Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... (...). "O Que Significa Deísmo?" - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo - 6ª parte.










AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...


Artigo Extra.


Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.


6ª parte.  



    
     DEÍSMO – (latim DEUS, Dei + ismo) – Sistema dos que creem em DEUS, mas rejeitam a REVELAÇÃO. (página 540).            
    
Observações do escriba:


     1ª – Pôrra! Ler tanto, pesquisar tanto, trabalhar tanto, para encontrar no meu querido dicionário só isso?

     2ª – Estava pensando seriamente em queimar meu dicionário...

     3ª – Foi quando o telefone celular tocou exatamente às cinco horas e trinta minutos da manhã: - Olhei o visor e li: - BEIJA-FLOR ARCO-ÍRIS – Ligação a cobrar. Aguardei.

     4ª - Bom dia professor Jorge. Aqui em Genebra na Suíça está tudo bem. Já conseguimos o DINHEIRO para comprar os microscópios ópticos e eletrônicos.

     5ª - Indaguei: - E como vocês conseguiram o DINHEIRO emprestado? – Emprestado nada. Foi doado! - Como assim? – O governo daqui ficou gostando da gente e de sua causa. – O DINHEIRO foi doado a fundo perdido, porque SUPOSTAMENTE foi roubado do povo brasileiro.

     6ª – Ainda não entendi? – Professor o senhor precisa ler mais os jornais e assistir mais o noticiário – O DINHEIRO foi emprestado a fundo perdido, porque o DINHEIRO está perdido mesmo. DINHEIRO de contas secretas, ou seja, DINHEIRO roubado.

     7ª – Contas secretas? De quem? – De Paulo Maluf, Eduardo Cunha, OAS, Odebrecht, Dr. Alexandre Padilha, Aloísio Mercadante, Marta Suplicy, Delcídio Amaral, Mensalão, Petrolão, Pedaladas Fiscais, CBF, FIFA, Copa das Copas, Fórmula-1, Barba, Jararaca, Dr. Carvalho Santos, Anta, Capivara, Bode, Sarna, Sapo Barbudo, 39 Ministérios, 39 Partidos Políticos...

     8ª – E tem mais? – Tem! - 70 senadores, 400 deputados federais, 1500 deputados estaduais, 3500 prefeitos, 7000 vereadores, Lava-Jato, Lava-Pés, Petralhas, Trambiqueiros, Papuda, Papudos, Rapariga de Papudos, Cabarés, Puteiros, Doleiros, Pequenos Banqueiros, Outras Empreiteiras, Feijão com Arroz, Bolsa Família, Bolsa Cachaça, Esquerda Festiva, Esquerda Caviar, Minha Casa Minha Vida, Minha Casa Meu Voto, Pátria Educadora, Grevistas, Sindicalistas, MST, CUT...

     9ª – E ainda tem mais? – Professor, deixa pra lá. A lista tem entre 54 a 55 milhões de páginas. Em todas elas tem um carimbo: “SUPOSTOS Ladrões, - SUPOSTAMENTE filiados, amigos, simpatizantes, parentes ou raparigas do Partido dos Trabalhadores”...

     10ª – Caramba! – Sim mais o que você queria me falar mesmo. – É que DEUS me telefonou e pediu que você procurasse DEÍSMO na Wikipédia.

     11ª – Mas, ele deveria ter me telefonado – Eu sei, eu sei. - Acontece que nesta montanha de contas secretas da Suíça, ele está me ajudando a separar o Joio do Trigo... – O Professor sabe: - Ele é bondoso e perfeito!

     12ª – Entendo, entendo. Tudo bem! Justiça DIVINA não se discute. Cumpre-se. Mando beijo para as flores. Bola pra trás...            



DEÍSMO.


     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


     VOLTAIRE (1694-1778) filósofo francês, foi um DEÍSTA. Acreditava que para chegar a DEUS não se precisa ir à IGREJA, mas à RAZÃO.
     O DEÍSMO é uma posição filosófica NATURALISTA que acredita na criação do UNIVERSO por uma INTELIGÊNCIA SUPERIOR (que pode ser DEUS, ou não), através da RAZÃO, do LIVRE PENSAMENTO e da EXPERIÊNCIA PESSOAL, em vez dos elementos comuns das religiões TEÍSTAS como a REVELAÇÃO DIRETA, ou TRADIÇÃO.


     “Foto: Retrato de JOHN LOCKE, 1689, por Herman Verelst, National Portrait Gallery, em Londres. JOHN LOCKE outro defensor do DEÍSMO”.


     A existência de um CRIADOR ou ORGANIZADOR do UNIVERSO (comparável ao Demiurgo do filósofo grego PLATÃO), é a primeira causa da filosofia DEÍSTA.
     Em palavras mais simples: um DEÍSTA é aquele que está inclinado a afirmar a existência de um CRIADOR, mas não pratica nenhuma RELIGIÃO, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis NATURAIS e FÍSICAS.
     A interpretação de DEUS pode variar para cada DEÍSTA.
     DEÍSTAS, podem acreditar que as ideologias RELIGIOSAS devem tentar reconciliar e não contradizer a CIÊNCIA.  
     Assim, um dos princípios fundamentais desta posição é baseada na consolidação de que ALGO criou o UNIVERSO FÍSICO, mas não interfere nele de maneira evidente como sugerem as religiões TEÍSTAS.
     O DEÍSMO não acredita na existência de um DEUS PROVIDENCIALISTA.
     Também não tomam posição sobre o que é esse SER CRIADOR, e nem tem como princípio, encontrá-lo.
     O DEÍSMO nega REVELAÇÕES DIVINAS ao contrário do FIDEÍSMO encontrado em muitos ensinamentos do Cristianismo, Islamismo e Judaísmo, que afirma que a RELIGIÃO depende da REVELAÇÃO das ESCRITURAS ou o TESTEMUNHO de outras PESSOAS.
     Os DEÍSTAS tipicamente também REJEITAM eventos sobrenaturais, isso por que a RAZÃO não aceitaria tais ideias (milagres, profecias, etc.), não aceitando como uma VERDADE RACIONAL.
     Sobre as RELIGIÕES organizadas que usam REVELAÇÕES DIVINAS e LIVROS SAGRADOS, a maioria dos DEÍSTAS interpretam-nas como invenção de outros seres humanos, e não como fontes de autoridade, mas podem aceitá-las como inspiração MORAL e ÉTICA.
     Os DEÍSTAS dizem que o maior presente do UNIVERSO para a humanidade não é a RELIGIÃO, mas "A CAPACIDADE DE RACIOCINAR”.


     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.  

     Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quinta-feira, 31 de março de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.



     Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – página 540 – (I volume). (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.
jorge martins
Enviado por jorge martins em 31/03/2016


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras