Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... "Os ABUTRES estão mostrando as suas garras ASQUEROSAS". (Senador A. C. Valadares, no JORNAL DA CIDADE de Aracaju).


AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

10º Artigo Extra (X)


“Os dignos enfrentam adversários de pé, os traiçoeiros pisoteiam cadáveres”. (*).

“Os abutres estão mostrando as suas garras asquerosas”. (**).


28ª parte.





     MPF quer que Governo não renove com FHS - Ação na Justiça Federal contém que os cinco anos de atuação da Fundação foram danosos ao Estado. O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ingressou ação na Justiça Federal pedindo a não renovação do contrato entre a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e o Governo do Estado, já que o atual contrato de cinco anos será encerrado em fevereiro de 2015, pois, na tese defendida pelo MPF através do procurador da República dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockembach, os cincos anos de atuação da FHS foram danosos ao Estado, e principalmente, à população, que não teve decente e eficiente assistência à saúde, mesmo tendo sido repassados cerca de R$ 2,6 bilhões.
     Apesar de todo esse recurso, a má gestão, de acordo com o MPF/SE, gerou uma dívida de R$ 138 milhões com fornecedores e de passivo fiscal. (1).  
     INCLUSÃO SOCIAL - Eliane Aquino: "Meu foco é o povo". Com a permanência confirmada na Secretaria de Inclusão Social, Eliane (PT) fala do que espera para a área na gestão de JB: "Esse é um novo ciclo, mas posso garantir que vou continuar dando o meu melhor". O mistério chegou ao fim. Depois de muito se especular sobre o futuro de Eliane Aquino (PT) - inclusive com a possibilidade do retorno da ex-primeira-dama a Brasília -, na última sexta-feira, 09, o governador Jackson Barreto (PMDB) confirmou a permanência dela na Secretaria de Estado da Inclusão Social. (2).    
     FUNDAÇÃO 1 - A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) já tem nova direção. A equipe será composta por Hans Lobo, no cargo de Diretor Geral; Evandro Barreto, como Diretor Administrativo Financeiro; e Cláudio Santos, na Direção Operacional.
     INDICOU 1 - Hans Lobo é advogado e é ligado ao prefeito de Indiaroba e ao presidente do PT, Dr. Carvalho Santos. Aliás, a coluna recebeu a informação de que Hans foi indicação indireta de Rogério, resultado de uma conversa do presidente do PT com o secretário José Sobral (PMDB). Ou seja, Carvalho e o PT continuam fortes na Saúde.  
     INDICOU 2 - Parece haver um bom entendimento entre Carvalho e Zezinho Sobral, a ponto de muita gente especular que ambos já pensam em uma dobradinha para 2018. Apesar disso, em entrevistas concedidas à imprensa, Zezinho tem negado que tenha pretensões políticas, e afirma que seu foco será a gestão. (3).
     GALDINO diz que indicação de Eliane foi discutida no PT - Ex-secretária afirma que já é hora de acabar a "novela" sobre a filiação de Aquino. A ex-secretária da Cultura, Eloísa Galdino, que é membro da executiva estadual do PT, rechaça a ideia de que a indicação de Eliane Aquino para a titularidade da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (SEIDES) representa um espaço do partido no governo de Jackson Barreto (PMDB). Ela rebate assim, entrevista concedida pelo presidente estadual da legenda, Dr. Carvalho Santos, ao JORNAL DA CIDADE, em que ele afirma que a escolha de Eliane Aquino é da cota pessoal de JB.
     "O processo de discussão de espaço na SEIDES foi feito pelo grupo, numa articulação política da nossa tendência, que integra a mesma corrente dos deputados Conceição Vieira e Márcio Macêdo, além de Sílvio Santos e da própria Eliane Aquino”. Eloísa Galdino rebate também a afirmação do Dr. Carvalho Santos de que a filiação de Eliane Aquino ao PT apresente pendências. "Está na hora de colocar um ponto final nessa 'novela' sobre a filiação de Eliane Aquino”. (4).
     MÉTODO 1 - O deputado federal Márcio Macêdo (PT) disse à coluna que discorda do método utilizado pelo presidente do partido Dr. CARVALHO SANTOS, na discussão de indicações para compor o governo. Segundo Márcio, Carvalho não obedeceu ao método que ele mesmo teria determinado: dialogar com o partido para depois conversar com o governador. "Só que primeiro ele foi negociar com o governador", falou Márcio.
     MÉTODO 2 - "O problema foi o método usado por Dr. Carvalho Santos. Primeiro ele conversou com o governador e depois levou os nomes ao partido, para serem apreciados. Não temos nada contra os nomes que foram indicados, mas o método que o próprio Carvalho disse que usaria não foi utilizado", disse Márcio.
     Ele ainda negou outra afirmação de Rogério, de que Eliane Aquino não teria sido indicada pelo PT: "Foi indicação nossa sim. Além dos méritos pessoais dela, nossa corrente foi dialogar com o governador", falou Márcio. (5).
     SEM POLÊMICA - Dr. Carvalho Santos (PT) disse ontem que preferia não polemizar com o deputado federal Márcio Macêdo (PT), que o criticou pelo "método" usado nas indicações do PT para o Governo do Estado. "Não vou comentar as manifestações dele. O partido tem uma direção e tem que seguir o que a maioria define. É preciso respeitar as maiorias nas democracias", afirmou Carvalho. “Não vou entrar em polêmica".  (6).  
     Unidade Hospitalar assume erro na demora e já busca solução. HOSPITAL CIRURGIA - Idosa espera mais de seis meses por cirurgia. A realização de uma cirurgia, para a implantação de uma prótese ortopédica no joelho esquerdo é, a angustiada espera de Maria Madalena de Andrade, 81 anos, desde julho do ano passado.
     Após a remarcação para novembro, o procedimento cirúrgico mais uma vez não foi executado pela falta de vaga na UTI do Hospital de Cirurgia, condição necessária à paciente por conta da idade.
     "Primeiro, a cirurgia estava marcada para o dia 8 de julho. Mas como era feriado e também não tinha disponibilidade de UTI, foi remarcada para novembro”.
     Assim, no dia 03, voltamos ao hospital, minha mãe ficou internada e no dia seguinte, 04, recebeu alta, pois não havia vaga na UTI disponível. E até o momento não foi remarcada, e minha mãe está sofrendo muito com o avanço da artrose.
     E agora temos conhecimento de que no hospital consta como realizada a cirurgia, mas não foi. “Tenho o prontuário em minhas mãos", relata a filha da paciente, Valdice Maria de Andrade.
     FALHA NOS DADOS - Ainda na saga de fazer com que a mãe, Maria Madalena, efetue a cirurgia no joelho, a filha Valdice Maria se deparou com uma estranha situação: o registro no sistema do Hospital de Cirurgia, da realização do procedimento cirúrgico na paciente. (7).
     Se DEUS nos permitir voltaremos outros dia. Boa leitura e bom dia.  

Aracaju, 14 de fevereiro de 2015.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.




     Fontes: (1) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 10 de janeiro de 2015, caderno B, página 3, por Andréa Moura, da EQUIPE JC. (2) - Semanário CINFORM (de Aracaju), 12 de janeiro de 2015, caderno 01, página 13. (3) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 13 de janeiro de 2015, caderno A, página 2, coluna PERISCÓPIO. (4) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 13 de janeiro de 2015, caderno A, página 3. (5) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 14 de janeiro de 2015, caderno A, página 2, coluna PERISCÓPIO. (6) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 15 de janeiro de 2015, caderno A, página 2, coluna PERISCÓPIO. (7) - JORNAL DA CIDADE (de Aracaju), 16 de janeiro de 2015, caderno B, página 3.


     P. S. – FALTA ALGUÉM NA PAPUDA.
jorge martins
Enviado por jorge martins em 17/11/2015


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras