Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE do CONHECIMENTO e o CONHECIMENTO da LIBERDDADE... Afinal, quem foi o Médico Roberto Freire? (4ª parte).

ROBERTO FREIRE

Médico*, Intelectual, Revolucionário, Libertário.

4ª parte

      Na parte anterior (3ª parte) falei sobre três poderes: Poder Judiciário, Poder Executivo e Poder Legislativo, que devem viver harmoniosamente. No entanto não podemos nos esquecer do Poder Militar e do Poder Econômico. No plano terreno ou terráqueo, são estes “CINCO PODERES” que mandam e desmandam no planeta terra. Para o bem ou para o mal. Entre os “CINCO PODERES” terrenos o mais poderoso é o PODER ECONÔMICO. Todavia, nós acreditamos num “SEXTO PODER”, o qual nós denominamos de PODER DIVINO ou PODER de DEUS. DEUS trabalha unicamente para fazer o BEM. Assim penso e assim continuo pensando.  
      Passamos a analisar resumidamente o que escrevemos na 2ª parte: 1º - Afirmamos que LIBERDADE é a 1ª palavra-chave de nossos textos. 2º - Afirmamos que CONHECIMENTO é a 2ª palavra-chave de nossos textos. 3º - Dissemos que pombos e beija-flores não tinham musculatura para uma tarefa mais pesada. 4º - Escrevemos: “Procurando o significado de DUAS PALAVRAS num palheiro”. Os leitores haverão de me perguntar quais são as DUAS PALAVRAS. Resposta: SOMA e SOMATERAPIA.
      O vocábulo SOMA aparece no meu dicionário cinco vezes. SOMA (1), SOMA (2), SOMA (3), SOMA (4) e SOMA (5). SOMA (1) – é ligado à matemática. SOMA (2) – nos apresenta a palavra IMORTALIZADORA. SOMA (3) – 1. Nos leva à BIOLOGIA, CÉLULAS GERMINAIS, INDEFINIDAMENTE e REPRODUÇÃO. 2. O CORPO, em OPOISÇÃO à PSIQUE. SOMA (4) – Nos conduz às coisas antigas, ou seja, às coisas antiquadas. Finalmente SOMA (5) é um elemento de composição.  
      Resumo do resumo: O SOMA (3) é a mais importante, e por isto vamos repetir. SOMA (3), substantivo masculino (do grego soma). BIOLOGIA. 1. Conjunto das CÉLULAS que desaparecem com o indivíduo, por oposição às CÉLULAS GERMINAIS ou germe, que continuam INDEFINIDAMENTE pela REPRODUÇÃO. 2. O CORPO, em oposição à PSIQUE. 4. Corpo do animal e da planta, com exceção do APARELHO REPRODUTOR.
     Resumo do resumo do resumo – No SOMA (3), surge o vocábulo BIOLOGIA. Biologia é o estudo da VIDA. Também aparece a palavra CÉLULAS. A palavra célula nos leva à citologia, que é exatamente o estudo das células. Ainda nos são apresentados os vocábulos germinais (CÉLULAS GERMINAIS) e REPRODUÇÃO, que nos leva à EMBRIOLOGIA, que é um ramo da BIOLOGIA que se relaciona com a EMBRIOGENIA em animais e plantas. Já a EMBRIOGENIA é um conjunto de processos pelos quais se formam e desenvolvem os embriões. Até aqui tudo bem, nenhuma novidade. Mas... 2. “O CORPO, em oposição à PSIQUE”, a coisa fica bem mais interessante. Paras os seres humanos especificamente, O CORPO é constituído de cabeça, tronco e membros. Em outras palavras: Cabeça, tronco (tórax e abdômen) e membros (braços e pernas). PSIQUE é um vocábulo ligado à PSICOLOGIA. E PSICOLOGIA é uma ciência que estuda o conjunto dos processos psíquicos conscientes e inconscientes. Em tem mais: PSIQUE está relacionada à alma, ao espírito e à mente. Os estudos da PSIQUE relacionados à mente nos leva aos estudos das manifestações dos centros nervosos. E os estudos dos centros centro nervosos nos conduz à NEUROLOGIA, à NEUROCIRUGIA, à NEUROCIÊNCIA, etc. Pigarreaaaaaaaando! MEDICINA “pura”.
      Resumo resumidíssimo – O vocábulo SOMA leva-nos ao CORPO, que faz oposição à PSIQUE, que nos liga à PSICOLOGIA, à PSICANÁLISE, à PSIQUIATRIA e à NEUROLOGIA. Queiramos ou não, médicos e psicólogos estão metidos nesta belíssima confusão.
      Resumo final: Porém está faltando uma palavra que consta na reportagem sobre o Médico Roberto Freire. SOMATERAPIA!
      Escrevi uma curta carta para os meus 100 BEIJA-FLORES “cientistas” com os dizeres: “SOMATERAPIA. Assunto Urgente. Hoje à tarde”. Lembrando aos leitores que é pela manhã que os BEIJA-FLORES trabalham mais com as flores. Todos compareceram às 15 horas e a reunião se prolongou até às 16 horas. Finalmente eles disseram: “OÃÇULOS RADUTSE ROSSEFORP RARTNONCNE A ÁREVED OCIDÉM ÁL O E RASIUQSEP OIRÁNOICID”. Logo após, os BEIJA-FLORES voaram livremente e alegremente para os seus lares. Fiquei contente e reflexivo. Como estava cem cigarros mandei comprar de uma só vez, oito maços de cigarros marca HOLLYWOOD. Realmente tenho muito que aprender. A criptografia dos BEIJA-FLORES fica para depois.
      
Na 1ª parte da biografia do Médico Roberto Freire consta (54) itens entre parênteses. Começarei exatamente pelo começo, ou seja, pelo marco zero.  
    

Marco zero – Roberto Freire
      


Afinal, quem foi o médico Roberto Freire?






Escritor e Psicanalista Roberto Freire morre em São Paulo.
DA REDAÇÃO - ESTADAO.COM. BR
24 Maio 2008 | 16h 19

O corpo do criador da Somaterapia foi cremado nesta tarde; família não divulgou a causa da morte.


      O médico psiquiatra, psicanalista e escritor Roberto Freire, de 81 anos, morreu  na  noite de sexta-feira, 23. Ele ficou conhecido na década de 1970 por criar, com base nos estudos de Wilhelm Reich, a Somaterapia, método revolucionário de psicanálise que busca a saúde e a harmonia emocional. Freire estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A causa da morte do psicanalista não foi divulgada, a pedido de sua família. O corpo do escritor foi cremado por volta do meio-dia deste sábado, 24, no Crematório da Vila Alpina, na capital paulista. Freire se considerava um anarquista, referencial ético em que baseava a Somaterapia, uma terapia corporal e em grupo, baseada nas pesquisas de Reich.  Defendia a sexualidade, o prazer e a liberdade. Para ele, o racional e o lógico não eram suficientes para se entender a vida social e seu impacto sobre a individualidade. Freire escreveu mais de 20 livros, vivendo seu auge de sucesso nos anos 70 e 80. Um de seus maiores best sellers foi Cléo e Daniel,  publicado em 1966 e que teve por muitos anos uma grande repercussão entre jovens. O livro ganhou uma adaptação para o cinema com Sônia Braga, Myriam Muniz e John Herbert. Freire escreveu ainda Sem Tesão Não Há Solução, de 1987, talvez um de seus livros mais importantes e que defende a liberação de repressões sociais e políticas por meio do sexo. Vendeu mais de 200 mil exemplares. Outros sucessos do escritor: “Coiote”, “Ame e Dê Vexame” e “Sem Entrada e Sem Mais Nada”. Além de escrever romances e livros de ensaios, Freire integrou a equipe de roteiristas de séries de televisão como “Malu Mulher” e a primeira edição de “A Grande Família”, ambos na Rede Globo. Ainda na Rede Globo, Freire teve um quadro de sucesso no programa “TV Mulher”, que ficou no ar de 1980 a 1986,  com participação também da atriz Regina Duarte. Revelou Marília Gabriela como apresentadora, Marta Suplicy como sexóloga, e Clodovil Hernandez tinha um quadro como estilista, entre outros participantes. Em 1992 foi criado um grupo de pesquisa e ação da Soma, terapia anarquista que nasceu para combater a ideia então vigente na sociedade de controle e redução do prazer, o que a longo prazo, segundo Freire, origina as neuroses. Este grupo de somaterapeutas, chamado de Coletivo Brancaleone, foi supervisionado desde então pelo próprio psicanalista. Freire se definia como "militante do tesão".


Roberto Freire (psiquiatra).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nascimento: 18 de janeiro de 1927 – São Paulo.
Morte: 23 de maio de 2008 (81 anos) – São Paulo.
Nacionalidade: Brasileiro.
Ocupação: Médico, Psiquiatra e Escritor.
Principais Trabalhos: “Sem Tesão Não Há Solução”, “Ame e Dê Vexame”, Cléo e Daniel.
Movimento Literário: SOMATERAPIA.


      Joaquim Roberto Corrêa Freire (São Paulo, 18 de janeiro de 1927 — São Paulo, 23 de maio de 2008)1 foi um médico psiquiatra e escritor brasileiro, conhecido por ser o criador de uma nova e heterodoxa técnica terapêutica denominada Soma (somaterapia), baseada no anarquismo e nas ideias de Wilhelm Reich. Foi também diretor de cinema e teatro, autor de telenovela, letrista e PESQUISADOR CIENTÍFICO.

Obras literárias.


      Entre suas obras literárias mais importantes, figuram Cléo e Daniel (história que foi levada ao cinema, com Myriam Muniz, Sônia Braga e John Herbert, entre outros), “Sem entrada e sem mais nada”, “Coiote” e os ensaios “Utopia e Paixão”, “Sem Tesão Não Há Solução” e “Ame e Dê Vexame”. Escreveu também contos eróticos, literatura policial e infantil. Em 2003, lançou a autobiografia “Eu é um outro”.


Televisão.


      Na televisão, teve quadros em programas como “TV Mulher” e escreveu os primeiros capítulos da fracassada telenovela “O Amor é Nosso”, exibida em 1981, com Wilson Aguiar Filho. Posteriormente, ambos seriam substituídos por Walter Negrão. Também escreveu para os programas “A Grande Família” e “TV Mulher”.
Somaterapia.

      Roberto Freire foi o criador da somaterapia, terapia corporal baseada nas teorias psicanalíticas do austríaco Wilhelm Reich e de conceitos anarquistas. Freire se apresentava como "anarquista, escritor e terapeuta". Sua principal criação, a Somaterapia, vem sendo desenvolvida e praticada no Brasil e na Europa pelo Coletivo Anarquista Brancaleone.


• Bibliografia de Roberto Freire
• Folha Online



"https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Roberto_Freire_(psiquiatra)&oldid=42578083"


Categorias:
• Nascidos em 1927
• Mortos em 2008
• Naturais de São Paulo (cidade)
• Anarquistas do Brasil
• Psiquiatras do Brasil
• Romancistas do Brasil
• Ensaístas do Brasil
• Autores de telenovela do Brasil
• Libertários.


      Observação do escriba: Para a Wikipédia a SOMATERAPIA é um Movimento Literário. Não é só curioso. É curiosíssimo.
      Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, quarta-feira, 12 de agosto de 2015.
Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE nº 573.

      Fontes: (1) – Revista Caros Amigos. (2) – Jornal O Estado de São Paulo. (3) – Dra. Wikipédia.


r
jorge martins
Enviado por jorge martins em 12/08/2015


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras