamente, e intimei 4.340 abutres, 4.341 carcarás, 4.342 falcões, 4.343 gaviões, e 4.344 urubus para uma reunião de emergência e de urgência. Todos compareceram devidamente esfomeados. A reunião demorou 4.345 horas. Foi o tempo que durou o meu minúsculo discurso. E aja comida para os bichinhos. Ao final todos concordaram em declarar guerra ao computador. As aves de rapina (1) saíram desembestadas, com pouca tesão, mas, com muita raiva e com muita vontade de beber. E pior ainda. Com muita vontade de comer. Juntou a raiva, a fome, a vontade de comer e a vontade de beber. Então o pau quebrou.
      Deixei de esclarecer um pequeno detalhe, a saber: Os urubus eram argentinos, os gaviões eram espanhóis, os falcões eram italianos, os carcarás eram uruguaios e os abutres eram brasileiros. A embaixada brasileira nem foi consultada e nem foi visitada. Mas os abutres vieram. Dos 4.340 abutres brasileiros apenas um era sergipano. Sobre o abutre sergipano existem muitas controvérsias e tenebrosas transações. Na verdade trata-se de um abutre quadrúpede. Depois os leitores saberão a sua verdadeira história.  
      O ataque aéreo ao computador começou às seis horas da manhã do dia 6 de agosto e só terminou às 12 horas do dia 9 de agosto de 1945, perdão de 2015. Objetivo: bombardear o computador com citrato de sildenafila, pois as aves descobriram que o computador era portador de disfunção erétil. O ataque foi tão forte que o computador teve uma ereção que durou mais de 72 horas. Ou seja, entrou em “Estado de PRIAPISMO CRÔNICO”. Com o priapismo sobreveio um fulminante enfarte do miocárdio do computador. Em outras palavras, a placa-mãe derreteu-se completamente.  
      O alvo principal do ataque aéreo deveria ser o meu computador. No entanto as aves de rapina não entenderam bem as duas mensagens criptografadas. A 1ª mensagem, entregue pessoalmente por mim às aves de rapina era assim: snitram racata egroj rodatupmoc. Só que um dos embaixadores presentes à reunião (não se sabia na época de que país era), remeteu uma 2ª mensagem alterando o alvo principal, e estava redigida assim: ohniziv rolf-ajieb rodatupmoc racata rotcod oãset snitram egroj. Resultado o computador da casa da Rua Laranjeiras nº 603, foi para o universo cósmico.
      Posteriormente ficamos sabendo que o embaixador da Espanha, é quem tinha enviado a 2ª mensagem, porquanto, ele sabia que o computador a ser destruído, era o da casa de nº 603, pois, este era muito mais useiro e vezeiro em exaltar a EXCITAÇÃO e deprimir ou (imunodeprimir) a TESÃO. Bem feito. A história e a honra do Médico Roberto Freire foi lavada. Fiquem aqui registrados nossos agradecimentos às aves de rapina. No próximo artigo iremos tecer alguns comentários sobre a 2ª parte. Posteriormente iremos analisar os (54) itens, um por um. Se Deus nos permitir voltaremos outro dia. Bom dia BEIJA-FLORES. Bom dia leitores. E boa leitura.  
Aracaju, terça-feira, 11 de agosto de 2015.
Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE nº 573.

(1) Aves de rapina - Definição - As aves de rapina ("rapina" = raptar, aves que raptam) é um termo utilizado para caracterizar as aves carnívoras que apresentam determinadas adaptações para a caça ativa. No geral elas possuem o bico curvo e afiado, garras poderosas e fortes, além de uma excelente visão e audição. Pertencem ao grupo as águias, gaviões, falcões, corujas, abutres e urubus (ordens: Accipitriformes, Falconiformes, Cathartiformes – e Strigiformes).


          Fonte: (1) – Wikipédia.
jorge martins
Enviado por jorge martins em 11/08/2015


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras