Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... A ARTE... O PREÇO... O TEMPO... A VERDADE... A VIDA... "O Que Significa DEÍSMO?... + (ISLAMISMO - 5ª parte) - 56ª parte.




AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA...*


Artigo Extra.



Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.


+ (ISLAMISMO – 5ª parte).


56ª parte.



VIDA – “Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA”. – (DEUS). (página infinita...).


VIDA – “A VIDA só pode ser compreendida, olhando-se para trás. Mas, só pode ser VIVIDA, olhando-se para a frente”. – (Soren Kierkegaard).




FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO.




     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



     FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO é um termo OCIDENTAL utilizado para definir a IDEOLOGIA POLÍTICA e RELIGIOSA FUNDAMENTALISTA que SUPOSTAMENTE sustenta o ISLÃO.
     De ORIGEM MIDIÁTICA, este termo define o ISLÃO como, não apenas uma RELIGIÃO, mas um sistema que também governa os imperativos POLÍTICOS, ECONÔMICOS, CULTURAIS, e SOCIAIS do ESTADO, quebrando o paradigma de ESTADOS LAICOS, comum nesta parte do planeta.
     Um objetivo crucial do FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO, DEFINIDO PELO OCIDENTE, é a tomada de controle do ESTADO de forma a implementar o sistema ISLAMISTA, ou seja, que abriga e coordena todos os aspectos sociais de uma SOCIEDADE através da SHARIA ISLÂMICA.
     No seguimento dos “ataques terroristas” (a-1) de 11 de setembro de 2001, ocorridos nos ESTADOS UNIDOS o fundamentalismo ISLÂMICO e outros movimentos políticos INSPIRADOS por BIN LADEN (a-2) ganharam uma crescente atenção por parte dos MEIOS de COMUNICAÇÃO OCIDENTAIS, ORIGINADO-SE DAÍ ESTA DEFINIÇÃO.
     A MÍDIA (a-3) confunde muitas vezes o termo "fundamentalismo ISLÂMICO" com outros termos relacionados ao ISLAMISMO em geral.
     O termo "fundamentalista" (usuli) existe no ISLÃO há SÉCULOS. A palavra designa no sentido tradicional apenas os acadêmicos da ilm al-usul, a CIÊNCIA que se dedica ao estudo do fiqh (DIREITO ISLÂMICO).


CONTROVÉRSIA.




     O termo "fundamentalismo ISLÂMICO" é muitas vezes criticado.
     Bernard Lewis, um importante HISTORIADOR do ISLÂ, tinha a dizer CONTRA ELE:
     “O uso deste termo é estabelecido e deve ser aceito, mas continua a ser INFELIZ e pode ser ENGANOSO”. "Fundamentalista" é um termo CRISTÃO.
     Parece ter entrado em uso nos primeiros anos do século passado, e denotam certas IGREJAS PROTESTANTES e ORGANIZAÇÕES, mais particularmente aquelas que mantêm a origem DIVINA e inerrância literal da BÍBLIA.
     A esta se opõem os TEÓLOGOS liberais e modernistas, que tendem a uma visão mais crítica das ESCRITURAS.
     Entre os TEÓLOGOS MUÇULMANOS não existe ainda nenhuma abordagem como liberal ou modernista do ALCORÃO, e todos os MUÇULMANOS, em sua atitude para com o texto do ALCORÃO, são em princípio, pelo menos os fundamentalistas.
     Quando os fundamentalistas chamados MUCULMANOS diferem de outros MUÇULMANOS e mesmo para FUNDAMENTALISTAS CRISTÃOS está em sua ESCOLÁSTICA e seu LEGALISMO.
     Eles baseiam-se não só no ALCORÃO, mas também sobre AS TRADIÇÕES do PROFETA,  no CORPUS da aprendizagem transmitida TEOLÓGICA e JURÍDICA”.


     Em 1988, a Universidade de Chicago, apoiada pela Academia de ARTES e CIÊNCIAS dos Estados Unidos, lançou O Projeto Fundamentalismo, dedicado a pesquisar o fundamentalismo nas principais RELIGIÕES do mundo, CRISTIANISMO, ISLAMISMO, JUDAÍSMO, hinduísmo, budismo e confucionismo. (a-4).
    E definiu o fundamentalismo como "abordagem, ou um conjunto de estratégias, pelo qual os CRENTES sitiados na tentativa de preservar a sua identidade distinta como um POVO ou GRUPO... por uma recuperação seletiva de DOUTRINAS, CRENÇAS, e PRÁTICAS de um PASSADO SAGRADO.




HISTÓRIA.




     Os movimentos fundamentalistas ISLÂMICOS desenvolveram-se ANTES do SÉCULO XX em reação a vários acontecimentos.
     Depois da Primeira Guerra Mundial, a dissolução do Império Otomano e do CALIFADO de Mustafá Kemal Atatürk (fundador da TURQUIA), alguns MUÇULMANOS sentiram a sua IDENTIDADE RELIGIOSA ameaçada pela influência das IDEIAS OCIDENTAIS, como consequência do DOMÍNIO ECONÔMICO e MILITAR dos PAÍSES OCIDENTAIS. (a-5).
     Durante a década de 1960, a ideologia predominante no mundo ÁRABE era o PAN-ARABISMO que punha menor ênfase na RELIGIÃO e se empenhava na criação de um ESTADO SECULAR SOCIALISTA, inspirado mais no NACIONALISMO ÁRABE que no ISLÃO.
     Uma das figuras de proa desta ideologia foi o SÍRIO Michel Aflaq, o fundador do partido Baath, que estudou na SORBONNE nos anos 30, tempos das lutas ideológicas na Europa.
     Ficou fascinado pelo REGIME NAZISTA, o PANGERMANISMO de ADOLF HITLER.
     Ele cunhou como poucos a ideologia do PAN-ARABISMO, que pretende A UNIÃO dos países de LÍNGUA ÁRABE sob UM COMANDO ÚNICO.
     Vários governos baseados no NACIONALISMO ÁRABE debateram-se muitas vezes com problemas de estagnação econômica e conflitos sociais.
     Alguns MUÇULMANOS culpam os males das suas sociedades no influxo de ideias "ESTRANGEIRAS".  
     Um regresso aos princípios do ISLÃO é percebido por eles como a CURA NATURAL.
     Um tema ISLÂMICO persistente é que os MUÇULMANOS são perseguidos pelo OCIDENTE e OUTROS ESTRANGEIROS. (a-6).
     Neste fundo geral, as ideias fundamentalistas desenvolveram-se em diferentes cenários.
     O fundamentalismo se baseia em uma INTERPRETAÇÃO LITERAL dos VÁRIOS LIVROS SAGRADOS e se afasta de uma INTERPRETAÇÃO mais MÍSTICA.
     Após o surgimento e disseminação da LÓGICA MODERNA, baseada no pensamento durante e depois do ILUMINISMO (1650 - 1800) no MUNDO OCIDENTAL eram fundamentalistas RELIGIOSOS literalmente ao interpretar os textos.



O MOVIMENTO DEOBANDI.



     Na ÍNDIA, o movimento DEOBANDI foi uma reação às ações do REINO UNIDO contra MUÇULMANOS e a influência de Syed Ahmed Khan, que era um defensor da reforma e modernização do ISLÃO.
     O movimento recebe o nome da CIDADE de DEOBAND, onde ele surgiu, tendo sido construído à volta de escolas ISLÂMICAS (sobretudo a de Darul Uloom) e ensinava uma interpretação do ISLÃO que ENCORAJA a SUBSERVIÊNCIA da MULHER, DESENCORAJANDO o uso de muitas formas de TECNOLOGIA e de ENTRETENIMENTO, e acreditava que apenas o conhecimento "REVELADO" ou INSPIRADO por DEUS deveria ser seguido.
     Apesar da FILOSOFIA Deobandi ser PURITANA e desejar remover quaisquer influência NÃO-MUÇULMANA (i. e. hindu e ocidental) das sociedades MUÇULMANAS, não foi particularmente violenta ou prosélita, confinando a sua atividade sobretudo no estabelecimento de MADRAÇAIS, ESCOLAS RELIGIOSAS MUÇULMANAS.
     Estas escolas chegam agora às dezenas de milhar por toda a Ásia, sobretudo no Paquistão e Índia, e permanecem o centro do movimento Deobandi.
     Elas são um dos grandes componentes do ISLÃO na região (os seguidores de Sayed Ahmad Khan são uma minoria que no entanto é relevante dentro deste grupo).
     O MOVIMENTO TALIBAN no AFEGANISTÃO é um produto da filosofia DEOBANDI e dos MADRAÇAIS.




Sayed Abul ala Mawdudi.


    
     Sayed Abul Ala Mawdudi foi uma figura importante nos princípios do século XX na ÍNDIA, e depois da INDEPENDÊNCIA da ÍNDIA, no PAQUISTÃO.
     Fortemente influenciado pela ideologia Deobandi, ele defendia a criação de um ESTADO ISALÂMICO que aplicasse a CHARIA, (a LEI ISLÂMICA), como interpretada pelos conselhos SHURA.
     Mawdudi fundou a Jamaat-e-Islami em 1941, e foi o seu líder até à sua morte em 1972.
     O seu LIVRO muito influente, PARA MELHOR COMPREENDER O ISLÃO (Risalah Diniyat em ÁRABE), teorizava o ISLÃO no contexto moderno e permitiu não apenas aos CONSERVADORES ULEMA mas também MODERNIZADORES LIBERAIS tais como Al-Faruqi, cujo livro "ISLAMIZAÇÃO do CONHECIMENTO” completava alguns dos princípios fundamentais de Mawdudi, entre os quais a compatibilidade básica do ISLÃO com uma VISÃO ÉTICA CIENTÍFICA..
     Citando da própria obra de Mawdudi: Tudo no UNIVERSO é MUÇULMANO pois tudo obedece a DEUS pela submissão às suas LEIS...
     Em toda a sua VIDA, desde o estado EMBRIÔNICO até à dissolução do corpo após a morte, cada TECIDO dos seus MÚSCULOS e cada MEMBRO do seu CORPO segue o curso prescrito pelas LEIS de DEUS.
     A sua língua, que pela sua ignorância defenda a negação de DEUS ou professe divindades múltiplas, é na sua própria natureza "MUÇULMANA"...
     Aquele que negar DEUS é um Kafir ("escondedor") porque ele esconde pela sua descrença o que é inerente à sua natureza e embalsamado na sua alma.
     Todo o seu corpo funciona em obediência a esse instinto...
     A realidade torna-se-lhe alienada e ele tateia na escuridão.

     Inerente a esta visão está uma TOTAL INTOLERÂNCIA pelos costumes NÃO-MUÇULMANOS.





A IRMANDADE MUÇULMANA.



     Ver artigo principal: IRMANDADE MUÇULMANA.



     As ideias de Mawdudi influenciaram fortemente Sayyid Qutb no EGITO.
     Qutb foi um dos principais filósofos do movimento da Sociedade de Irmãos MUÇULMANOS (Irmandade MUÇULMANA), que começou no Egito em 1928, e que foi banido (mas que continua a existir ilegalmente) após confrontações com o Presidente Egípcio Gamal Abdel Nasser, que mandou executar Qutb e muitos outros.
     A irmandade MUÇULMANA (fundada por Hassan al-Banna) defendia um regresso à CHARIA por causa daquilo que era por eles percebido como a incapacidade de os VALORES OCIDENTAIS assegurarem a harmonia e a felicidade dos MUÇULMANOS.
     Partindo do pressuposto que apenas a PROVIDÊNCIA DIVINA poderia levar os humanos a serem felizes, concluiu-se que os MUÇULMANOS deveriam evitar a DEMOCRACIA e viver de acordo com a doutrina por DEUS INSPIRADA (CHARIA).
     A Irmandade foi um dos primeiros grupos a invocar a JIHAD contra todos aqueles que não fossem seguidores do ISLÃO.
     Nas palavras de al-Banna:
“Terras MUÇULMANAS foram atropeladas e a sua honra manchada”. Adversários seus tomam conta dos seus NEGÓCIOS e os RITOS das suas RELIGIÕES deixaram de se estender apenas aos seus próprios domínios, para não falar da sua impotência em espalhar as convocações (abraçar o ISLÃO).
     Deste modo, tornou-se uma obrigação individual, à qual não há escapatória, de cada MUÇULMANO preparar o seu equipamento, decidir-se a participar na JIHAD, e preparar-se para ela até que a oportunidade seja oportuna e DEUS decrete uma matéria que é certo que será completada..."



MOVIMENTOS da JIHAD ISLAMICA.



     Esta exortação foi seguida pela organização egípcia Jihad ISLÂMICA Egípcia, responsável pelo ASSASSINATO de ANWAR SADAT, mas com uma peculiaridade: a Jihad ISLÂMICA focou os seus esforços em líderes "APÓSTATAS" (seculares) de ESTADOS ISLÂMICOS, aqueles que foram seculares e introduziram IDEIAS OCIDENTAIS às sociedades ISLÂMICAS.
     As suas visões ficaram patentes num panfleto escrito por "Muhammad Abd al-Salaam Farag", que disse: "...não há dúvida de que o primeiro campo de batalha para a JIHAD é o extermínio destes líderes infiéis e a sua substituição por uma completa ordem ISLÂMICA..."
     Um outro movimento da JIHAD ISLÂMICA surgiu na PALESTINA como um desdobramento do grupo egípcio, e iniciou atividade militar contra o ESTADO de ISRAEL.





WAHHABISMO.




     Outro ramo influente do pensamento ISLAMITA veio do MOVIMENTO WAHHABITA na ARÁBIA SAUDITA.
     O movimento WAHHABITA (termo OCIDENTAL MIDIÁTICO) surgiu no SÉCULO XVIII baseado fundamentalmente no MONOTEÍSMO do ALCORÃO e da SUNNAH, resgatado por Muhammad ibn Abd al-Wahhab.
     Neste resgate, levantou-se a questão que seria necessário viver de acordo com OS DITAMES ESTRITOS do ISLÃO, que eles interpretavam como a vida de acordo com os ensinamentos do PROFETA MAOMÉ e os seus seguidores durante o SÉCULO VII em MEDINA.
     Consequentemente, eles opunham-se a muitas inovações desenvolvidas desde esse tempo, incluindo o MIRANETE, ORAÇÕES perante às sepulturas de seus antepassados, considerando atos de IDOLATRIA, e mais tarde TELEVISÕES e RÁDIOS.
     Muhammad ibn Abd al-Wahhab, também nesse resgate, considerou que aqueles MUÇULMANOS que violam as interpretações da SUNNAH e do ALCORÃO são HERÉTICOS, e que estes deveriam sofrer PUNIÇÕES.
     Quando o REI Abdul Aziz al-Saud fundou a ARÁBIA SAUDITA, ele trouxe consigo os resgates que Muhammad ibn Abd al-Wahhab realizou para o poder.
     Com o crescer da proeminência SAUDITA, este movimento espalhou-se, em especial após a CRISE do PETRÓLEO de 1973 e o consequente acréscimo da riqueza da ARÁBIA SAUDITA.
     Atualmente o movimento WAHHABITA continua sendo um dos mais FANÁTICOS.
     Na SOMÁLIA, seus adeptos impõem sua orientação pela força, proibindo FILMES, JOGOS de FUTEBOL, e qualquer forma de MÚSICA, mesmo em TELEFONES.
     No SUDÃO, seguindo a mesma orientação EXTREMISTA, A POLÍCIA prende as MULHERES vestidas com CALÇAS COMPRIDAS obrigando-as a PEDIR DESCULPAS em PÚBLICO por este ato considerado POR ELES OFENSIVO.




FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO MODERNO.




     O fundamentalismo ISLÂMICO conheceu vários desenvolvimentos políticos e filosóficos na parte inicial do SÉCULO XX, mas não foi até aos anos da DÉCADA de 1980, que ganhou destaque na ARENA INTERNACIONAL.
     A REVOLUÇÃO do Aiatolá Khomeini no IRÃ, apesar do seu caráter XIITA, ofereceu uma inspiração a muitos RADICAIS ISLAMISTAS e serviu como um exemplo de como um ESTADO ISLÂMICO é estabelecido.
     Durante o conflito com a UNIÃO SOVIÉTICA, no AFEGANISTÃO, muitos MUÇULMANOS juntaram-se para combater aquilo que eles viam como uma FORÇA INVASORA ATEÍSTA.
     Esta confluência resultou nas muitas alianças que foram feitas entre grupos de ideologias semelhantes.
     Entre as ocorrências dignas de nota, Osama bin Laden, um SAUDITA influenciado pelo WAHHABISMO e pelos ESCRITOS de SAYED QUTB, juntou forças com a JIHAD ISLÂMICA EGÍPCIA sob a influência de Ayman al-Zawahiri para formar aquilo que hoje se chama de AL-QAEDA.
     Na sequência dessa luta contra a UNIÃO SOVIÉTICA surgiu o movimento DEOBANDI TALIBAN, o qual Osama bin Laden ajudou a influenciar para tomar direções mais RADICAIS, após a sua chegada ao AFEGANISTÃO em 1996.
     Fundamentalistas ISLÂMICOS também estão ativos na ARGÉLIA, nos territórios PALESTINIANOS, SUDÃO, NIGÉRIA e MALI.
     Muitas das atividades fundamentalistas ISLÂMICAS tem sido dirigidas contra governos de sociedades MUÇULMANAS aos quais os fundamentalistas se opõem por eles não seguirem a SHARIA.
     Um esforço considerável foi dirigido também ao combate de ALVOS OCIDENTAIS, especialmente os ESTADOS UNIDOS.
     Os EUA em PARTICULAR são um alvo da ira dos fundamentalistas ISLÂMICOS pelo seu apoio ao ESTADO de ISRAEL e o seu apoio a regimes aos quais os fundamentalistas se opõem.
     Adicionalmente, alguns fundamentalistas concentraram a sua atividade CONTRA ISRAEL e quase todos VEEM ISRAEL com HOSTILIDADE.
     Osama bin Laden, pelo menos, acreditava que isto era uma necessidade devido ao CONFLITO HISTÓRICO entre MUÇULMANOS e JUDEUS e considerava que existia uma ALIANÇA JUDAICO-AMERICANA contra o ISLÃO.
     Há algum debate quanto à questão de saber em que medida os movimentos fundamentalistas ISLÂMICOS permanecem influentes.
     Alguns ACADÊMICOS afirmam que o fundamentalismo ISLÂMICO é o movimento de UMA MINORIA, que está diminuindo, como se pode ver na falha clara de governos fundamentalistas ISLÂMICOS como no SUDÃO, o REGIME SAUDITA WAHHABISTA e o TALIBAN, em melhorar a qualidade de vida dos MUÇULMANOS.
     Outros (por exemplo Ahmed Rashid), no entanto, acham que os fundamentalistas ainda recebem apoio popular considerável, citando o fato de que candidatos fundamentalistas no PAQUISTÃO e EGITO regularmente obtêm entre 10 e 30 por cento de SONDAGENS ELEITORAIS (as quais muitos acham que sejam MANIPULADAS contra eles).




MOVIMENTOS FUNDAMENTALISTAS ISLÂMICOS.



01 - Egipto - Gama'at Islamiya.
02 - Líbano - Hezbollah.
03 - Síria/Iraque - ISIS.
04 - Somália - Al-Shabaab.
05 - Sul da Ásia - Jamaat-e-Islami. (existente na Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka e Caxemira).
06 - Sudeste Asiático - Jemaah Islamiyah.
07 - Filipinas - Moro ISLAMIC Liberation Front.
08 - Margem Ocidental do Rio Jordão e Faixa de Gaza - Hamas, Jihad ISLÂMICA da Palestina.
09 - Arábia Saudita – WAHHABISMO.



VER TAMBÉM.


• Antiarabismo.
• Anticristianismo.
• Antijudaísmo.
• antissemitismo.
• Choque de civilizações.
• FUNDAMENTALISMO CRISTÃO. (a-7).
• GLOBALISMO.
• Islamofascismo.
• Islamofobia.
• Khaled Ahmed.
• Perseguição aos cristãos.
• RELIGIÕES ABRAÂMICAS.  
• TERRORISMO CRISTÃO. (a-8).
• Apoio SAUDITA ao fundamentalismo ISLÂMICO.
• Irmandade MUÇULMANA.





Categoria:
Fundamentalismo ISLÂMICO.



     Esta página foi modificada pela última vez às 20h37min de 10 de abril de 2016.



Observações do escriba:


     1ª – Sobre (a-1) e (a-2): - Até os dias atuais, os “ataques terroristas” ocorridos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001, é envolvido em muitas controvérsias. Existem muitos estudiosos, historiadores e pesquisadores que atribuem o referido ataque ao próprio governo americano. Dizem que o “famoso” Osama bin Laden, foi o mentor intelectual dos ataques. Há muitas controvérsias. Também existem muitas controvérsias sobre o assassinato de Osama bin Laden. O grupo de militares responsável pela sua morte, penso eu, recebeu apenas uma ordem: MATAR! Por quê?  
     2ª – Sobre (a-3) – Acabamos de dizer que Osama bin Laden era “famoso”. E quem o fez “famoso”? A MÍDIA OCIDENTAL e supostamente CRISTÃ. Esta mídia que está invadindo as residências das pessoas em praticamente todo o planeta terra, não passa de uma MÍDIA TERRORISTA. Vou repetir mais uma vez, que eu nasci no dia 23 de abril de 1950, portanto, tenho 66 anos de idade completos. Pois bem. Pois muito bem. No meu quarto-biblioteca eu tenho uma idiota de uma televisão. Vou dar um belíssimo pontapé na bunda dela. A conta de luz está aumentando muito e acho que o único motivo é exatamente ela (a televisão). Eu seu lugar colocarei um bom aparelho de som para ouvir belas músicas. Tenho certeza que a conta de luz vai baixar imediatamente. Recomendo aos leitores tal procedimento.
     3ª – Sobre (a-4) – As RELIGIÕES CRISTIANISMO, ISLAMISMO e JUDAÍSMO, foram destacadas em letras graúdas porque no artigo do Príncipe da LIBERDADE, são citadas estas três e elas são MONOTEÍSTAS. E, eu sou DEÍSTA, e, por conseguinte sou MONOTEÍSTA.
     4ª – Sobre (a-5) - Os diversos conflitos espalhados pelo mundo afora tem um motivo FUNDAMENTAL – “já que falamos tanto de FUNDAMENTALISMO”: Domínio ECONÔMICO e LIMITAR dos PAÍSES OCIDENTAIS.
     5ª – Sobre (a-6) – Os MUÇULMANOS são perseguidos pelo OCIDENTE e outros ESTRANGEIROS. A Professora e Doutora Wikipédia bem que poderia relacionar quem são os outros ESTRANGEIROS!?!?!?...    
     6ª – Sobre (a-7) – FUNDAMENTALISMO CRISTÃO! E existe é?
     7ª – Sobre (a-8) – TERRORISMO CRISTÃO! Também? Quem paga a conta? Quem financia?  
     8ª – Sou DEÍSTA, sou MÉDICO e minha atual RELIGIÃO é a MÚSICA.      
     9ª – Sobre o FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO, na Wikipédia estão disponíveis quatro referências, nove bibliografias e oito ligações externas.
    

     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
     Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.
      PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.
    


Aracaju, capital de Sergipe (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), domingo, 10 de julho de 2016.



Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.



     Fontes: (1) – DEUS. (2) – Os BEIJA-FLORES. (3) – Um VIOLÃO. (4) – MÚSICA. (5) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (6) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel – 11ª EDIÇÃO – 1989 – página infinita... + volume infinito... (7) – Wikipédia, a enciclopédia “livre”. (8) – Outras fontes.

jorge martins
Enviado por jorge martins em 10/07/2016


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