A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... "O IMPERADOR Dom Pedro II (1825-1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL"... - (5ª parte).
A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... “O IMPERADOR Dom Pedro II (1825 – 1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL”... (5ª parte). UM MÉDICO na PRESIDÊNCIA do BRASIL (continuação). ECONOMIA e OBRAS. O governo do MÉDICO Juscelino Kubitschek usou uma plataforma nacional desenvolvimentista, o Plano de Metas, lançado em 1956, e permitiu a abertura da economia brasileira ao CAPITAL ESTRANGEIRO. Entre 1955 e 1961, entraram mais de dois bilhões de dólares destinados às metas. Isentou de impostos a importação de máquinas e equipamentos industriais, assim como liberou a entrada de capitais externos em investimentos de risco, desde que associados ao CAPITAL NACIONAL ("CAPITAL ASSOCIADO”). Para ampliar o mercado interno, o plano ofereceu uma generosa política de crédito ao consumidor. “Foto: - Presidente Juscelino Kubitschek discursa durante inauguração da PONTE João Alberto, que liga as cidades de Aragarças, em Goiás, e Barra do Garças, em Mato Grosso, em 06 de janeiro de 1958. “Foto do Arquivo Nacional)”. O país crescia 7,9% ao ano. O MÉDICO JK promoveu a implantação da Indústria Automobilística com a vinda de fábricas de automóveis para o Brasil. Como na época os Estados Unidos estavam mais interessados no mercado europeu, vieram marcas europeias, inicialmente com o capital alemão (Volkswagen), francês (Simca) e nacional com tecnologia estrangeira (Vemag). Promoveu a indústria naval com capital japonês, holandês e nacional, e a siderurgia com recursos estatais do BNDES e capital japonês agregado à Usiminas. Construíram as grandes Usinas Hidrelétricas, como Furnas, localizada em São João da Barra, e Três Marias. A construção de Furnas foi iniciada em 1957 e concluída em 1963. Furnas formou um dos maiores lagos artificiais do mundo que banha 34 municípios mineiros e que ficou conhecido como o "Mar de Minas Gerais". O processo de Industrialização da Região Sudeste, com a criação de empregos aumenta a VINDA dos NORDESTINOS para essa região, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, assim como imigrantes das áreas rurais de todo o país. Muitos empresários, principalmente os paulistas, acreditavam que o pouco desenvolvimento da Região Nordeste era um dos maiores obstáculos para a ampliação do mercado interno, pois excluía um terço da população. Em 15 de dezembro de 1959, JK criou a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) para integrar a região ao mercado nacional. Abriu as rodovias transregionais que uniram todas as regiões do Brasil, antes sem ligação rodoviária entre elas. Aumentou a produção de petróleo da Petrobrás. Com exceção das Empresas de Energia Hidrelétrica, o MÉDICO Mineiro Juscelino praticamente não criou nenhuma empresa estatal. Comprou, em 1956, para a Marinha do Brasil, o seu primeiro porta-aviões, o NAeL Minas Gerais (A-11). “Foto: - Devido à semelhança no desenvolvimento das políticas econômicas de ambos os líderes, o MÉDICO Juscelino Kubitschek é muitas vezes comparado a seu colega ARGENTINO, o ADVOGADO Arturo Frondizi”. Entre 1959 e 1960, houve uma crise na obra de construção de Brasília. As verbas haviam acabado e JK entendia que não poderia terminar o governo sem construir Brasília. Ao pedir um empréstimo de 300 milhões de dólares para o Fundo Monetário Internacional (FMI), o órgão exigiu que o país "colocasse a casa em ordem antes de pedir ajuda financeira". JK substituiu o Ministro da Fazenda o ADVOGADO Mineiro José Maria Alkmim pelo ENGENHEIRO Mineiro Lucas Lopes (também economista), mas rompe "todos os entendimentos com o FMI". O ENGENHEIRO e ECONOMISTA Lucas Lopes ficou por um ano no ministério e saiu após sofrer um infarto. O HISTORIADOR Estadunidense Thomas Skidmore diz que o contentamento era maior do que se o Brasil tivesse recebido os 300 milhões, pois "os brasileiros tinham a sensação de estar desafiando com êxito as autoridades estrangeiras para as quais seus vizinhos da Argentina e Chile abaixavam a cabeça". O MÉDICO Mineiro JK emitiu títulos da dívida pública e cartas precatórias, que são papéis negociados na bolsa de valores para se conseguir capital de curto prazo. O MÉDICO JK vendeu esses papéis com deságio, ou seja, com um preço abaixo do valor de mercado que poderia ser recuperado posteriormente em um prazo de cinco anos. Com isso, conseguiu dinheiro para terminar a construção de Brasília, no entanto, fez com que JK fosse acusado de INVIABILIZAR os PRÓXIMOS GOVERNOS do PAÍS, por aumentar a dívida pública federal. Junto com Brasília, uma grande obra RODOVIÁRIA ajudou muito o povoamento e desenvolvimento do Brasil Central e da Amazônia: - A RODOVIA BR-153 (antiga BR-14), também conhecida como RODOVIA Belém-Brasília. Outras obras RODOVIÁRIAS importantes ligando regiões brasileiras, feitas por Juscelino, foram: - A RODOVIA Régis Bittencourt, (antiga BR-2), que liga o Sudeste do Brasil ao Sul do Brasil, inaugurada no início de 1961. - A RODOVIA Fernão Dias que liga São Paulo a Belo Horizonte, obra iniciada por Getúlio Vargas, inaugurada por JK em 1960 e concluída em 1961. - Inauguração da FÁBRICA da GENERAL MOTORS em São José dos Campos (SP) pelo Presidente Juscelino Kubitschek, 1959. - A BR-364 ligando Cuiabá a Porto Velho e Rio Branco, inicialmente uma estrada de terra e que foi asfaltada em 1983. A BR-364 foi a primeira rodovia a ligar o Centro Oeste a Rondônia e ao Acre. A BR-364 viabilizou o povoamento de Rondônia que passou de 70.000 habitantes em 1960 para 500.000 habitantes em 1980. Os críticos do MÉDICO Presidente Juscelino Kubitschek frisam o fato de ele ter priorizado o TRANSPORTE RODOVIÁRIO em detrimento do TRANSPORTE FERROVIÁRIO com a implantação da INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA no Brasil, o que teria causado prejuízos econômicos como o crescimento das importações de derivados de petróleo (gasolina e óleo diesel) e petróleo, e também provocado isolamento e decadência de certas cidades. O MÉDICO JK conseguiu, entretanto, com a inauguração da Refinaria de Duque de Caxias, em 1961, a auto-suficiência do Brasil na produção de derivados de petróleo, passando o Brasil, a partir de então, a importar apenas a matéria-prima, produzindo os derivados de petróleo nas refinarias brasileiras. A Opção pelas RODOVIAS é considerada, POR MUITOS, DANOSA aos INTERESSES do PAÍS, que estaria mais bem servido por uma GRANDE REDE FERROVIÁRIA. Na década de 1920, o ADVOGADO e Presidente Washington Luís também havia sido contestado por construir RODOVIAS, sendo apelidado de "General ESTRADA de BOBAGEM", um trocadilho com "ESTRADA de RODAGEM". Observações do escriba: 1ª – Sabe qual era o principal “slogan” do então ADVOGADO Fluminense e Presidente do Brasil Washington Luís? “GOVERNAR é ABRIR ESTRADAS”! 2ª - Em 1928, o Presidente Brasileiro recebeu a visita do Presidente recém-eleito dos Estados Unidos da América do Norte, o ENGENHEIRO CIVIL e de MINAS, Herbert Hoover. O ADVOGADO brasileiro e o ENGENHEIRO norte-americano, certamente conversaram sobre PETRÓLEO, ESTRADAS e AUTOMÓVEIS. Mas, a mando de quem? 3ª – Os ADVOGADOS entendem de CIÊNCIAS JURÍDICAS, portanto entendem de Leis e de Negócios Jurídicos, inclusive Internacionais. OS ENGENHEIROS entendem, entre outras coisas, da construção de ESTRADAS ou RODOVIAS. Ou não? 4ª – Mas, por trás dessas “bobagens” quem mandava mesmo era o Poderoso Grupo Familiar ROCKFELLER, cuja “cafetina” no Brasil era o ADVOGADO, JORNALISTA e CHANTAGISTA Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Está lá no livro de Fernando Morais, CHATÔ – o Rei do Brasil. São apenas 736 páginas. Fácil de ler. 5ª – A Família ROCKFELLER era chamada pelo povo norte-americano de “BARÕES LADRÕES”. Depois, viraram falsos mecenas e falsos filantropos. 6ª – O Poderoso Grupo ROCKFELLER, também tinha BANCOS. Ou seja, também eram BANQUEIROS. Ou ainda são. 7ª – Apesar de todos os pesares, eles defendiam e ainda defendem a DEMOCRACIA. Ou seja, o Presidente da República dos Estados Unidos da América do Norte, deveria ser escolhido através de ELEIÇÕES, ou seja, deveria ser ELEITO pelo voto popular. E, ainda nos dias atuais continua assim. O PRESIDENTE é ELEITO, mas, todo o poder emana do povo. O povo tem o DEVER de saber ESCOLHER. Portanto, o povo tem o DEVER de SABER ELEGER. Mesmo após o governo do MÉDICO Juscelino, continuou forte, no Brasil, a oposição política à construção de RODOVIAS: - Na década de 1960, em São Paulo, o MÉDICO Paulista Ademar de Barros foi muito criticado por construir a Rodovia Castelo Branco, tida, na época, como obra CARA e DESNECESSÁRIA. Observações do escriba: 1ª - Todos os Presidentes da REPÚBLICA erraram ao negligenciar a manutenção e a construção de uma REDE FERROVIÁRIA bem organizada e uma boa NAVEGAÇÃO de CABOTAGEM no BRASIL. 2ª - A mal planejada INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA transformou a vida nas estradas e nas cidades brasileiras, e para todos os brasileiros, em uma tragédia diária, com muitos acidentes, muitas mortes e muitos deficientes de vários tipos. Ao longo do tempo, um saldo extremamente negativo. 3ª – A vida na maioria das cidades foi transformada em um caos também diário. O transporte coletivo foi deixado em segundo plano. Quem manda são os milhões de carros particulares. O que era para ser algo agradável e útil virou um verdadeiro inferno. Como eu não acredito e nem nunca conheci o inferno (nem pretendo), aqui no planeta terra, em termos de ESTRADAS e RODOVIAS, enfim o trânsito e o transporte terrestre, a “coisa” está pior do que o inferno, seja lá o que for essa “coisa”. Entendem? 4ª - Existe um forte conluio entre a INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, a INDÚSTRIA PETROLÍFERA e a INDÚSTRIA de AUTOPEÇAS no BRASIL e em muitos países. Um nó difícil de desatar, mas, não impossível. 5ª - E têm inocentes úteis que assistem à Fórmula 1 como se fosse um “esporte” saudável. A imprensa, ou, para sermos mais exatos, a GLOBOLIXO transmite “patrioticamente” um LIXO desses. Realmente LIXO é com a GLOBOLIXO. Propaganda de carros e apologia à alta velocidade é um saco! LIXOLÂNDIA! A dívida externa brasileira aumentou de 87 milhões de dólares, em 1955, para 297 milhões de dólares em 1959. Esta dívida foi ainda agravada pelas altas remessas de lucros das empresas estrangeiras de "capital associado" e pelo consequente aumento do déficit na balança de pagamentos. Houve também uma elevação da dívida interna brasileira em aproximadamente 500 milhões de dólares. Apesar do crescimento econômico, a construção de Brasília fez com que o mandato do MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek terminasse com crescimento da inflação, aumento da concentração de renda e arrocho salarial. Em 1956, a taxa de inflação era de 19,2%, e em 1960, de 30,9%. Ocorreram várias manifestações populares, com greves na zona rural e nos centros industriais que se alastraram nos governos seguintes. De fato, a expansão do crédito, a grande quantidade de Importações para a Indústria Automobilística e as constantes emissões de moeda - para manter os investimentos estatais e pagar os empréstimos externos - provocaram crescimento da inflação e queda no valor dos salários. Em 1960, a inflação estava a 30,9% ao ano, subiu para 43% em 1961, para 55% em 1962 e chegou a 81% em 1963. O ECONOMISTA Mato-grossense Roberto de Oliveira Campos, um dos coordenadores do Plano de Metas, foi um dos primeiros ECONOMISTAS a alertar o MÉDICO Mineiro Juscelino Kubitschek para o CARÁTER INFLACIONÁRIO da CONSTRUÇÃO de BRASÍLIA. Durante o governo do MÉDICO JK, a produção industrial cresceu 80%, os lucros da indústria cresceram 76%, mas os salários cresceram apenas 15%. Porém, o salário-mínimo do trabalhador brasileiro, em 1959, foi considerado o mais alto, em valores reais, de todos os tempos. ESPORTES. “Foto: - Jogadores da Seleção Brasileira comemoram o primeiro título mundial na Copa do Mundo FIFA de 1958”. Na Suécia, em junho de 1958, acontecia a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira havia conquistado o seu primeiro título. Em 1959, a TENISTA Paulista Maria Esther Bueno venceu os torneios de US Open e Wimbledon. E, a seleção brasileira de basquete masculina foi Campeã Mundial no Chile. CULTURA. Fundou a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense. CONSTRUÇÃO de BRASÍLIA. A construção de Brasília foi um dos fatos mais marcantes da história brasileira, e da política do MÉDICO JK no seu mandato de cinco anos como presidente, sendo uma das maiores obras do século XX. A ideia de construir uma nova capital no centro geográfico do País estava prevista na Constituição de 1891, na Constituição de 1934 e na Constituição de 1946, mas foi adiada sua construção por todos os governos brasileiros desde 1891. Observação do escriba: - Para acreditar no que está escrito acima eu tenho de ler todas as citadas CONSTITUIÇÕES. Porém, antecipadamente, desconfio que a informação esteja errada. Ponto final. Mas, se algum CONSTITUCIONALISTA estiver lento o presente artigo, aceito uma merecida correção. Discurso do MÉDICO Juscelino Kubitschek, durante a instalação do Governo Federal em Brasília, em 25 de abril de 1960. A promessa de construir Brasília foi feita por JK, no dia 04 de abril de 1955, em um comício em Jataí, no estado de Goiás quando, no final do comício, JK resolveu ouvir perguntas de populares e o ESTUDANTE para TABELIÃO Antônio Soares Neto, o Toniquinho, perguntou a JK se este iria cumprir toda a constituição do Brasil de 1946, inclusive o artigo referente à nova capital. "Toniquinho" se referia ao artigo 4º do "Ato das disposições constitucionais transitórias da Constituição de 1946" que dizia: “Art 4º - A Capital da União será transferida para o planalto central do país. § 1º - Promulgado este Ato, o Presidente da REPÚBLICA, dentro de sessenta dias, nomeará uma Comissão de técnicos de reconhecido valor para proceder ao estudo da localização da nova Capital. § 2º - O estudo previsto no parágrafo antecedente será encaminhado ao Congresso Nacional, que deliberará a respeito, em lei especial, e estabelecerá o prazo para o início da delimitação da área a ser incorporada ao domínio da União. § 3º - Findos os trabalhos demarcatórios, o Congresso Nacional resolverá sobre a data da mudança da Capital. § 4º - Efetuada a transferência, o atual Distrito Federal passará a constituir o Estado da Guanabara”. O Congresso Nacional, mesmo com descrença, aprovou a lei n° 2.874, sancionada por JK, em 19 de setembro de 1956, determinando a mudança da Capital Federal e criando a Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP. As obras, lideradas pelo ARQUITETO Francês Lúcio Costa (também urbanista) e pelo ARQUITETO Fluminense Oscar Niemeyer começaram com entusiasmo em fevereiro de 1957. Mais de duzentas máquinas e trinta mil operários - os candangos - vindos de todas as regiões do Brasil (principalmente do Nordeste do Brasil), exerceram um regime de trabalho ininterrupto, dia e noite, para construir e concluir Brasília até a data prefixada de 21 de abril de 1960, em homenagem à Inconfidência Mineira. As obras terminaram em tempo recorde de 41 meses - antes do prazo previsto. Já no dia da inauguração, em pomposa cerimônia, Brasília era considerada como uma das obras mais importantes da arquitetura e do urbanismo contemporâneos. Além da obediência à Constituição, a construção da Nova Capital visava à integração de todas as regiões do Brasil, a geração de empregos, absorvendo o excedente de mão-de-obra da região Nordeste do Brasil e o estímulo ao desenvolvimento do interior, desafogando a economia saturada do Centro-Sul do país. “Foto: - Estátua de JK no campus I do Cefet-MG”. POLÍTICA EXTERNA. No plano internacional, o MÉDICO Juscelino procurou estreitar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, ciente de que isso ajudaria na implementação de sua política econômica industrial, e na preservação da democracia brasileira. Formulou a Operação Pan-americana, iniciativa diplomática em que solicitava apoio dos Estados Unidos ao desenvolvimento da América do Sul, como forma de evitar que o continente americano fosse assolado pelo “fantasma” do COMUNISMO. Arquivos do Instituto para o Estudo dos Regimes Totalitários, indicam que seu Ministro interino da Educação, o ADVOGADO Mineiro Celso Brant (também escritor e espião tchecoslovaco), foi um colaborador da StB (Serviço de Inteligência da Tchecoslováquia). De acordo com fontes russas, o casal de espiões soviéticos, o MILITAR Russo Mikhail Ivanovich Filonenko (Coronel e espião russo) e a MILITAR Russa –Anna Feodorovna Filonenko – Kamaeva, (Tenente-Coronel e espiã russa) infiltrados no Brasil de 1954 a 1960 com as identidades falsas de "Joseph Ivanovich Kulda" e "Mariya Navotnaya", conseguiram aproximar-se do círculo do presidente. MANIFESTAÇÕES CONTRA o MÉDICO JK. Duas semanas após a posse do MÉDICO JK, a 11 de fevereiro de 1956, ocorre a Revolta de Jacareacanga, liderada pelo MILITAR Fluminense Haroldo Veloso (Major-Aviador) e pelo MILITAR José Chaves Lameirão (Capitão-Aviador) – (29 de setembro de1926 – 25 de julho de 1975). Sobre o MILITAR José Chaves Lameirão não conseguimos descobrir ainda o local de seu nascimento e nem o local de seu falecimento. Acusavam o presidente de supostas Associações com Grupos Financeiros Internacionais para a entrega de petróleo e minerais estratégicos, e de INFILTRAÇÃO COMUNISTA nos postos militares de alto-comando. No mesmo mês, a rebelião MILITAR foi debelada. Enviou ao Congresso um projeto de lei que concedeu anistia ampla e irrestrita a todos os CIVIS e MILITARES que tivessem participado de Movimentos Políticos ou MILITARES no período de 10 de novembro de 1955 até 19 de março de 1956. No início do governo, acontecem duas greves de transportes públicos em São Paulo. No Rio de Janeiro, a empresa canadense Light S.A. aumenta o preço das passagens de bonde, atitude que levou à primeira manifestação pública de estudantes e populares. Em uma semana, com as lideranças sindicais no Palácio do Catete, o MÉDICO JK negociou o fim do movimento com a redução das tarifas. O MÉDICO JK conseguiu conciliar o país nos inúmeros conflitos. Em 03 de dezembro de 1959, em Aragarças eclode uma nova rebelião, com a participação de dez oficiais da Aeronáutica, três do Exército e alguns civis mais radicais ligados às ideias de ADVOGADO Fluminense Carlos Lacerda. Os rebeldes denunciavam "a conspiração comunista em marcha", que seria inspirado pelo governador do Rio Grande do Sul o ENGENHEIRO Gaúcho Leonel Brizola. Iniciou-se com o sequestro do primeiro avião brasileiro, do modelo Constellation da empresa Panair. Em 36 horas, o movimento foi debelado através da conciliação e anistia aos rebeldes. “Foto: - Rosto de JK na Praça dos Três Poderes”. ESPIRITISMO. Há relatos dando conta de que o presidente Juscelino enviava perguntas ao MÉDIUM Mineiro Chico Xavier pedindo conselhos sobre problemas enfrentados durante a construção de Brasília. Concedeu indulto ao MÉDIUM Mineiro José Pedro de Freitas, o "José Arigó", ou "Zé Arigó", que fora preso acusado de Exercício Ilegal da Medicina. Existem relatos de que JK fazia parte da Maçonaria, informação esta nunca confirmada pela Maçonaria Brasileira. A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua. Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA. ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”. Aracaju, sexta-feira, 09 de agosto de 2019. Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573. Fontes: (1) – INTERNET. (2) – Google. (3) – Wikipédia. (4) – Livro – Chatô – O Rei do Brasil – 1994. (5) – Almanaque Abril –Editora Abril – 1977. (6) - Outras Fontes.
jorge martins
Enviado por jorge martins em 09/08/2019
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