Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... "Televisão é uma máquina de fazer doidos". (Stanislaw Ponte Preta).

Auto-Hemoterapia, Dr. Fleming e os antibióticos...
11º Artigo Extra (XI)
A LIBERDADE de fumar...
50ª parte
    

     Cinema PÁLACE – (continuação) – “Assim Caminha a Humanidade” ou “O Gigante” - É um filme norte-americano de 1956, do gênero drama, dirigido por George Stevens (a) e que ganhou o Oscar de melhor diretor. O roteiro do filme é baseado em um romance de Edna Ferber (b). “Assim Caminha a Humanidade” marca a derradeira atuação de James Dean (c) no cinema. Ele morreu antes mesmo de ver o filme concluído. O filme foi considerado pela revista Time o mais contundente legado contra a intolerância racial.
     Elenco principal: Elizabeth Taylor (d) no papel de Leslie Benedict, Rock Hudson (e) no papel de Jordan Benedict Jr. (Bick), James Dean no papel de Jett Rink, Carroll Baker (f) no papel de Luz Benedict II, Dennis Hopper (g) no papel de Jordan Benedict III.
     Sinopse – O filme conta a história de Leslie, Bick e Jett. Bick conheceu Leslie quando foi à casa do pai dela comprar um cavalo premiado e os dois se apaixonam. Eles se casam e vão para o Texas – terra de Bick – e lá constroem sua família, no rancho Reata. Ali perto mora Jett, que de certa forma é inimigo de Bick. A cada dia que passa os dois continuam se odiando, mesmo quando Jett enriquece e se torna um magnata do petróleo.
     O filme aborda claramente a intolerância racial e é um épico imbatível que explora o assunto e defende o fim do racismo.
     Curiosidades – O personagem Jett Rink foi inspirado na vida de Glenn McCarthy (h) (1908-1988), imigrante irlandês que se tornou um dos principais petroleiros no Texas. Antes de Elizabeth Taylor, o papel de Leslie foi oferecido à Grace Kelly (i). a) - George Stevens – (1904-1975) – Diretor, produtor e roteirista norte-americano. Com 17 anos empregou-se em Hollywood como assistente de câmara, não demorando a ser promovido a cameraman principal.
     Em 1930, estreou-se como realizador, rodando dois curtas-metragens simultâneos: “Ladies Last” e “The Kickoff”. O seu primeiro filme de sucesso foi “Alice Adams” (“Sonhos Dourados”) de 1935, cuja personagem principal era interpretada por Katharine Hepburn. O filme “Woman of the Year” (“A Primeira Dama”), de 1942, foi o primeiro do futuro casal Spencer Tracy e Katharine Hepburn. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi operador de câmara do exército norte-americano, tendo filmado momentos cruciais como o desembarque do exército aliado nas praias da Normandia e a libertação dos prisioneiros judeus do campo de concentração de Dachau.
     A sua obra-prima, foi a saga “Giant” (“O Gigante”/”Assim Caminha a Humanidade”), de (1956), que retrata o confronto entre um barão de gado (Rock Hudson) e um milionário do petróleo (James Dean). George Stevens como diretor participou de 52 filmes, como roteirista de 16 filmes e como produtor de 13 filmes. b) – Edna Ferber – (1885-1968) – Foi uma escritora norte-americana que se dedicou ao romance, ao conto e a dramaturgia. O livro “Giant” (“Assim Caminha a Humanidade”) foi publicado em 1952.
     Ao todo, Edna Ferber publicou 33 obras, deu origem a três musicais e no cinema e na TV deu origem a 40 filmes e/ou peças. c) – James Dean – (1931-1955) – Ator norte-americano nascido em Marion, Indiana, e que faleceu em Cholame, Califórnia. Seu nome completo era James Byron Dean, sendo filho único. O seu nome foi uma homenagem da mãe ao poeta inglês Lord Byron. Aos oito anos tocava violino e fazia aulas de sapateado. Aos 17 anos ganhou sua primeira moto. Aos 18 anos ganhou um Chevrolet de segunda mão.  
     Fora dos sets de filmagem era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si. Durante as gravações de “Assim Caminha a Humanidade” (1956), James Dean circulava com uma loura exuberante, Ursula Andress, que se tornaria a primeira “Bond Girl”. Filmes mais destacados: “Vidas Amargas”, (1955), “Juventude Transviada”, (1955) e “Assim Caminha a Humanidade” (1956).
     Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas. Mais um que a indústria automobilística assassina. Morreu com apenas 24 anos. Sua filmografia totaliza apenas sete filmes. (d) – Elizabeth Taylor – Elizabeth Rosemond “Liz” Taylor - (1932-2011) – Foi uma premiada atriz anglo-americana, nascida em Londres (Inglaterra) e que faleceu em Los Angeles (EUA). Começou a revelar seu talento participando de filmes infanto-juvenis, como na estreia em 1943, num pequeno papel da série “Lassie”. Na década de 50 filmaria “Um Lugar ao Sol”, com o ator Montgomery Clift, “Assim Caminha a Humanidade” com o ator Rock Hudson e “A Última Vez Que Vi Paris”, ao lado de Van Johnson e Donna Reed.
     Liz, como foi mais conhecida, foi reverenciada como uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos. Foi a diva eterna dos anos de ouro do cinema norte-americano. Seus olhos possuíam uma cor rara, azul-violeta. Elizabeth era uma compulsiva colecionadora de joias, era muito vaidosa, adorava o brilho de brincos, colares, anéis e pulseiras, além de amar maquiagens, sapatos de grife, bolsas da moda e vestidos caros. Certa vez, o amigo, o mágico David Copperfield, convidou-a para uma das apresentações e fez sumir das mãos um dos anéis favoritos. Liz, simpaticamente, e aos gritos, divertiu a plateia manifestando um momento de desespero ao ver o anel sumir.
     Liz ficou famosa também pelos numerosos casamentos: oito ao todo. O mais famoso casamento foi com o ator britânico Richard Burton, seu 5º marido, notório pelo alcoolismo, com quem se casou duas vezes. Liz teve três filhos biológicos e um adotivo. Seu 8º casamento foi com o caminhoneiro Larry Fortensky. Casaram-se no Rancho Neverland, em 1991, propriedade de seu amigo Michael Jackson.
     Liz foi a melhor amiga do “Rei do Pop” Michael Jackson, que participou de perto e a ajudou em seus casamentos e sofrimentos. Michael Jackson dedicou-lhe vários de seus trabalhos, inclusive as canções “Liberian Girl” e “Elizabeth, I Love You”. Na juventude, Elizabeth também teve problemas com o vício em álcool e drogas, mas conseguiu se libertar e prosseguir na carreira. Foi pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, levantando fundos para as campanhas contra a AIDS a partir dos anos 80.
     Alguns dos principais filmes dos quais participou: “Um lugar ao Sol”, “Assim Caminha a Humanidade”, (1956) “A Última Vez Que Vi Paris”, “O Príncipe Encantado” (1948), “Cleópatra”, (1963), “Quem tem medo de Virgínia Woolf?”, (1966). “Os Farsantes”, “A Megera Domada”, “Disque Butterfield 8” (1960). Ao todo, Elizabeth Taylor participou de 51 filmes. (e) – Rock Hudson – Nascido Roy Harold Scherer Jr. (1925-1985) – Foi um ator norte-americano. Apesar de ter sido amplamente conhecido como um galã nos anos 1950 e 1960, muitas vezes estralando comédias românticas ao lado de Doris Day, Rock Hudson também é conhecido por papéis dramáticos em filmes como “Sublime Obsessão” (1954) e “Assim Caminha a Humanidade” (1956).
     Nos últimos anos, ele encontrou sucesso na televisão, estrelando a popular série de mistério “Os Detetives” e a novela “Dinastia”. Depois de terminar o colegial, ele serviu nas Filipinas como mecânico de aviões para a Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Hudson dez sua estreia com um pequeno papel no filme da Warner Bros, “Sangue, Suor e Lágrimas” em 1948. Em 1953, ele apareceu em um comercial dos cigarros Camel, o qual o mostrava no set do filme Seminole. Na vida real Rock Hudson bebia e fumava excessivamente, e assim continuou praticamente até o final de sua vida.  
     Entre filmes e trabalhos na televisão, Rock Hudson participou de 82 peças cênicas. Principais filmes: “Sangue, Suor e Lágrimas” (1948), “Winchester ‘ 73” (1950), “Coração Selvagem” (1951), “Seminole” (1953), “Sublime Obsessão" (1954), “Tudo o Que o Céu Permite” (1955), “Assim Caminha a Humanidade” (1956), “Almas Maculadas” (1957), “Confidências à Meia-Noite” (1959), “Quando Setembro Vier” (1961), “Volta, Meu Amor” (1961), “Labirinto de Paixões” (1962), “O Esporte Favorito do Homem” (1964), “Não Me Mandem Flores” (1964), “Amor à Italiana” (1965), “Tobruk” (1967), “Estação Polar Zebra” (1968), “Jamais Foram Vencidos” (1969), “Lili, Minha Adorável Espiã” (1970), “Avalanche” (1978), “O Embaixador” (1984), etc. Na televisão merecem destaque: “Os Detetives” (1971-1977) e “Dinastia” (1984-1985). f) Carroll Baker – Nasceu em Johnstown, Pensilvânia em 28 de maio de 1931. Participou de comerciais de TV e em algumas peças na Broadway.
     Ela estudou no Actrors Studio e se casou com o diretor Jack Garfein, com quem teve uma filha, Blanche Baker. A Warner Brothers, imaginando que ela poderia tornar-se numa futura Marilyn Monroe, lança-a no filme “Assim Caminha a Humanidade”, (1956). Mudou-se para a Itália e participou de filmes na Espanha, Alemanha, Inglaterra e México. Depois voltou a fazer filmes nos EUA e casou-se com Donald Burton em 1982. Ao todo participou de 55 películas. (g) – Dennis Hopper – (1936-2010). O seu nome completo é Dennis Lee Hopper. Foi um ator e cineasta norte-americano.
     Ficou famoso mundialmente ao dirigir e estrelar ao lado de Peter Fonda, o filme Sem Destino (1969). Dennis Hopper interpretou um foto jornalista no longa “Apocalipse Now” (1979), assinado por Francis Ford Coppola. Ao lado do amigo e mentor James Dean apareceu na década de 1950, nos dramas “Juventude Transviada” e “Assim Caminha a Humanidade” (1956). Ao todo teve a participação em 160 peças cinematográficas. (h) – Glenn McCarthy – Glen Herbert McCarthy (1907-1988), foi um magnata do petróleo americano.
     Os meios de comunicação muitas vezes se referiram a ele como “Diamond Glenn” e o “Rei dos Wildcatters”. Glenn McCarthy fundou o Hotel Shamrock em Houston, que ganhou fama nacional e inspirou o personagem fictício Jett Rink de Edna Ferber.
     Entre 1931 e 1942 ele descobriu petróleo 38 vezes. Ele possuía muitas empresas em vários setores da economia. Muitas celebridades de Hollywood eram convidadas para se hospedarem em seu hotel, gratuitamente. (i) – Grace Kelly – Grace Patrícia Kelly (1929-1982) – Nasceu na Filadélfia (EUA) e morreu em Monte Carlo (Mônaco). Foi uma premiada atriz norte-americana.
     Grace Kelly é considerada a décima terceira lenda do cinema mundial, de acordo com o Instituto Americano do Cinema. Como atriz durante seis anos de carreira, estrelou em onze filmes, entre eles “Amar é Sofrer”, pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz e o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático. Além de atriz e aristocrata, Grace Kelly também foi uma filantropa e ajudava especialmente pessoas que desejavam seguir a carreira artística. Também teve atuação no teatro e na televisão.
     Filmografia: “Quatorze Horas” (1951), “Matar ou Morrer” (1952), “Mogambo” (1953), “Disque M Para Morrer” (1954), “Janela Indiscreta” (1954), “Amar é Sofrer” (1954), “Tentação Verde” (1954), “As Pontes de Toko-Ri” (1954), “Ladrão de Casaca” (1955), “O Cisne” (1956) e “Alta Sociedade” (1956).
     No ano de 1955, Grace Kelly conheceu Rainier Louis, após concordar em ser fotografada com o príncipe, durante o Festival de Cannes. Encontraram-se uma segunda vez, durante um jantar promovido pelo príncipe em sua casa real. Na ocasião, o príncipe Rainier pedira Kelly em noivado e esta aceitara. Em 18 de abril de 1956 os dois casaram-se no civil e no dia seguinte aconteceu o casamento religioso. Grace e Rainier tiveram três filhos: Carolina Margarida Grimaldi, Albert Alexandre Louis Pierre e Stéphanie Marie Elisabeth Grimaldi.
     Em 14 de setembro de 1982, Grace Kelly morreu em um acidente automobilístico em Monte Carlo, Mônaco. Mais uma atriz assassinada pela indústria automobilística. Grace foi sepultada na Catedral de São Nicolau, em Mônaco. Títulos Nobiliárquicos e Tratamentos – 1929 – 1956: A Srta. Grace Kelly. 1956 – 1982: Sua Alteza Sereníssima, A Princesa de Mônaco.  

     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.
     Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.
Aracaju, 15 de março de 2015.
Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.
  
     Fontes: (1) – Dra. Internet. (2) – Dr. Google. (3) – Dra. Wikipédia. (4) – Pesquisas e memórias do escriba.


jorge martins
Enviado por jorge martins em 20/10/2015


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras