Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VONTADE... "O estudo da MEDULA ÓSSEA é FUNDAMENTAL para as pesquisas sobre a AUTO-HEMOTERAPIA". (J. M. C.) - 2ª parte - TEORIA da CONSPIRAÇÃO - 22ª parte.




AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e sua PANACEIA*...


Artigo Extra.


TEORIA da CONSPIRAÇÃO – (22ª parte).



O estudo da MEDULA ÓSSEA é FUNDAMENTAL para as pesquisas sobre a AUTO-HEMOTERAPIA.  (J. M. C.) – 2ª parte.




MIELOGRAMA.


     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


     “Foto: Aspiração de MEDULA ÓSSEA”.



     O MIELOGRAMA é um dos exames para avaliação da MEDULA ÓSSEA.
     Como a MEDULA ÓSSEA está localizada anatomicamente no interior dos OSSOS, o MIELOGRAMA é realizado através de uma PUNÇÃO ÓSSEA, seguida de ASPIRAÇÃO, sendo realizada sob ANESTESIA LOCAL (pode-se também usar SEDAÇÃO e/ou ANALGESIA SISTÊMICA).
     Os OSSOS mais abordados são o ILÍACO, o ESTERNO e a TÍBIA (este último em crianças).
     Outro exame que complementa a avaliação da MEDULA ÓSSEA é a BIÓPSIA de MEDULA (BMO), realizada através de técnica semelhante.
     Entretanto, a BMO é contraindicada no ESTERNO, sendo o local preferencial a CRISTA ILÍACA POSTERIOR, localizada na pelve.



AVALIAÇÃO.



     O MIELOGRAMA tem a finalidade de estudar qualitativa e quantitativamente as CÉLULAS GERMINATIVAS SANGUÍNEAS (CÉLULAS HEMATOPOIÉTICAS).
     Tal estudo mostra, direta ou indiretamente, como se comporta a geração das hemácias, plaquetas e LEUCÓCITOS, podendo ser exame diagnóstico em determinados tipos de neoplasias (LEUCEMIAS), displasias (síndrome mielodisplásica, por exemplo) ou aplasias sanguíneas, onde encontramos pancitopenia.


CATEGORIAS:

Exames médicos.

Hematologia.



     Esta página foi modificada pela última vez às 17h24min de 6 de junho de 2015.

Observações do escriba:


     1ª – Fica claro que a realização da Punção ÓSSEA é um exame muito fácil de ser realizado.

     2ª – A expressão correta seria CÉLULAS GERMINATIVAS HEMATOPOIÉTICAS, entre as quais se inclui os LEUCÓCITOS, e entre estes, os MACRÓFAGOS.    






TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA.


     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


     “Foto: Ilustração das CÉLULAS da MEDULA ÓSSEA do livro Gray's Anatomy”.


     TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA ou TRANSPLANTE de CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS (TCTH) é um procedimento médico da área da “hematologia” e “oncologia” que envolve o Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas provenientes da MEDULA ÓSSEA do DOADOR.
     Esse procedimento é indicado principalmente em doenças da MEDULA ÓSSEA e certos tipos de CÂNCER HEMATOLÓGICOS.
     O TMO surgiu na década de 70, graças ao pioneirismo de E. Donnall Thomas e colaboradores, reconhecido mais tarde com o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina.
     A principal característica desse procedimento e o que a difere da maioria dos transplantes de órgãos é que no TMO o RECEPTOR recebe por VIA ENDOVENOSA um aspirado de CÉLULAS de MEDULA ÓSSEA do DOADOR, e essas CÉLULAS migram pelo SANGUE até se fixarem na MEDULA ÓSSEA do RECEPTOR e VOLTAREM A SE MULTIPLICAR e cumprir suas funções fisiológicas no hospedeiro.
     Apesar de aparentemente simples, ainda é um procedimento de risco e está indicado apenas em doenças graves.
     As principais complicações são INFECÇÕES, recidivas da doença anterior e a doença do enxerto versus hospedeiro (graft versus host disease - GVHD), aonde as NOVAS CÉLULAS do SISTEMA IMUNOLÓGICO, ao não reconhecer as CÉLULAS do HOSPEDEIRO, PASSAM a DESTRUÍ-LAS como se fossem uma INFECÇÃO.




CONDIÇÕES TRATADAS com TMO.


ADQUIRIDAS.


Leucemia linfóide aguda.
Leucemia mielóide aguda.
Anemia aplástica.
Leucemia mieloide crônica - fase acelerada ou crise blástica.
Linfoma de Hodgkin.
Mieloma múltiplo.
Síndrome mielodisplásica.
LINFOMA não-Hodgkin.
Hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) - aplasia severa.



CONGÊNITAS.


Adrenoleucodistrofia.
Síndrome de Hurler.
Doença de Krabbe.
Leucodistrofia metacromática.
Talassemia.
Linfohistiocitose hemofagocítica - (LHH).
Síndrome de Wiskott-Aldrich.
Alguns erros inatos do metabolismo.



CATEGORIAS:


Hematologia.
Oncologia.
Medicina de transplantes.




     Esta página foi modificada pela última vez às 22h42min de 16 de junho de 2016.




Observações do escriba:



     1ª – Fica mais do que evidente que os “hematologistas” dominam o “comércio” do MIELOGRAMA.

     2ª – Também fica mais do que evidente que os “hematologistas” e os “oncologistas” dominam o “comércio” de TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA.

     3ª – Nada melhor do que uma união entre “oncologistas” e “hematologistas”. Não é mesmo?




MACRÓFAGO.


     Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


     “Foto: Representação de um MACRÓFAGO, observado ao MICROSCÓPIO”.


     Em CITOLOGIA, chamam-se MACRÓFAGOS as CÉLULAS de grandes dimensões do TECIDO CONJUNTIVO, ricos em LISOSSOMAS, que FAGOCITAM ELEMENTOS ESTRANHOS ao CORPO.
     Os MACRÓFAGOS derivam dos MONÓCITOS do SANGUE e de CÉLULAS CONJUNTIVAS ou ENDOTELIAIS.
     Intervêm na DEFESA do ORGANISMO CONTRA INFECÇÕES.
     Também são ativos no processo de INVOLUÇÃO FISIOLÓGICA
     É o caso do UTERO, que, APÓS o PARTO, sofre uma REDUÇÃO de VOLUME, havendo uma NOTÁVEL PARTICIPAÇÃO dos MACRÓFAGOS nesse PROCESSO.
     Têm característica AFINIDADE de COOPERAÇÃO com os LINFÓCITOS T e B.
     Possuem duas grandes funções nas RESPOSTAS IMUNITÁRIAS: 1ª – FAGOCITOSE e destruição de MICROORGANISMOS. 2ª – Apresentação de ANTIGÊNIOS.


Expressam Numerosos RECEPTORES:


Para CITOCINAS pró-inflamatórias.
Para moléculas da parede bacteriana.
Para proteínas do complemento.
Para Imunoglobulinas.
Para moléculas de adesão.



NOTAS e REFERÊNCIAS.


1 - VERRASTO, Therezinha. In: Atheneu. Hematologia e hemoterapia - Fundamentos de Morfologia, Fisiologia, Patologia e Clínica. São Paulo: [s.n.].



A WIKIPÉDIA possui a CATEGORIA:



MACRÓFAGO.
HEMATOPOIESE.
IMUNO-HEMATOLOGIA – MACRÓFAGOS.




Observações do escriba:


     1ª – No texto da Wikipédia sobre MACRÓFAGO existem as expressões: - Leucócitos, HISTOLOGIA, Tecido Conjuntivo Frouxo, Sistema Imunológico, IMUNOLOGIA, entre outros vocábulos ligados à BIOLOGIA, CITOLOGIA, HEMATOLOGIA, HISTOLOGIA e à IMUNOLOGIA, etc.

     2ª – A Wikipédia faz menção à um MICROSCÓPIO. Ora! Todos nós sabemos que os MICROSCÓPIOS são utilizados, entre outras coisas, para visualizar MICROORGANISMOS, e também, é muito usado pelos PATOLOGISTAS para visualizarem tecidos e células (HISTOLOGIA e CITOLOGIA), respectivamente.

     3ª – A Wikipédia afirma categoricamente: - Que os MACRÓFAGOS são células do TECIDO CONJUNTIVO que FAGOCITAM elementos estranhos ao corpo.

     4ª – E, a Wikipédia ainda afirma: - Os MACRÓFAGOS possuem duas grandes funções nas RESPOSTAS IMUNITÁRIAS (portanto, IMUNOLOGIA): 1ª – FAGOCITOSE e destruição de MICROORGANISMOS. 2ª – Apresentação de ANTIGÊNIOS. E, acrescentamos nós: - A relação antígeno-anticorpo é um assunto, também intimamente ligado ao campo da IMUNOLOGIA.

     5ª – Sobre a origem dos MACRÓFAGOS (ou, se ficar melhor, a derivação), a Wikipédia diz: - Os MACRÓFAGOS derivam dos MONÓCITOS do SANGUE e de CÉLULAS CONJUNTIVAS ou ENDOTELIAIS. A informação está incompleta. Nós acrescentamos: - Os MACRÓFAGOS, por fazerem parte do Sistema HEMATOPOIÉTICO, também DERIVAM da MEDULA ÓSSEA.

     6ª – Definitivamente os MACRÓFAGOS são CÉLULAS especiais. Sendo assim os MACRÓFAGOS fazem parte da CITOLOGIA, e, por conseguinte, foram e continuam sendo estudados por CITOLOGISTAS.

     7ª – Definitivamente os MACRÓFAGOS fazem parte do sistema de defesa do organismo, ou seja, do Sistema Imunológico, portanto, fazem parte da IMUNOLOGIA, e, em consequência, foram e continuam sendo estudados por IMUNOLOGISTAS.      

     8ª – Definitivamente os MACRÓFAGOS fazem parte do Sistema Hematopoiético, e, por conta disto, foram e continuam pertencendo ao campo da HEMATOLOGIA, e, em decorrência, foram e continuam sendo estudados por HEMATOLOGISTAS.  

     9ª – Definitivamente os MACRÓFAGOS fazem parte da CITOLOGIA, da IMUNOLOGIA e da HEMATOLOGIA.

     10ª – Não é por acaso que hoje existe uma nova especialidade CIENTÍFICA chamada IMUNO-HEMATOLOGIA, especialidade esta na qual as CÉLULAS conhecidas pelo nome de MACRÓFAGOS, com toda certeza é a CÉLULA mais importante.



CATEGORIA:

MACRÓFAGOS.


Categorias ocultas:

Esboços sobre BIOLOGIA CELULAR.


     Esta página foi modificada pela última vez às 15h27min de 2 de dezembro de 2016.


     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERPIA (AHT), também continua.
     PANACEIA* - UM SER SUPERIOR mandou mudar a “mensagem”.
     Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.  
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.


     Fontes: (1) – Wikipédia. (2) - Outras fontes.



jorge martins
Enviado por jorge martins em 24/02/2017


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras