Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... "O IMPOSSÍVEL é questão de TEMPO". (Alberto Saltiel).
AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

10º Artigo Extra (X)

“Os dignos enfrentam adversários de pé, os traiçoeiros pisoteiam cadáveres”. (*).

“Os abutres estão mostrando as suas garras asquerosas”. (**).


26ª parte.




     FUNDAÇÃO DA SAÚDE, ERRO OU BANDALHEIRA MESMO? Clóvis Barbosa é jurista, e no cargo de conselheiro do TRIBUNAL DE CONTAS, tem usado seus conhecimentos para flagrar irregularidades que agridem mais a lei do que a simples racionalidade administrativa. Assim, para ele, no minucioso relatório que elaborou sobre a malsinada Fundação, existiriam ilegalidades capituladas no Código Penal a merecer atenção do TRIBUNAL DE CONTAS, cujo plenário aprovou a sugestão por unanimidade. A decisão fortalece a posição do governador Jackson Barreto, que mudou o comando da Fundação logo que assumiu o governo, determinando rigoroso acompanhamento do rastro dos recursos ali consumidos avidamente. O que aconteceu será clamoroso erro, ou inimaginável bandalheira. Déda, homem íntegro, político exemplar, se vivo fosse estaria triste, indignado, e aplaudindo o que fazem Clóvis, o TC e Jackson. (1).    
     Fundação Hospitalar recebe notificação do Tribunal de Contas do Estado - A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) já foi notificada sobre a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que estabelece prazo de 90 dias para regularização dos quadros funcionais e o fim da acumulação ilegal de cargos. De acordo com informações da assessoria de imprensa, a procuradoria jurídica está analisando a decisão do TCE e a diretoria da FHS só se manifestará após esta análise. (2).    
     LEITORES DO CINFORM - O PODER DE MARIA - Comentam-se tanto das compras de votos às vésperas da eleição. Não leio uma análise com essa variável. Fingimo-nos todos de cegos? Inocentes úteis? É que o comum em todas as análises feitas por especialistas é a desconsideração da realidade da compra e venda de votos. Estamos na Finlândia e não me disseram nada? Para mim, a votação que Maria teve foi a esperada. JÁ A DE ROGÉRIO DEVE TER SIDO GRAÇAS AOS TRADICIONAIS MÉTODOS POLÍTICOS ELEITORAIS. - Antônio Morais – POLICIAL. Hoje me orgulhei de ter votado nela. Como criadora do Pró-Mulher e Pró-Família, estava ela no Santa Maria, guerreira, acompanhando as mulheres de perto. - Gisleide Mangueira - Comerciária. (3).    
     Quem vai pagar a conta? - Os Ministérios Públicos, Federal (MPF) e Estadual (MPE), além do Tribunal de Contas do Estado (TCE) devem se posicionar e punir com o rigor da lei, o (s) (ir) responsável (eis) por largar em meio a entulhos um mamógrafo, uma esteira que deveria ser utilizada para a realização de teste ergométrico e vários outros equipamentos que poderiam estar servindo à comunidade, sobretudo, carente e que depende do serviço público de saúde. O fato foi descoberto pelo atual secretário de saúde do município de Aracaju, Luciano Paz, em suas andanças e buscas nas unidades de saúde da capital. O mamógrafo, por exemplo, foi adquirido em 2004 - quando Marcelo Déda (já falecido) era prefeito e o atual deputado federal era secretário municipal de Saúde - e desde então, nunca foi usado, ou melhor, nunca foi notado por todos os demais secretários que passaram na pasta. O equipamento foi encontrado, no lixo, inclusive com a nota fiscal de compra, encaminhado à fábrica, em São Paulo, e passará por uma manutenção que custará aos cofres públicos R$ 40 mil. (4).
     SEM CULPA 1 - O vereador Emmanuel Nascimento (PT) mais uma vez saiu em defesa do deputado federal Carvalho Santos (PT), que esta semana foi acusado de, quando secretário de Saúde de Aracaju, ter comprado diversos equipamentos médicos, incluindo um mamógrafo, e ter abandonado tudo em um depósito. O mamógrafo inclusive estaria quebrado e foi localizado pelo atual secretário de Saúde.
     SEM CULPA 2 - Emmanuel disse que Carvalho não foi o responsável pela compra e esclareceu que um servidor que causou a quebra do equipamento chegou a ser punido. "Não é possível que a essa altura ainda queiram colocar a culpa de tudo em Dr. Carvalho Santos”. Ele saiu da secretaria há mais de oito anos e continuam colocando a culpa de todos os problemas nele.
     “Isso é uma atitude que visa politizar o caso, gerando polêmica, para afastar a responsabilidade do atual gestor”, disse Emmanuel. (5).  
     EXONERAÇÕES - O deputado estadual Gilmar Carvalho (SDD) divulgou ontem, em seu programa de rádio, uma relação de 21 pessoas que seriam ligadas ao presidente estadual do PT, o deputado federal Carvalho Santos, e que teriam sido exoneradas pelo governador Jackson Barreto (PMDB). Os afastamentos foram assinados no último dia 14, segundo o parlamentar. (6).      
     SILÊNCIO - Na semana passada, o radialista Gilmar Carvalho anunciou duas listas de supostas exonerações de pessoas ligadas ao deputado federal Carvalho Santos (PT) do governo estadual. A Secretaria de Comunicação chegou a emitir uma nota negando o teor político das demissões. Mas o que chamou a atenção foi o silêncio de Carvalho, que não apareceu para falar do assunto. (7).      
     Deputado quer candidatura própria do PT em Aracaju - 2016 - João Daniel defende candidatura de Carvalho - O deputado estadual João Daniel (PT), eleito deputado federal, defende que o PT tenha candidatura própria a prefeito de Aracaju, nas eleições de 2016. E não esconde sua predileção pelo nome do presidente estadual da legenda, o deputado federal Carvalho Santos (PT), para disputar o cargo. (8).    
     Valadares: "Prioridade do PSB é manter a aliança de 2014" - Senador defende que partido dispute PMA mantendo o bloco atual - O senador Antônio Carlos Valadares, liderança maior do PSB, defendeu que seu partido volte a ter candidato a prefeito de Aracaju no pleito de 2016. "Eu acho que o PSB deve ter candidato a prefeito, como teve há dois anos. No tempo adequado o PSB terá que tomar uma posição e nesse período trabalhar para fazer jus a essa posição de uma candidatura própria à Prefeitura de Aracaju", disse.
     Sobre o convite feito pelo vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), para que ele se integre ao bloco da oposição, Valadares agradeceu, mas disse que ainda é cedo para discutir uma aliança para 2016. "Quero agradecer de público. É um amigo de muitos anos", disse. (9).
     Observação do escriba: O que muitos eleitores aracajuanos desejam e esperam do Senador, é que ele e seu partido não se juntem ao “Abutre de garras asquerosas”.  
     A divisão do PT - As correntes internas do PT fizeram reuniões separadas para avaliar o quadro político atual. No sábado, 22, Zé Eduardo Dutra comandou a reunião da CNB e fez avaliações catastróficas. Mesmo assim decidiu que os nomes dos deputados derrotados Márcio Macêdo e Conceição Vieira serão apresentados ao governador Jackson Barreto.
     Na quinta-feira, 27, o presidente estadual do PT, Carvalho Santos “O abutre de garras asquerosas”, reuniu o restante do partido, atribuiu a CNB a sua derrota para o Senado, e definiu que caberá ao comando do partido qualquer interlocução com JB sobre cargos no novo governo. Dr. Carvalho Santos acha que apesar da derrota, o seu grupo interno cresceu, já que elegeu João Daniel para a Câmara Federal e manteve Ana Lúcia e Francisco Gualberto na Assembleia. Será uma polêmica sem fim. (10).  
     CARVALHO SANTOS: "Executiva do PT terá que aprovar indicações" - Nomes do PT para compor secretariado terão que ser aprovados internamente. O deputado federal CARVALHO SANTOS, presidente estadual do PT, afirmou ontem que qualquer indicação de nomes do partido para compor o secretariado do novo governo de Jackson Barreto (PMDB) terá que passar OBRIGATORIAMENTE, pela executiva estadual da legenda. Só com a aprovação da direção do partido é que os nomes serão apresentados ao governador. Neste sentido, ele rechaçou qualquer indicação "automática" de nomes como o da ex-primeira-dama Eliane Aquino e dos deputados Conceição Vieira e Márcio Macêdo, que não alcançaram a reeleição, sem ter o aval do comando do PT.  
     (...) Sobre uma suposta indicação feita pelo ex-senador José Eduardo Dutra (PT), que pediu ao governador que Conceição Vieira e Márcio Macêdo integrem o governo sem passar pela direção do PT, Carvalho reiterou o discurso; "A participação do partido deverá ser objeto de discussão nas instâncias partidárias independentemente do que as pessoas achem ou queiram". (11).
     Observações do escriba: 1ª – O traiçoeiro pisoteador de cadáveres, o abutre de garras asquerosas, o procurado pela JUSTIÇA, continua implacavelmente a perseguir a ex-primeira Eliane Aquino. Dizem que ele é presidente do PT (Partido dos Trambiqueiros). Na verdade ele se julga dono do PT. Fascismo puro!      
     MAIS MÉDICOS ATENDE EM 48 MUNICÍPIOS SERGIPANOS - O Estado de Sergipe vai fechar o ano de 2014 com a assistência do programa federal MAIS MÉDICOS dentro da previsão apresentada em dezembro do ano passado. Com 151 médicos atuando em 48 municípios, sendo 119 deles oriundos de Cuba.
     Em junho deste ano o ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve em Aracaju para participar de eventos relacionados à saúde pública. Para o deputado federal Dr. Carvalho Santos, incentivador do programa, o Sistema Único de Saúde (SUS) apresentou melhorias depois que a presidente Dilma Rousseff criou o programa. (12).
     Observação do escriba: O tal do Arthur Chioro (do PT) é aquele ex-ministro da Saúde, que foi demitido recentemente por telefone. O que se comenta por aqui é que ele veio para as festas juninas. É outro que merece ir para a PAPUDA.      
     Paciente é transferido para UTI após visita da OAB no HUSE - O paciente Antônio Marcos Farias, de 42 anos, que foi submetido a uma cirurgia no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) na sexta-feira (2) conseguiu vaga e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após uma visita da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que visitou o paciente, lamentou o descaso com a saúde pública e pediu atenção aos representantes do hospital. Rodrigo Vasco visitou o paciente e pediu providências. (13).      
     A SITUAÇÃO NA PETROBRÁS - O ex-senador José Eduardo Dutra tem revelado a amigos uma grande angústia com os escândalos revelados pela Operação "Lava Jato" nos negócios da Petrobras. Avalia que ninguém sabe aonde isso vai chegar e prevê uma grande sangria na empresa e no PT. Ex-presidente da Petrobras na primeira gestão do presidente Lula e atual Diretor de Assuntos Corporativos, Dutra não foi envolvido ou sequer citado em qualquer denúncia. (...) É inadmissível que em 12 anos de administração, dirigentes indicados pelos presidentes petistas não tenham sido informados do esquema. Zé Eduardo não mora em Sergipe, apesar de manter seu domicílio eleitoral no Estado. Ele é primeiro suplente do Senador Antônio Carlos Valadares e ainda tenta dar pitacos sobre a organização do PT sergipano. (14).    
     A FORÇA DA MINORIA - A Articulação de Esquerda, tendência do PT, liderada em Sergipe pela deputada estadual Ana Lúcia, possui 08 dos 44 votos do diretório estadual, mas é quem hoje dita as regras no partido. Professora e ex-presidente do SINTESE, Ana Lúcia defende PRIVILÉGIOS e VANTAGENS para a sua categoria. (15).    

LEITORES DO CINFORM.

     Dr. CARVALHO SANTOS – Lembro-me de ter questionado o então candidato ao Senado, se ele se sentia responsável por levar a Saúde estadual à falência com a criação da Fundação, além do crime cometido ao tirar o setor de ortopedia de uma cidade cortada pela BR, e com duas rodovias estaduais de grande fluxo, como acontece em Estância. ("Rogério Carvalho terá que devolver R$ 2.295.864,46 aos cofres públicos"). – DIOGO OLIVEIRA.  
     Nunca gostei desse sujeito que ERA O MAIOR MALANDRO JÁ NA FACULDADE. Conheço-o muito bem daquela época, lá nos anos 80. Já tinha cara e jeito de MEQUETREFE. - MARTHA SOUZA.
     E não foi ele mesmo quem jogou a culpa da Saúde estar uma m... apenas na classe médica? Acho é pouco. Eu quero é mais. Esse cara jamais poderia ser chamado de médico. - LILA FERRAZ.  
     Acho é pouco. TEM QUE SER PRESO – HUMBERTO MOURA NETO.
     ESSE VAGABUNDO DEVIA IR PARA A CADEIA – JÚLIO REIS.
     Para nossa sorte, não se elegeu. – ALISSON NASCIMENTO.
     Eu li direito? Carvalho vai dar mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos? – CHRISTIANO DANTAS.
     Que a JUSTIÇA seja feita. - ALLAN ARAÚJO.  
     Por isso que está rico. – ALEXANDRE BINDERLI.    
     Não se iludam. Ele vai ser premiado pelo Governo Federal. – VERA NUNES.
     Ele é o CORONEL DA SAÚDE em SERGIPE. Mesmo sem a Secretaria, continua mandando e usando para beneficiar seus aliados. Tem político que consegue tudo na Saúde com ele. Enquanto o povão... – IRANILSON PEREIRA LEAL. (16).
     Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia. Boa leitura e bom dia.

Aracaju, 06 de fevereiro de 2015.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE - 573


     Fontes: (1) - JORNAL DO DIA (de Aracaju), 09 de novembro de 2014, página 11, Por Luiz Eduardo Costa. (2) - Jornal A Notícia (de Sergipe), 10 de novembro de 2014, página 5. (3) - Semanário CINFORM (de Aracaju), 10 de novembro de 2014, caderno 01, página 2. (4) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 12 de novembro de 2014, caderno B, página 6, por Katia Santana. (5) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 15 de novembro de 2014, caderno A, página 2, coluna PERISCÓPIO. (6) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 20 de novembro de 2014, caderno A, página 2. (7) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 25 de novembro de 2014, caderno A, página 2. (8) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 26 de novembro de 2014, caderno A, página 3. (9) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 29 de novembro de 2014, caderno A, página 3. (10) - JORNAL DO DIA (de Aracaju), 30 de novembro de 2014, página 5. (11) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 06 de dezembro de 2014, caderno A, página 3.  (12) - JORNAL DO DIA (de Aracaju), 07 de dezembro de 2014, página 9, por Milton Alves Júnior. (13) - JORNAL A NOTÍCIA (de Aracaju), 12 de dezembro de 2015, página 2. (14) - JORNAL DO DIA (de Aracaju), 14 de dezembro de 2014, página 5. (15) - JORNAL DO DIA (de Aracaju), 14 de dezembro de 2014, página 5. (16) - Semanário CINFORM (de Aracaju), 15 de dezembro de 2014, caderno 01, página 2.


     P. S. – FALTA ALGUÉM NA PAPUDA.

jorge martins
Enviado por jorge martins em 17/11/2015


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras