Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEISMO e Teísmo". + (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS - 6ª parte). - 40ª parte.



AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.


Artigo Extra.


Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.



+ (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS – 6ª parte).



40ª parte.




     SEITA – (latim secta). 1. Antiquado. Qualquer escola filosófica, cujas doutrinas ou métodos divergiam dos seguidos geralmente. 2. Ramo dissidente de uma Igreja estabelecida, e, portanto considerado herético. 3. RELIGIÃO. Grupo dentro de uma comunhão RELIGIOSA principal, cujos aderentes seguem certos ensinamentos ou práticas iniciais. 4. Grupo de pessoas que seguem determinados princípios ou doutrinas, diversas dos geralmente aceitos no respectivo meio. 5. Teoria de algum professor célebre, seguida por muitos prosélitos. 6. Popular.  Bando, facção, partido. (página 1573).
     SEITOSO – (seita + oso). Desusado 1. Que segue uma seita. 2. Faccioso. 3. Traiçoeiro. (página 1573).    
     SINCRETISMO – (grego sugkretismos). 1. Filosofia. Sistema que combinava os princípios de diversos sistemas. 2. Amálgama de concepções heterogêneas; ecletismo. Gramática.  Fenômeno de uma forma linguística ou de uma desinência acumular várias funções. 4. Sociologia. Fusão de dois ou mais elementos culturais antagônicos num só elemento, continuando, porém perceptíveis alguns sinais de suas origens diversas. (página 1603).  
     SOBRENATURAL – (sobre + natural). 1. Que excede as forças da NATUREZA; fora do natural ou do comum; fora das leis naturais; extranatural. 2. Excessivo, extraordinário, muito grande. 3. Que não é conhecido senão pela FÉ. 4. Aquilo que é superior às forças da NATUREZA. 5. Aquilo que é muito extraordinário ou maravilhoso. Antônimos. 1. Vulgar. 2. Ordinário. (página 1613).  



Algumas observações aleatórias do escriba, obtidas através da tríade: Computador, Internet e Wikipédia.



SINCRETISMO. (1ª).


     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



     “Foto: Um exemplo de SINCRETISMO entre CANDOMBLÉ e CATOLICISMO é a LAVAGEM do BONFIM, que ocorre anualmente em Salvador, na Bahia, no Brasil”.


     SINCRETISMO é a reunião de doutrinas diferentes, embora com a manutenção de traços perceptíveis das doutrinas originais.  
     Possui, por vezes, um certo sentido pejorativo na questão da artificialidade da reunião de doutrinas teoricamente incongruentes entre si.
     Frequentemente, quando se fala em SINCRETISMO, se pensa no SINCRETISMO entre diferentes RELIGIÕES, no chamado SINCRETISMO RELIGIOSO.


ETIMOLOGIA.

    

     "SINCRETISMO" deriva do termo grego sygkretismós, "reunião de vários Estados da ilha de Creta contra o adversário comum", através do termo francês syncrètisme.


EXEMPLOS HISTÓRICOS de SINCRETISMO.



SINCRETISMO RELIGIOSO CATÓLICO.

    

     SINCRETISMO é a absorção de um sistema de CRENÇAS por outro. Isto ocorreu, por exemplo, quando o CRISTIANISMO absorveu e adaptou conceitos das RELIGIÕES da Europa, moldando-os de acordo com os interesses da IGREJA CATÓLICA numa tentativa de facilitar a propagação da RELIGIÃO cristã no continente europeu.
     Um exemplo é a Festa Cristã do Natal, originalmente uma Festa Pagã que celebrava o Solstício de Inverno e o nascimento anual do DEUS Sol, mas que a IGREJA CATÓLICA transformou na atual celebração do nascimento de Jesus Cristo.


SINCRETISMO na América Latina.


     Nas RELIGIÕES afro-latino-americanas, cada ORIXÁ corresponde a um Santo Católico, mas, de fato, não se trata de um amálgama.
     As figuras não se confundem. Muitos dos Santos Católicos são cultuados também no CANDOMBLÉ e em outras RELIGIÕES afro-latino-americanas.
     Na época da escravidão na América Latina, os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os seus senhores.
     Invocavam os seus DEUSES AFRICANOS sob a forma dos Santos Católicos: OXÓSSI na forma de São Sebastião, OGUM como SÃO JORGE, OXALÁ como Jesus Cristo, IBEJIS como Cosme e Damião, IANSÃ como Santa Bárbara, os FIOS de CONTAS como Nossa Senhora do Rosário, entre outros.
     Também adaptaram alguns rituais africanos à tradição cristã.
     Por exemplo, a incorporação da LAVAGEM do BONFIM à cerimônia das ÁGUAS de OXALÁ.
   Podiam, assim, manifestar publicamente, ainda que de forma dissimulada, sua religiosidade africana.
     O SINCRETISMO RELIGIOSO afro-brasileiro já foi retratado em várias obras da literatura, música, teatro e artes plásticas brasileiras.
     Letristas como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Jorge Ben Jor retrataram o tema em diversas canções, enquanto Dias Gomes levou-o para o teatro com a peça “O Pagador de Promessas”, que, mais tarde, foi levada para o cinema, conquistando uma Palma de Ouro no Festival de Cannes e uma indicação ao prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro.


Categorias:
• Conceitos religiosos.
• Ecumenismo e diálogo inter-religioso.




YAHOO. (2ª).



     O amigo Luiz já respondeu, e eu quero acrescentar que a IGREJA CATÓLICA, ao ver o crescimento da linha PROTESTANTE, sentiu-se intimidada por estar perdendo muitos dos seus adeptos, então resolveu fazer a CARISMÁTICA, assemelhada ao PROTESTANTISMO em alguns pontos.
     E daí partiu para um novo sistema de pregação, com cantores, grandes padres-shows (vide Padre Reginaldo, Marcelo Rossi, Antonio Maria, etc.).
     E também associar-se em amizades e conluios (união) com algumas denominações mais abertas.
     Cada uma luta como pode para se manter no topo. Enquanto isso o povo fica assim como um zumbi... Vai prá lá, vai prá cá... Ou vem... Não importa... Deus ama a todos que o buscam em espírito e em verdade... O resto é resto... Fk na paz... Felicidades...
Sarinhadeangeli - 7 anos atrás.



     No grosso modo, MISTUREBA, quando unificam RELIGIÕES tipo CATOLICISMO e UMBANDA como estão fazendo lá no nordeste!
Yrtosco - 7 anos atrás.


     SINCRETISMO já foi definido pelo amigo aí em cima...
     Já o SINCRETISMO RELIGIOSO é a junção de filosofias e doutrinas de RELIGIÕES.
     Por exemplo: A IGREJA UNIVERSAL é SINCRÉTICA porque tem práticas de RELIGIÕES de origem africana (como o XANGÔ).
     Os ESPÍRITAS são SINCRÉTICOS quando utilizam filosofias CRISTÃS, HINDUISTAS, JUDAICAS, etc.
     Os CATÓLICOS são SINCRÉTICOS pela adoção de imagens de SANTOS homens.  
     Prática comum na antiguidade para adoração e/ou louvor de seres DIVINOS.
     De uma forma geral todas as RELIGIÕES são SINCRÉTICAS. Nenhuma RELIGIÃO (atualmente) é completamente "original".
Júlio Neto - 7 anos atrás.  






TRANSDIFERENCIAÇÃO.


     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


     TRANSDIFERENCIAÇÃO é o nome usado quando uma CÉLUA JÁ DIFERENCIADA sofre uma TRANSGRESSÃO dessa DIFERENCIAÇÃO e torna-se UM OUTRO TIPO DE CÉLULA, como o exemplo de um experimento feito em que CÉLULAS do FÍGADO foram INDUZIDAS a TRANSDIFERENCIAREM-SE para CÉLULAS PANCREÁTICAS secretoras de insulina (células β).
     A TRANSDIFERENCIAÇÃO CELULAR tem despertado um grande interesse pela possibilidade de sua utilização para fins TERAPÊUTICOS, como sua utilização no TRATAMENTO de DOENÇAS DEGENERATIVAS do SISTEMA NERVOSO e do CORAÇÃO, além de outras como o DIABETES.  
     Assumindo que todas as CÉLULAS possuem o mesmo CÓDIGO GENÉTICO, uma CÉLULA já diferenciada presumivelmente pode transdiferenciar-se para qualquer outro tipo de CÉLULA do organismo.
     Um fato interessante é que uma vez que a CÉLULA tenha sofrido uma transdiferenciação ela permanece transdiferenciada mesmo quando os seus FATORES INDUTORES são retirados, abrindo assim possibilidades para tratamentos terapêuticos em uma ÚNICA DOSE.
     No entanto, a maioria dos mecanismos moleculares ainda não foi desvendada.
     É o processo pelo qual a ÁGUA VIVA, Turritopsis nutricula passa, para voltar ao seu estado de pólipo juvenil O QUE A TORNA BIOLOGICAMENTE IMORTAL.


Observações do escriba:


     1ª - Turritopsis nutricula.

     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


      Turritopsis nutricula é um HIDROZOÁRIO com um ciclo de vida no qual reverte-se ao ESTÁGIO de PÓLIPO após chegar-se a MATURIDADE SEXUAL.
     É O ÚNICO CASO CONHECIDO DE UM ANIMAL METAZOÁRIO capaz de reverter completamente a um ESTÁGIO de IMATURIDADE SEXUAL.
     O estágio de colônia após ter alcançado a maturidade sexual é um estágio solitário.  
     Sendo, portanto, O ÚNICO SER VIVO CAPAZ DE VIVER INDEFINIDAMENTE (IMORTAL, caso não haja morte por violência) DESCOBERTO PELA CIÊNCIA.

     2ª - Ver também. IMORTALIDADE BIOLÓGICA.

     3ª – Portanto, segundo consta na Wikipédia, já existe no reino animal a IMORTALIDADE BIOLÓGICA. Será que algum dia, vocês leitores, eu escriba, enfim, todos nós seres humanos, poderemos alcançar a IMORTALIDADE BIOLÓGICA?

     4ª - Embora IMORTAL BIOLÓGICAMENTE, está previsto, no entanto, que a água viva Turritopsis nutricula, pode morrer por morte violenta. Então ela não é IMORTAL. Afinal é IMORTAL ou não é IMORTAL? Os leitores que se virem para resolver o quebra-cabeças. Pelo menos, por enquanto, o que eu sei é que eu sou mortal. E no momento estou morrendo é de sono. Eu vou é dormir. Inté amanhã.    


Categorias:
• Hydrozoa.
• Imortalidade.
• Animais descritos em 1858.


Ver também. EPIGENÉTICA.


Categorias:
• BIOLOGIA CELULAR.
• BIOLOGIA MOLECULAR.




     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.  

     Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

     PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.


Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quarta-feira, 18 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.



     Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1573, 1603 e 1613 – (III volume). (3) – Computador. (4) – Internet. (5) – Wikipédia. (6) – Outras fontes.
jorge martins
Enviado por jorge martins em 18/05/2016


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras