Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VONTADE... "AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA" - Ainda o Johnson & Johnson (18ª parte) - TEORIA da CONSPIRAÇÃO - 59ª parte.



AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e sua PANACEIA*...


Artigo Extra.


TEORIA da CONSPIRAÇÃO – (59ª parte).


     AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta.
  
      
“AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA” – Ainda o Johnson & Johnson. (18ª parte).
    



4ª versão.


JOHNSON & JOHNSON.



     Seus produtos são vistos em abundância dentro de residências, empresas, cenários de catástrofes, ambulâncias e principalmente hospitais.
     A JOHNSON & JOHNSON está presente em nossas vidas com inúmeros produtos cirúrgicos, de primeiros socorros, para higiene de crianças, higiene oral, farmacêuticos, higiene feminina e outros destinados a manter a saúde e o bem-estar de milhões de consumidores em centenas de países ao redor do mundo.
     Por tudo isso, a JOHNSON & JOHNSON faz parte da sua vida, pelo menos uma vez por dia, desde sua infância até a maturidade.



A HISTÓRIA.



     A JOHNSON & JOHNSON nasceu há mais de um século na pequena cidade de New Brunswick, estado de Nova Jersey.
     Foi em 1886 que os irmãos Robert, James e Edward Johnson, resolveram montar uma pequena empresa, localizada em uma antiga fábrica de papel de parede as margens do rio Raritan.
     No início a empresa contava com instalações modestas e apenas 14 empregados.
     A ideia era criar a primeira fábrica no mundo a produzir uma COMPRESSA CIRÚRGICA ASSÉPTICA, pronta para o uso, que reduziria assim a ameaça de INFECÇÕES.
     Nesta época, as taxas de mortalidade no período PÓS-OPERATÓRIO chegavam a alarmantes 90% em alguns HOSPITAIS. E não era por acaso.
     Algodão comum, recolhido do chão das tecelagens, era utilizado durante as CIRURGIAS.
     Os médicos muitas vezes vestiam um avental já sujo de sangue para operar um paciente.
     A compressa criada pela JOHNSON & JOHNSON foi baseada nas teorias então revolucionárias do CIRURGIÃO inglês Joseph Lister.
     Ele identificou a presença de germes no ar, que seriam a principal fonte de INFECÇÕES nas salas de CIRURGIAS.
     Robert Johnson se interessou pelas descobertas do CIRURGIÃO inglês e estudou uma aplicação prática para elas.
     Foi então que a JOHNSON & JOHNSON começou a fabricar COMPRESSAS e a desenvolver novos processos de ESTERILIZAÇÃO.
     No ano seguinte a empresa publicou seu primeiro catálogo de produtos contendo em 32 páginas itens como EMPLASTROS MEDICINAIS, SUTURAS e ROUPAS ANTISSÉPTICAS para uso HOSPITALAR.
     Foi em 1888, que a empresa, em resposta a tratamentos rápidos de ferimentos que ocorriam com funcionários das estradas de ferro americanas, introduziu no mercado o primeiro Kit de Primeiros-Socorros (First Aid Kit), produto que se tornaria um dos ícones da marca J&J para tratar pequenas lesões e contusões.
     Já em 1890 a empresa comercializava também EMPLASTROS MEDICINAIS.
     Como alguns consumidores reclamavam das irritações na pele causadas pelos emplastros, o diretor científico da J&J, Fred Kilmer, teve a brilhante ideia de começar a vender o produto com pequenas latas de talco, produzido na Itália, para diminuir as irritações causadas na pele.
     Este produto seria responsável pelo ingresso da empresa no segmento de cuidados pessoais para bebês quando as mães rapidamente descobriram os efeitos suavizantes que o talco tinha na delicada pele de bebês e recém-nascidos, prevenindo e evitando irritações e assaduras.
     Como muitos consumidores começaram a procurar apenas o talco para comprar, a JOHNSON & JOHNSON resolveu desenvolver e lançar, em 1894, a marca JOHNSON’S BABY, inicialmente composta pelo famoso talco, comercializado em pequenas latas com os tradicionais rótulos nas cores laranja e branco.  
     A decisão rendeu bons frutos à marca corporativa, que passou a ser reconhecida como uma empresa de bens de qualidade, confiáveis e apropriados até para recém-nascidos.
     Além disso, a empresa introduziu o fio-dental em 1898.
     As primeiras referências a um “fio de seda encerado” para limpar a sujeira entre os dentes e das gengivas datam de 1850.
     O produto só passou a ser produzido em náilon durante a Segunda Guerra Mundial, pois, com a escassez de matéria-prima, a seda era destinada ao fabrico de paraquedas.
     Mas o fio dental só ganharia força e popularidade depois de ter sido lançado pela JOHNSON & JOHNSON.
     Em paralelo a empresa desenvolveu compreensivos estudos nos métodos de primeiros-socorros que resultaram em lições e técnicas utilizadas nos dias de hoje nesta área tão importante e vital para salvar vidas.
     O envolvimento da JOHNSON & JOHNSON com o auxílio e suporte em grandes tragédias naturais começou em 1900, quando um devastador furacão na cidade de Gavelston, localizada no estado do Texas, matou mais de 6 mil pessoas e deixou outras milhares feridas.
     A empresa em resposta as necessidades de produtos medicinais para atender as vítimas, enviou emergencialmente uma enorme quantidade de produtos para o atendimento dos feridos.
     No ano seguinte a empresa publicou o Johnson’s First Aid Manual, o primeiro livro/manual didático e explicativo com técnicas e métodos aplicados nos primeiros-socorros a vítimas de acidentes e ferimentos que acompanhava seu kit.
     Ao comemorar 25 anos de fundação em 1911, a JOHNSON & JOHNSON era responsável por aproximadamente 90% da produção de algodão, gazes e bandagens no mundo todo.
     Em 1919, iniciou sua expansão internacional com a abertura de uma filial no Canadá.
     Dois anos mais tarde, a empresa deu outro grande passo na diversificação de seus produtos com o lançamento do Band-Aid, um produto criado por Earle Dickson, um comprador de algodão da J&J, e uma de suas criações mais usadas e conhecidas no mundo.
     Em 1924 a empresa inaugurou sua primeira filial no continente europeu na Grã Bretanha.
     E sua primeira subsidiária em solo africano, na África do Sul, em 1930, além de México e Austrália (1931).
     Em 1937 a empresa ingressou oficialmente na área de planejamento familiar com a formação da Ortho Products Division, divisão responsável pela produção e desenvolvimento de métodos contraceptivos, que já haviam sido introduzidos no começo da década.
     Após a Segunda Guerra Mundial a empresa continuou sua expansão internacional ingressando oficialmente no México, África do Sul, Austrália, França, Bélgica, Irlanda, Argentina e Brasil.
     Em 1959, seria a vez de ingressar no segmento farmacêutico com a aquisição do McNeil Laboratories, proprietário da marca Tylenol. E do pequeno laboratório suíço Cilag Chemie.
     Pouco depois foi a vez do laboratório belga Janssen Pharmaceutica N.V., responsável pelo desenvolvimento de vários medicamentos como o antipsicótico Haladol, ser adquirido pela empresa americana.
     Ao completar 75 anos de vida em 1962, a JOHNSON & JOHNSON era uma empresa global com 83 fábricas e 30 centros espalhados por 54 países ao redor do mundo.
     A partir de meados dos anos 1970, sob o comando de James E. Burke, a empresa iniciou uma nova era de desenvolvimento ingressando em novas áreas da saúde, como por exemplo, visão e diabetes, além de estabelecer suas primeiras operações na China e Egito.
     De 1989 a 1999, a JOHNSON & JOHNSON fez aproximadamente 45 aquisições de empresas e linhas de produtos.
     Entre as mais importantes estão as aquisições em 1994, da marca de cosméticos Neutrogena e dos laboratórios de dermocosméticos ROC, fundado em 1957 pelo visionário farmacêutico francês Jean Charles Lissarrague.
     Com o crescimento, a JOHNSON & JOHNSON foi se organizando em divisões e subsidiárias, e investindo continuamente em pesquisa e desenvolvimento.
     Mais recentemente, no mês de dezembro de 2006, a empresa adquiriu por US$ 16.6 bilhões a Consumer Healthcare da Pfizer, divisão que fabricava produtos para cuidados de saúde livres de prescrição médica como o tradicional Listerine (formulado pela primeira vez em 1879), Mylanta (antiácidos) e Nicorette (gomas e adesivos que ajudam a parar de fumar).  
     Outras marcas incluídas no negócio foram Caladryl (produto que desde 1967 proporciona alívio dos sintomas provocados pelas picadas de insetos e irritação causada por plantas, além de aliviar o ardor e a urticária causados pela queimadora solar ou irritações da pele de pequena intensidade), Lubriderm (hidratante), Neosporini (cuidados com a pele), Rogaine (queda de cabelo) Visine (colírio), Sundafed (antigripais), Zantac (antiácidos) e Benadryl (antialérgicos).
     Atualmente não é novidade para ninguém que a JOHNSON & JOHNSON produz mais (muito mais) do que apenas fraldas e xampus que não ardem nos olhos.
     Sua linha de produtos vai do Band-Aid e do Listerine ao antiácido Pepcid, do absorvente O.B. ao fio para suturas em cirurgias.
     Do tônico antiacne Clean & Clear a remédios vendidos com e sem prescrição médica.
     Portanto, a empresa cuida de seus consumidores em vários momentos da vida.




A LINHA do TEMPO.




1896 - Lançamento dos primeiros protetores de assentos sanitários.
1898 - Lançamento do fio dental, originalmente feito dos restos do fio da seda.
1920 - Lançamento do JOHNSON’S BABY CREAM, um hidratante destinado aos cuidados infantis.
1927 - Lançamento do absorvente MODESS, um dos primeiros produtos de seu segmento. No Brasil o produto foi introduzido em 1934 e saiu de linha em 2008.
1928 - Utilizou pela primeira vez a marca ETHICON em suas suturas cirúrgicas. A marca seria registrada em 1944 e atualmente é utilizada em inúmeros produtos cirúrgicos.
1931 - Lançamento do ORTHO-GYNOL, primeiro contraceptivo em gel.
1937 - Lançamento no mercado brasileiro da marca de preservativos JONTEX. A marca foi vendida em 2009 para a Hypermarcas.
1938 - Lançamento da escova dental JOHNSON & JOHNSON REACH, primeira com cerdas de náilon. A marca seria pioneira ao lançar, nos anos de 1980, a primeira escova de dente angular.
1938 - Lançamento do JOHNSON’S BABY OIL, óleo hidratante infantil.
1942 - Lançamento da JOHNSON’S BABY LOTION, uma loção infantil com um cheirinho inconfundível.
1947 - Lançamento das hastes flexíveis JOHNSON’S COTTON TIPPED APPLICATOR, conhecidas popularmente como COTONETES.
1950 - Lançamento do absorvente interno O.B. na Alemanha, desenvolvido por uma médica ginecologista chamada Dra. Judith Esser. A J&J comprou a marca em 1974.
1953 - Lançamento do primeiro xampu especificamente desenvolvido para crianças.
1954 - Desenvolvimento de uma nova fórmula para o xampu Johnson’s Baby, especialmente concebida para garantir elevados padrões de segurança em termos de suavidade e isenta de sabão e álcool.
     Além disso, o xampu tinha pH balanceado, ideal para o delicado couro cabeludo do bebê.    
     Era o início da famosa linha de produtos JOHNSON’S BABY NO MORE TEARS® (CHEGA DE LÁGRIMAS®, no Brasil), que viria fazer parte da rotina dos cuidados com a saúde e higiene de pais e filhos em todo o mundo.
     Desde então, muita coisa aconteceu. A embalagem do xampu JOHNSON’S BABY, por exemplo, deixou de ser feita em vidro e ganhou a praticidade do plástico.
     Com o passar do tempo, outros produtos dessa linha ganharam o tradicional ícone da gotinha vermelha em seu rótulo, sinal de que ali não há substâncias que irritam os olhos.
1955 - Lançamento de um dos medicamentos mais conhecidos do mundo: TYLENOL.
1963 - O tradicional talco é vendido em lata pela última vez.
1966 - Lançamento das marcas de absorventes higiênicos CAREFREE e STAYFREE.
1970 - Lançamento do fio dental com sabor.
1984 - Lançamento da SUNDOWN, primeira marca brasileira de protetor solar.
1987 - Lançamento das lentes de contato descartáveis ACUVUE, que eliminavam a necessidade de limpeza, desinfecção e armazenamento adequado. Inicialmente essas lentes duravam até uma semana. Posteriormente a empresa lançou as lentes de contato de uso único.
1991 - Introdução no mercado do adoçante SPLENDA. O produto foi inicialmente lançado no Canadá.
1991 - Lançamento do antibiótico sintético FLOXIN no mercado americano.
1991 - Lançamento do xampu anti-caspa NIZORAL.
1991 - Aquisição junto a Revlon da marca CLEAN & CLEAR, marca de produtos dermatológicos para limpeza facial e combate a acne criada em 1957.
1994 - Aquisição da tradicional NEUTROGENA, empresa de cosméticos (que sabonetes, xampus, condicionadores e cremes) fundada em 1930.
1994 - Patenteada a primeira escova dental com cabo emborrachado. Com isso, a JOHNSON & JOHNSON REACH foi a primeira escova com cabo angulado e emborrachado, cerdas em dois níveis e cerdas plumadas. Foi também a primeira escova Dental desenhada ergonomicamente para crianças.
1994 - Lançamento do PALMAZ-SCHATZ, primeiro stent coronariano que revolucionou a área de cardiologia.
1995 - Lançamento do PEPCID AC, um antiácido para combater problemas estomacais.
1999 - Aquisição da divisão de produtos dermatológicos da SC Johnson, incluindo a marca de cosméticos naturais AVEENO, criada em 1945.
2000 - Lançamento no Brasil do protetor diário CAREFREE PANTY TANGA, especialmente desenvolvido no mercado nacional para mulheres que usam calcinha tipo tanga ou fio dental.
2001 - Lançamento do primeiro fio de Polipropileno do mercado. A construção têxtil entrelaçado do fio proporcionava melhor ação clínica e aumentava a resistência ao desfiamento.
2002 - Lançamento dos revolucionários adesivos contraceptivos ORTHO EVRA.
2006 - Lançamento do LISTERINE Agente Cool Blue, que auxilia e estimula as crianças a manterem a qualidade da saúde oral de forma prazerosa e divertida. O produto, para ser utilizado antes da escovação, pinta a placa bacteriana de azul, ajudando os pequenos a identificar as regiões que necessitam de um cuidado melhor. Posteriormente a empresa lançou uma completa linha infantil Agente Cool Blue, composta pelo antisséptico bucal LISTERINE, a escova e o fio dental REACH Johnson & Johnson.



PRODUTOS e MARCAS.




     Marcada pela diversidade de seus produtos, a empresa tem uma trajetória focada na promoção da saúde e do bem-estar.
     Cada linha de produto é desenvolvida especialmente para atender às necessidades de toda a família.
     Completa, ela conta com produtos variados, sempre com a garantia da marca JOHNSON & JOHNSON, sinônimo de qualidade, tradição e respeito.
     A JOHNSON & JOHNSON é proprietária de marcas extremamente famosas, símbolos de confiança para milhões de famílias no mundo inteiro.
    Entre as marcas mais importantes da empresa estão:
ACUVUE (lentes de contato), AGAROL (laxante),  AVEENO (cosméticos naturais),  BAND-AID (bandagens adesivas), BENADRYL (antialérgico), BENALET (pastilhas para o tratamento auxiliar da tosse e faringite),  BENECOL (laticínios capazes de reduzir o colesterol), CALADRYL (antialérgico tópico), CAREFREE (protetores diários de calcinhas),  CLEAN & CLEAR (linha de cuidados com a pele),  COTONETES (hastes flexíveis), DESITIN (creme/pomada para assaduras),  DOLORMIN (analgésico), JOHNSON’S BABY (linha de higiene e limpeza para recém-nascidos e bebês), K-Y (lubrificantes), LISTERINE (antissépticos bucais), LUBRIDERM (hidratantes), MODESS (absorventes higiênicos externos), MOTRIN (analgésico e antitérmico), MYLANTA (antiácidos), NATUSAN (creme/pomada para assaduras), NEOSPORIN (pomada para reduzir cicatrizes, cortes e escoriações), NEUTROGENA (cosméticos para a pele e os cabelos), NICODERM (tratamento antitabagista com gomas e adesivos), O.B. (absorventes higiênicos internos), ONE TOUCH (controle de diabetes), PEPCID (antiácidos), REACH (produtos para higiene bucal diária), RESPRIN (antigripal), RoC (produtos dermocosméticos anti-idade), SABIÁ (emplastros medicinais), SEMPRE LIVRE (absorventes higiênicos externos), SINUTAB (antigripal), SPLENDA (adoçantes), SUNDOWN (protetores solares), TYLENOL (antitérmicos), VENDOME (dermocosméticos), VISINE (colírios).





AS PESQUISAS.




     A inovação é uma das características mais fortes da JOHNSON & JOHNSON.
     Desde sua origem nos Estados Unidos, a empresa sempre se destacou pela criação de produtos inovadores, resultado de investimentos constantes em pesquisas e novas tecnologias.  
     Esta mesma filosofia está presente no Brasil. A partir da instalação da primeira fábrica no país, em 1933, a empresa vem continuamente lançando diversos produtos pioneiros no mercado brasileiro, como o primeiro absorvente descartável, a primeira escova dental com cerdas de náilon e as primeiras fraldas descartáveis.
     Não é por acaso que várias marcas da empresa, como BAND-AID, COTONETES, MODESS e SUNDOWN, hoje são sinônimos de uma categoria de produtos.
     Mas a subsidiária brasileira não se limita a fabricar produtos criados na matriz americana.  
     O país conta com um dos cinco centros de pesquisa da JOHNSON & JOHNSON existentes no mundo.
     Localizado no Parque Industrial de São José dos Campos, o Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) brasileiro, inaugurado em 1972, supre todo o mercado latino-americano na busca de novos produtos, métodos de trabalho e processos de análise e fabricação.
     O CPT também é o único no mundo a realizar pesquisas sobre determinados produtos, como o protetor solar SUNDOWN e as fraldas JOHNSON’S BABY.
     A J&J investe anualmente aproximadamente US$ 7 bilhões nas áreas de pesquisas e desenvolvimento de produtos.





O CREDO.




     O General Robert Wood Johnson II, filho do fundador da empresa e que transformou a JOHNSON & JOHNSON, inicialmente uma pequena companhia familiar, em um empreendimento global, tinha uma visão muito clara das responsabilidades da empresa, que vão muito além da simples fabricação e comercialização de produtos.
     Em 1935, em um panfleto intitulado “TRY REALITY”, ele pedia aos seus sócios que incorporassem o que chamava de “uma nova filosofia industrial”.
     Ele definiu essa filosofia como as responsabilidades da empresa em relação aos clientes, funcionários, associações e distribuidores.
     Contudo, somente oito anos depois, em 1943, escreveu e publicou o famoso CREDO da JOHNSON & JOHNSON, um documento de uma página descrevendo, detalhadamente essas responsabilidades:

     Cremos que nossa primeira responsabilidade é para com os médicos, enfermeiras e pacientes, para com as mães, pais e todos os demais que usam nossos produtos e serviços.
     Para atender suas necessidades, tudo o que fizemos deve ser de alta qualidade.
     Devemos constantemente nos esforçar para reduzir nossos custos, a fim de manter preços razoáveis.
     Os pedidos de nossos clientes devem ser pronta e corretamente atendidos.
     Nossos fornecedores e distribuidores devem ter a oportunidade de auferir um lucro justo.
     Somos responsáveis para com nossos empregados, homens e mulheres que conosco trabalham em todo o mundo.
     Cada um deve ser considerado em sua individualidade.
     Devemos respeitar sua dignidade e reconhecer seus méritos.
     Eles devem sentir-se seguros em seus empregos.
     A remuneração deve ser justa e adequada e o ambiente de trabalho limpo, ordenado e seguro.
     Devemos ter em mente maneiras de ajudar nossos empregados a atender às suas responsabilidades familiares.
     Os empregados devem sentir-se livres para fazer sugestões e reclamações.
     Deve haver igual oportunidade de emprego, desenvolvimento e progresso para os qualificados.
     Devemos ter uma administração competente, e suas ações devem ser justas e éticas.
     Somos responsáveis perante as comunidades nas quais vivemos e trabalhamos, bem como perante a comunidade mundial.
     Devemos ser bons cidadãos - apoiar boas obras sociais e de caridade e arcar com a nossa justa parcela de impostos.
     Devemos encorajar o desenvolvimento do civismo e a melhoria da saúde e da educação.
     Devemos manter em boa ordem as propriedades que temos o privilégio de usar, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais.
     Nossa responsabilidade final é para com os acionistas.
     Os negócios devem proporcionar lucros adequados.
     Devemos experimentar novas ideias.
     Pesquisas devem ser levadas avante, programas inovadores desenvolvidos e os erros reparados.
    Novos equipamentos devem ser adquiridos, novas fábricas construídas e novos produtos lançados.
     Reservas devem ser criadas para enfrentar tempos adversos.
     Ao operarmos de acordo com esses princípios, os acionistas devem receber justa recompensa.

     Logo ele percebeu que o CREDO havia sido aceito por sua empresa, e pediu à diretoria que fosse aplicado no trabalho diário.
     A empresa apoiou-se na filosofia do CREDO durante anos, e em nenhum momento isso foi tão evidente quanto durante as crises do TYLENOL em 1982 e 1986, quando o produto foi adulterado com CIANURETO e usado como uma ARMA MORTAL.
     Com o nome e a reputação da JOHNSON & JOHNSON em jogo, os diretores e funcionários tomaram inúmeras decisões que foram inspiradas na filosofia incorporada no CREDO.  
     A reputação da empresa foi preservada e o mercado e a confiança no TYLENOL recuperados.





OS ÍCONES PUBLICITÁRIOS.




     O Homenzinho Azul, um careca gorducho que nos anúncios da JOHNSON & JOHNSON aparecia enrolado em uma toalha saindo do banho rebolando e cantando, foi criado em 1978, por Edmar Salles, da agência Lowe Lintas, e animado por Walbercy Ribas, da Start Anima de Desenhos animados, para comunicar a marca de hastes flexíveis COTONETES no mercado brasileiro.
     O comercial de estreia, que fazia parte de uma campanha com o objetivo de reforçar o conceito de hastes flexíveis conquistou Leão de Bronze no Festival de Cannes do mesmo ano.
     O objetivo da campanha, que tinha como tema “Gente grande também precisa de carinho”, era mostrar que o produto tinha outros usos além dos cuidados infantis.
     Assista abaixo o primeiro comercial do carismático personagem.
     Desde então, a empresa já produziu mais de 20 filmes com o personagem que ainda hoje ilustra a embalagem dos tradicionais Cotonetes Johnson & Johnson.
     Hoje, esse gordinho, careca e simpático é visto pelos consumidores como uma figura bem resolvida por não ceder à pressão dos padrões estéticos.
     No início da década de 1980, a subsidiária brasileira da JOHNSON & JOHNSON resolveu criar uma mascote para a marca BAND-AID com o objetivo de mostrar às crianças que elas poderiam brincar sem o medo de se machucar, pois caso isso acontecesse bastaria a mamãe colocar um BAND-AID por cima do ferimento que o problema estaria resolvido.
     O simpático personagem foi batizado de DODÓI. A princípio, ilustrava as caixas do produto, depois começou a vir de brinde, na forma de um adesivo de plástico fofinho, que tinha uma espuminha por dentro, ou até mesmo em quebra-cabeça.




OS SLOGANS.





For all you love.
Family of Companies.
Carinho inspira carinho. (2012)
A vida inteira com você. (2000, Brasil)






DADOS CORPORATIVOS.




- Origem: Estados Unidos.
- Fundação: 1886.
- Fundador: Robert, James e Edward Johnson.
- Sede mundial: New Brunswick, New Jersey.
- Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc.
- Capital aberto: Sim (1944).
- Chairman: William C. Weldon.
- CEO: Alex Gorsky.
- Faturamento: US$ 67.2 bilhões (2012).
- Lucro: US$ 10.8 bilhões (2012).
- Valor de mercado: US$ 259 bilhões (agosto/2013).
- Valor da marca: US$ 4.378 bilhões (2012).
- Subsidiárias: 250.
- Presença global: + 175 países.
- Presença no Brasil: Sim.
- Funcionários: 127.600.
- Segmento: Farmacêutico e cuidados pessoais.
- Principais produtos: Medicamentos, produtos de cuidados pessoais e higiene e produtos medicinais.
- Marcas importantes: Band-Aid, Listerine, Tylenol, Johnson’s Baby, Sundown e Carefree.
- Concorrentes diretos: P&G, Bayer, Pfizer, Kimberly-Clark, Unilever, Colgate-Palmolive, Novartis e Eli Lilly.
- Ícones: O tradicional logotipo vermelho.
- Slogan: Carinho inspira carinho.
- Website: www.jnjbrasil.com.br





O VALOR.



     Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca JOHNSON & JOHNSON está avaliada em US$ 4.378 bilhões, ocupando a posição de número 79 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
     A empresa também ocupa a posição de número 42 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano) de 2012.




A MARCA no BRASIL.



     No país, a empresa iniciou suas atividades em 1933, às margens do Rio Tamanduateí, no bairro da Mooca em São Paulo, suprindo o mercado com produtos de uso hospitalar e doméstico como algodão, gazes, esparadrapos, compressas cirúrgicas, entre outros.
     Naquela época o país ainda dependia de importação para estes tipos de produtos.
     A JOHNSON & JOHNSON construiu e equipou laboratórios e unidades de fabricação e multiplicou a diversidade dos seus produtos, destacados sempre pela qualidade e pelo pioneirismo, produzindo em escala industrial o primeiro esparadrapo antialérgico, os primeiros soros para diagnósticos sanguíneos, agulhas e suturas cirúrgicas, as primeiras compressas estéreis e descartáveis para pronto uso.
    E outros produtos mudaram hábitos de higiene pessoal e influenciaram na melhoria da saúde da população brasileira.
     Em 1934, o lançamento do MODESS, primeiro absorvente descartável do mercado nacional, revolucionou o modo de pensar da mulher brasileira.
     Em 1937 o tradicional talco ajudou as mamães a cuidarem dos recém-nascidos com mais carinho e proteção.
     Pouco depois, em 1936, ocorreu o lançamento da TEK, primeira escova dental com cerdas de náilon do país.
     Nos anos de 1940 com a introdução dos famosos adesivos curativos BAND-AID a empresa inovou novamente.
     Em 1969 com o lançamento de TYLENOL, que se tornou um forte aliado na redução da febre e para alívio temporário das dores.
     E na década de 1970, com as fraldas descartáveis, que modificaram os conceitos de higiene para bebês; do absorvente interno o.b. (introduzido em 1974), proporcionando muito mais liberdade às mulheres, que cada vez mais ganhavam o mercado de trabalho; e do SEMPRE LIVRE (introduzido em 1974), que se tornou o primeiro absorvente aderente do mercado.
     Em 1978 o protetor diário de calcinha CAREFREE, resultou em outra inovação no bem-estar da mulher.
     Em 1984, a chegada de SUNDOWN ao mercado iniciou as discussões sobre a necessidade de cuidados com a pele durante exposição ao sol, além de trazer educação e conhecimento sobre a importância de se proteger contra os raios solares.
     Em 1989 com o lançamento da primeira fralda descartável com flocgel, que proporcionava muito mais absorção.
     E em 1996 com o lançamento da NEUTROGENA, uma completa linha de produtos de saúde e beleza.
     O complexo industrial de São José dos Campos, inaugurado em 1954 e atualmente o maior da empresa no mundo, possui 150.000 m² de área construída, sendo composto por 11 fábricas, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, armazéns, oficinas, centro social, escritórios e outros setores.
     Atualmente está instalada em uma área de 920.000 m², da qual, 700.000 m² são de área verde, onde trabalham aproximadamente 3 mil pessoas.
     Além de abastecer o mercado nacional, a subsidiária brasileira também exporta produtos de grande importância comercial, como o BAND-AID.
     E tem mais. A JOHNSON & JOHNSON MEDICAL tem foco constante na inovação, concentrando seus esforços e investimentos na pesquisa, fabricação e comercialização de soluções em dispositivos médico-hospitalares, tanto para diagnósticos quanto para cirurgias e tratamentos.
     Oferece uma ampla gama de produtos – de agulhas e suturas específicas a equipamentos de alta tecnologia – desenvolvidos com o objetivo de reduzir a dor dos pacientes, permitir diagnósticos precoces e reduzir o impacto de cirurgias com procedimentos minimamente invasivos.
     Em 2000 a empresa começou a utilizar no Brasil o slogan “A vida inteira com você”, anunciando assim a mudança de seu jeito de entender o consumidor e se aproximar cada vez mais dele.
     De lá para cá, foram diversos projetos desenvolvidos com o objetivo de promover uma maior interação dos consumidores de todas as classes sociais com os produtos da empresa.




A MARCA no MUNDO.




     Atualmente a JOHNSON & JOHNSON, oitava maior indústria farmacêutica do mundo e a maior e mais diversificada no segmento de saúde e bem-estar, está estruturada em três grandes divisões:
     Produtos Farmacêuticos, Produtos Médico-Hospitalares e Produtos de Consumo, possuindo 275 subsidiárias sediadas em 60 países nos cinco continentes.
     Empregando mais de 127 mil pessoas, das quais 47 mil somente nos Estados Unidos, em 2012 a empresa faturou mais de US$ 67 bilhões.
     Seus produtos são comercializados em mais de 175 países e muitos deles são líderes absolutos de mercados em seus segmentos.  
     Seus produtos alcançam mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, diariamente.



VOCÊ SABIA?




     O logotipo da empresa foi criado a partir da assinatura do irmão do fundador, James Wood Johnson, e quase não mudou desde então.


     As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), Jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipédia (INFORMAÇÕES DEVIDAMENTE CHECADAS) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

     Última atualização em 13/8/2013.



     Na chamada LINHA do TEMPO não é mencionado ASCARIDIL, LEVAMISOL e muito menos o STIMAMIZOL (ao invés de Estimamizol). Todavia, em um dos meus Dicionários de Especialidades Farmacêuticas consta o STIMAMIZOL nas páginas 582 e 583.
     Embaixo do logotipo J&J consta o seguinte: - Modulador da resposta IMUNE CELULAR. – STIMAMIZOL (levamisole) destina-se à restauração de MECANISMOS de DEFESA, sobretudo os que envolvem funções IMUNOLÓGICAS do tipo CELULAR e FAGOCITÁRIA. Com a descoberta de propriedades MODULADORAS da resposta IMUNE, por parte de compostos IMIDOTIAZÓLICOS, o levamisole foi o isômero que se mostrou mais ativo, apresentando resultados mais consistentes e sendo alvo de INÚMEROS ESTUDOS a fim de se identificar seu modo de ação. Basicamente, o levamisole atua em diversos pontos do SISTEMA IMUNOLÓGICO, restaurando, em pacientes com IMUNODEFICIÊNCIA de natureza variada, a atividade dos FAGÓCITOS e dos LINFÓCITOS T, responsáveis pela resposta IMUNE CELULAR.
     INDICAÇÕES – Registraram-se EFEITOS BENÉFICOS em diversas enfermidades acompanhadas de IMUNODEPRESSÃO que poderiam ser divididas em: 1. INFECÇÕES CRÔNICAS e RECORRENTES, tais como: HERPES SIMPLES recorrente (labial, genital ou corneana), INFECÇÕES RECIDIVANTES das vias aéreas superiores, AFTA RECIDIVANTE, PIODERMITES e MICOSES superficiais de repetição, BRUCELOSE crônica, HANSENÍASE e diversos outros processos INFECCIOSOS recidivantes  com IMUNODEFICIÊNCIA. 2. Doenças inflamatórias crônicas, como ARTRITE REUMATÓIDE. 3. Estabilização da remissão de NEOPLASIAS (como COADJUVANTE da QUIMIOTERAPIA, RADIOTERAPIA ou CIRURGIA).  
     Nessa história toda do ASCARIDIL, do LEVAMISOL e do STIMAMIZOL, o Dr. LUIZ MOURA é quem está com a verdade verdadeira. O Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF) a que me refiro, é datado de 1978/1979. Não custa relembrar que em 1976, o Dr. RICARDO VERONESI, publicou o seu artigo científico “IMUNOTERAPIA: O IMPACTO MÉDICO DO SÉCULO”, no qual ele também faz referência ao LEVAMISOL.
     No caso presente (ASCARIDIL, LEVAMISOL e STIMAMIZOL), quem está mentindo descaradamente é a Indústria Farmacêutica, no caso específico, o centenário laboratório Johnson & Johnson.    


     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
      PANACEIA* - UM SER SUPERIOR mandou mudar a “mensagem”.
     Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Domingo, 26 de março de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.


     Fontes: (1) – INTERNET – Marcas do Mundo. (2) – Segundo (2º) DVD – AUTO-HEMOTERAPIA – Conversa com Dr. LUIZ MOURA – Gravado em 2004. (3) – DICIONÁRIO DE ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS – DEF 1978/79 – Produção JBM – Jornal Brasileiro de Medicina – Páginas 582 e 583 (688 páginas). (4) - OUTRAS FONTES.
  
jorge martins
Enviado por jorge martins em 26/03/2017


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