Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... A VONTADE... "Mensagem de FÉ, OTIMISMO e PERSEVERANÇA para a Professora e Poetisa Tânia Meneses" - 3ª e última parte.




A LIBERDADE... A VONTADE... “Mensagem de FÉ, OTIMISMO e PERSEVERANÇA para a Professora e Poetisa Tânia Meneses” – 3ª e última parte.


     AVISO INICIAL - A 3ª parte sobre a importância do estudo da MEDULA ÓSSEA para desatar o nó sobre a AUTO-HEMOTERAPIA será escrito proximamente. Tenho muita coisa para ler, tenho muito a pesquisar e tenho muito que escrever. Estamos apenas no começo da luta. E tem mais: - Estou estudando teoria musical e aperfeiçoando a aprendizagem de VIOLÃO. Não estou perdendo tempo de maneira alguma!
     SEGUNDO AVISO – Os textos sobre “AS BATALHAS do Dr. LUIZ MOURA” terão continuidade.
     TERCEIRO AVISO – Os textos sobre “Teorias Conspiratórias” também terão continuidade.



O OFTALMOLOGISTA Dr. Marcelo Vilar tirando muitas dúvidas.



Perguntas a respeito da CIRURGIA de CATARATA.



1ª - É verdade que a catarata acomete sempre os dois olhos?

     É comum que a catarata senil seja bilateral, ou seja, aconteça nos dois olhos em momentos distintos da vida ou simultaneamente. Mas, de modo geral, isto não é uma regra.

2ª - É verdade que a cirurgia de catarata é muito simples, e que pode ser realizada em apenas dez minutos?

     De fato a modernização da técnica cirúrgica empregada no tratamento da catarata tornou o procedimento rápido, entretanto, isso não significa que a cirurgia é simples. Por estar relacionada a uma parte muito sensível e frágil do corpo humano, a cirurgia de catarata exige grande conhecimento do especialista e de toda equipe.

3ª - Devo operar os dois olhos simultaneamente ou um de cada vez?

     Somente o cirurgião poderá indicar a melhor opção para cada caso. É recomendado aguardar, no mínimo, 48 horas entre um procedimento e outro, pois a recuperação do primeiro olho poderá servir como base para a próxima cirurgia.

4ª - Tenho catarata. É preciso operar?

     Não, este é um conceito antigo. Atualmente, preconiza-se operar a catarata o mais breve possível desde que o paciente tenha sintomas (borramento visual, visão dupla, etc.), pois com técnicas atuais temos boa segurança e mais precoce reabilitação visual no pós-operatório com menor trauma cirúrgico.

5ª - Como o Cirurgião remove a catarata de meu olho?

     Para remover a catarata é feita uma incisão de  2.2 milímetros na córnea (parte transparente do olho) e instrumentos especiais são usados para extrair a catarata através desta incisão. A técnica mais utilizada utiliza uma ponta com vibração ultrassônica que fragmenta e aspira os tecidos embaçados através dessa incisão. Esse método chama-se faco-emulsificação com micro incisão.

6ª - Porque é necessário implantar lente intraocular durante a cirurgia de catarata?

     O cristalino tem como função focar os raios de luz na retina resultando em uma boa visão e com o desenvolver da catarata (opacificação do cristalino) e piora da visão, este necessita ser removido durante a cirurgia, sendo removida também a capacidade de focar a imagem. Portanto, torna-se imprescindível introduzir uma nova lente chamada de lente intraocular permanente para ajustar o foco, caso contrário, o paciente necessitará utilizar uma correção óptica (óculos ou lentes de contato) de alta graduação (antigamente chamado “óculos fundo de garrafa”).

7ª - O que faz lentes Multifocais diferirem das lentes intraoculares comuns?

     Ao contrário de uma lente intraocular normal, as lentes Multifocais podem focalizar objetos próximos e distantes. A lente ReSTOR ® tem design de superfície especial que traz objetos próximos e distantes em foco, sem assistência do músculo. Ambos são destinados a fornecer a maioria dos pacientes uma gama completa de visão sem a necessidade de lentes corretivas. Com LIOs comuns, a maioria das pessoas deve contar com óculos ou lentes de contato para visão de médio e próximo.

8ª - Minha catarata tem que estar “madura” antes de ser removida do meu olho?

     Não com as técnicas modernas. Pelos métodos antigos a catarata era removida através de uma incisão bem grande, e em um único pedaço. Para que isso ocorresse com sucesso era preciso que o centro da catarata estivesse bem duro, e para isso era preciso esperar ela ficar “madura”. Com os métodos modernos indica-se a remoção da catarata assim que ela começa a interferir nas atividades diárias da pessoa como ler um livre, assistir TV ou dirigir.

9ª - Por que a cirurgia moderna da catarata utiliza de rotina uma lente intraocular?

     Como já foi mencionado, catarata é o embaçamento da lente natural do olho, chamada cristalino e que vale mais ou menos 20 graus. Ela é removida durante a cirurgia da catarata e em seu lugar há necessidade de colocar outra para que o olho possa focalizar a imagem e ver claramente. Se não for colocada a lente intraocular, a única maneira de enxergar razoavelmente é mediante o uso de óculos bem grossos, como usaram nossos parentes operados antigamente.

10ª - Qual é o material das  lentes intraoculares?

     Atualmente, as lentes mais utilizadas são feitas de polimetilmetacrilato (PMMA) ou silicone, são flexíveis e protegem dos raios ultravioletas.

11ª - Essa lente intraocular pode ser rejeitada pelo meu olho?

     Não. Elas são fabricadas em material especial, que não sofre rejeição por parte do olho humano.

12ª - Quanto tempo preciso ficar em repouso após a cirurgia?

     A moderna técnica da cirúrgica de catarata, resultou num procedimento rápido, embora extremamente complexo, sendo  possível voltar para casa no mesmo dia  após a cirurgia..

13ª - Que tipo de anestesia será usado na minha cirurgia?

     A anestesia utilizada em quase 100% das cirurgias é a anestesia tópica, onde apenas colírio de anestésico é utilizado. O paciente permanece consciente durante toda a cirurgia.

14ª - Vou sentir dor na cirurgia da catarata?

     Não, o olho estará totalmente anestesiado com o colírio.

15ª - Quanto tempo leva a cirurgia?

     Aproximadamente 7 minutos na maioria dos casos.  O tempo máximo de permanência é de 2-3 horas, desde o internamento, cirurgia e um lanche que é servido após a cirurgia. Antes da alta hospitalar, secretárias especialmente treinadas orientam os pacientes sobre colírios e cuidados empregados no pós-operatório.

16ª - Posso operar se estiver com algum problema clínico?

     Não. A cirurgia da catarata não é uma cirurgia de urgência, pode aguardar um momento em que o paciente esteja em suas melhores condições. Após tratar o problema prévio, retornamos com a programação cirúrgica.

17ª - De volta para casa, vou sentir dor após cessar o efeito da anestesia?

     Não, no máximo de desconforto que nossos pacientes se queixam é de sensação de areia, ardência e talvez um lacrimejamento transitório, que  para logo após o uso da medicação empregada.

18ª - Por quanto tempo ficarei internado após a cirurgia de catarata?

     A internação não é necessária, na grande maioria das vezes. O paciente volta para casa logo após a cirurgia.

19ª - Como é minha recuperação visual após a cirurgia da catarata com implantação de lente intraocular?

     No dia seguinte à cirurgia, a visão para longe já é melhor do que antes da cirurgia e muitas vezes já é melhor do que o outro olho, que frequentemente apresenta também algum estágio de catarata. E essa visão tende a melhorar ao longo dos dias seguintes. Se o paciente optou pela implantação de lente multifocal, também a visão de perto já será melhor no dia seguinte do que antes da cirurgia.

20ª - Como será minha volta às atividades após a cirurgia?

     Progressiva, sem esforço físico intenso, Deve-se evitar piscina ou mar por alguns dias. Coçar e apertar os olhos também deve ser evitado por alguns dias.

21ª - A Catarata volta?

     Não. Uma vez removido o cristalino, é impossível voltar a catarata.

22ª - Tenho catarata no outro olho. Quando posso operá-lo?

     Depende. NUNCA SÃO OPERADOS OS DOIS OLHOS AO MESMO TEMPO.
     Se a visão do outro olho já está prejudicada, a cirurgia pode ser marcada nas semanas seguintes ao primeiro olho. Mas se a visão do outro olho ainda é razoável, o paciente pode aguardar até o momento em que ela progredir e prejudicar sua qualidade visual.




     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.
      Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Sábado, 15 de julho de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.



     Fontes: - (1) – INTERNET. (2) – Dr. Marcelo Vilar (3) – OUTRAS FONTES.



     P. S. – Professora e Poetisa Tânia Meneses. DEUS, Santa Luzia, todos os seus familiares, todos os seus verdadeiros amigos e amigas, eu incluso, estaremos torcendo e rezando para que a CIRURGIA de CATARATA, à qual você deverá ser submetida no próximo dia 18 de julho de 2017, seja revestida do mais absoluto sucesso.

jorge martins
Enviado por jorge martins em 15/07/2017


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras