Jorge Martins Cardoso

 

Um eterno aprendiz



Textos

A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... "O IMPERADOR Dom Pedro II (1825-1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presdientes da REPÚBLICA Federativa do BRASIL"... (13ª parte).





A LIBERDADE... O CONHECIMENTO... O TEMPO... A VIDA... “O IMPERADOR Dom Pedro II (1825 – 1891), foi deposto em 15 de novembro de 1889. Vieram os Presidentes da REPÚBLICA Federativa d.o BRASIL”... (13ª parte).




UM MÉDICO na PRESIDÊNCIA do BRASIL (Considerações Finais) + (Outras Considerações Curiosas) – (6ª parte).




     Na tentativa de esclarecer alguns aspectos políticos partidários que aconteceram durante as ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS de 1989 (cem anos após a Proclamação da REPÚBLICA – 1889), um pouco de luz sobre a GEOGRAFIA do BRASIL.



Mundo Ensino – Geografia – Por Rafaela Souza.



REGIÕES do BRASIL.



     “As Regiões do Brasil representam divisões territoriais com características particulares. O Brasil possui cinco regiões, segundo o IBGE.”

     As Regiões do Brasil representam divisões territoriais que apresentam características específicas sejam elas físicas, como clima, vegetação e relevo; sejam sociais, como número de habitantes, índice de desenvolvimento humano e densidade demográfica; além das características econômicas, como Produto Interno Bruto e nível de industrialização.
    
     O Brasil já foi dividido regionalmente diversas vezes e o órgão responsável por essa divisão no país é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em CINCO REGIÕES: - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


     Observação do escriba: - Eu não tenho conhecimento mais profundo de quais foram as alterações ocorridas na CONSTITUIÇÃO de 1988, do ponto de vista GEOGRÁFICO. Do ponto de vista POLÍTICO, a chamada “CONSTITUIÇÃO CIDADÔ, parece que foi transformada em uma “CONSTITUIÇÃO BANDIDÔ.  




ESTADOS da REGIÃO NORTE.




Estados e capitais.


01 - Acre – Rio Branco
02 - Amapá – Macapá
03 - Amazonas – Manaus
04 - Pará – Belém
05 - Rondônia – Porto Velho
06 - Roraima – Boa Vista
07 - Tocantins - Palmas




ESTADOS da REGIÃO NORDESTE.




Estados e capitais.


01 - Alagoas – Maceió
02 - Bahia – Salvador
03 - Ceará – Fortaleza
04 - Maranhão – São Luís
05 - Paraíba – João Pessoa
06 - Pernambuco – Recife
07 - Piauí – Teresina
08 - Rio Grande do Norte – Natal
09 - Sergipe – Aracaju




ESTADOS da REGIÃO CENTRO-OESTE.




Estados e capitais.



01 - Goiás – Goiânia
02 - Mato Grosso – Cuiabá
03 - Mato Grosso do Sul – Campo Grande




ESTADOS da REGIÃO SUDESTE.




Estados e capitais.



01 - Espírito Santo – Vitória
02 - Minas Gerais – Belo Horizonte
03 - Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
04 - São Paulo – São Paulo




ESTADOS da REGIÃO SUL.




Estados e capitais.



01 - Paraná – Curitiba
02 - Rio Grande do Sul – Porto Alegre
03 - Santa Catarina – Florianópolis


     Observação do escriba: - São no total 26 Estados ou Unidades Federativas. Acredito eu, - (há muito tempo não leio a Constituição) -, que foi depois da Constituição de 1988, que o Distrito Federal passou a ter candidatos. Ou seja, mais DINHEIRO para políticos oportunistas e parasitários. Ao invés de 26, passamos a ter eleições em 27 localidades. Mais gastos em campanhas eleitorais, para manter corruptos em Brasília, o "colosso" criado pelo MÉDICO Mineiro JK, o Presidente Bossa-Nova ou o Presidente "Desenvolvimentista". Na verdade um megalomaníaco. Estadista ele nunca foi!      



DIFERENÇAS entre as REGIÕES do BRASIL.



     As Regiões do Brasil são divididas segundo as suas particularidades. Cada uma delas apresenta características específicas em relação ao território que abrange. Diferem-se economicamente, socialmente e fisicamente. Veja as principais características de cada Região:


REGIÃO NORTE.


     “Foto: - Belém é a capital do Pará, considerada uma cidade histórica e portuária”.


     A REGIÃO NORTE é constituída por SETE ESTADOS e é a maior região do Brasil em extensão territorial do Brasil.
     Compreende uma área de 3.853.676,948 quilômetros quadrados, ou seja, cerca de 45% do território NACIONAL. Essa região apresenta a menor densidade demográfica do país, isto é, o menor número de habitantes por quilômetro quadrado.
     A população é de aproximadamente 18.182.253 milhões de habitantes e a densidade demográfica é de 4,72 hab/km2. Isso possibilita dizer que é uma região populosa, mas pouco povoada.
     É na REGIÃO NORTE que se encontra maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, berço da maior biodiversidade do planeta.
     É nessa REGIÃO que também se encontra a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas.
     O clima da REGIÃO é predominantemente equatorial úmido e em boa parte do tempo a umidade do ar é elevada.
     A respeito da economia, em alguns estados há o predomínio de atividades de extrativismo mineral e vegetal, em outros se destacam a agropecuária e há destaque também em alguns estados para o turismo.

     Saiba mais: - O relevo e a hidrografia da REGIÃO NORTE.




Observações do escriba:



     1ª - É esta REGIÃO que no momento está sobre o ataque dos ESQUERDOPATAS brasileiros, e, até do ataque de alguns ESQUERDOPATAS estrangeiros.


     2ª – No Brasil, depois de roubarem a NAÇÃO, a PETRALHADA (PT) quer voltar ao poder de qualquer maneira, para continuarem a ROUBALHEIRA e a LADROAGEM.

    
     3ª – Um pequeno grupo de ESQUERDOPATAS estrangeiros está de OLHO GROSSO nas riquezas do subsolo brasileiro, na enorme REGIÃO NORTE.  

    
     4ª – A chamada grande mídia, doentia, capitaneada pela Rede GOEBBELS, ou Rede GLOBOLIXO e agora atuando como uma nefasta Rede GLOBONERO, continua querendo tocar FOGO no BRASIL. Mas, cuidado! O tal FOGO poderá se alastrar perigosamente e rapidamente e atingir o quase inútil PROJAC...

    
     5ª - O escriba está pensando seriamente em construir uma fábrica de “ROLHAS ELETRÔNICAS”, - irá gerar muitos empregos diretos e indiretos -, para colocar no “fi ó fó” dos donos da Rede GLOBONERO de Televisão, para que eles possam defecar dia sim e dia não. Desta forma, o meio ambiente ficará mais conservado e mais protegido. As “ROLHAS ELETRÔNICAS” terão uma central de controle remoto de grande alcance, cujo local será mantido em absoluto e total sigilo criptográfico.  

    
     6ª – As saudáveis “ROLHAS ELETRÔNICAS”, serão também utilizadas em toda a PETRALHADA brasileira e, até, em alguns ESQUERDOPATAS do exterior. Do ponto de vista FISIOLÓGICO, 64 (sessenta e quatro) Universidades dos Estados Unidos da América do Norte, já fizeram pesquisas científicas, que comprovaram a eficácia da nova tecnologia, para diminuir consideravelmente a poluição do MEIO AMBIENTE.

    
     7ª – Já conversei demoradamente com todos os CIENTISTAS das 64 Universidades Americanas. Tirei muitas dúvidas e já tenho vários documentos oficiais, cientificamente comprovados da boa qualidade do produto, e muito bem guardados a sete chaves. Uma das minhas dúvidas, e aqui posso revelar, é como deveriam ser usadas as benditas “ROLHAS”. Todos responderam: - “Como se usam os supositórios”. “É fácil de penetrar e é fácil de retirar”.

    
     8ª - Questionei ainda: - Tem algum efeito colateral? Todos eles responderam: - “Qual o quê?” “Só tem um...” - E, e, e, qual é? “O cliente ou o freguês pode ficar viciado.” Explodi: - “Esta pinóia é pra tapar e não para viciar!” Mas, Doutor, tem quem goste. Nunca recebemos nenhuma reclamação!

    
     9ª - E quem vai autorizar o uso definitivo dessa “ROLHA”? É para o bem do meio ambiente, e, por conseguinte, é para o bem de toda a humanidade!

    
     10ª - Como é uma nova “TERAPIA”, porém, como é um pouquinho viciante, o Conselho de Segurança da ONU deverá fazer uma REUNIÃO de EMERGÊNCIA para decidir sobre o assunto.


     11ª – Por causa de uma simples “ROLHA” para tapar um buraco poluente, precisa convocar a ONU? Doutor o senhor há de convir que não é um buraco comum! Como não é comum? Todo mundo tem esta porcaria no mundo inteiro! “É uma porcaria, e, realmente, todo o mundo tem, e, em todo o mundo”. Nisto o senhor está correto! O problema é o seu viés IDEOLÓGICO doutor! – Não quero saber de IDEOLOGIAS! Meu interesse é a FISIOLOGIA! Então use cimento... Os senhores cientistas estão aconselhando a usar “ROLHAS” de cimento? Não é para radicalizar? A “ROLHA” de CIMENTO é uma TERAPIA radical... Tapou tá tapado! Além do mais nós ajudaremos a tal da ODEBRECHT...

    
     12ª – Mas, a palavra de ordem é: - Dia sim e dia não! - Doutor, neste caso é melhor a “ROLHA” supositório!  

    
     13ª - Já estava esbaforido e disparei: - Concordo! É melhor usar a “ROLHA” parecida com o tal do supositório. Não dói né? De jeito nenhum! De acordo com a razão você agora foi mais racional... “ROLHA” pra frente, na parte de trás. Ok? OK! Responderam alegremente os cientistas. O acordo foi fechado secretamente...                

    
     14ª – Antes de retornar ao Brasil, conversei mais uma vez com os cientistas americanos. - E sobre a parte ELETRÔNICA e o CONTROLE REMOTO das “ROLHAS”? Não precisa se preocupar doutor. É tecnologia marciana. De MARTE? Sim Doutor! Nós também trabalhamos para a NASA e para o PENTÁGONO. A esta altura já eram 172 cientistas, alguns vestindo roupas de ASTRONAUTAS. – Olhei desconfiado... Será que eles estão certos? Tenho pressa. Quem tem POLUIÇÃO tem PRESSA.    

    
     15ª - Peguei meu TÁXI SOLAR e fui descansar na LUA que ninguém é de NIÓBIO, de DIAMANTE, de ESMERALDA, de OURO e nem de FERRO...

    
     16ª - Tais informações poderão ser obtidas facilmente no seguinte endereço: -#######@@@@@@@@############@@@@@@@#######abcdefg@@@@@@@@abcdefghijkl############. É tiro e queda!

    
     17ª – O atual PRESIDENTE da REPÚBLICA FEDERATIVA do BRASIL, o Capitão da Reserva JAIR MESSIAS BOLSONARO, eleito diretamente por quase 58 milhões de votos dos brasileiros, tem tomado até agora medidas altamente EXITOSAS, e, não tenham dúvidas, haverão de surgir outras decisões do atual governo, ainda mais EXITOSAS.  

    
     18ª – O resto é inveja pura dos derrotados PETRALHAS. Vão REZAR e TRABALHAR PETRALHADA preguiçosa e ladrona!

    
     19ª – SEMPRE, “PÁTRIA AMADA BRASIL”.    

    
     20ª – SEMPRE, “BRASIL acima de TUDO”.

    
     21ª – SEMPRE, “DEUS acima de TODOS”.






REGIÃO NORDESTE (continuando a aula de geografia).



     “Foto: - Pernambuco representa um dos litorais mais belos do país”.



     A REGIÃO NORDESTE é constituída por NOVE ESTADOS, sendo, portanto, a maior região em Unidades Federativas e a terceira maior região em extensão territorial.
     Compreende uma área de 1.544.291 de quilômetros quadrados, sendo a região com maior faixa litorânea do país. Com paisagens paradisíacas, o Nordeste brasileiro atrai milhares de turistas do mundo todo.
     É uma região de altas temperaturas, com predomínio do clima semiárido.
     Na área compreendida por esse clima, a população sofre com a seca, o calor extremo e a falta de chuva. Em áreas de transição, podemos encontrar o clima equatorial úmido e o clima tropical.
     No Nordeste, há presença de biomas como a Caatinga e a Mata Atlântica bem como faixas do Cerrado.

     Leia também: - Cultura da Região Nordeste.



     Vivem nessa região mais de 56 milhões de habitantes, sendo, portanto, a segunda maior região em termos populacionais, segundo o IBGE. É a região que apresenta mais problemas sociais no país, devido ao baixo desenvolvimento associado às características geográficas. Muitas pessoas vivem em situação de miséria.
     Definitivamente o turismo é um dos principais propulsores da economia na região. Atividades como extrativismo e agropecuária também são desenvolvidas.



REGIÃO CENTRO-OESTE.



     “Foto: - BONITO é um município localizado no Estado do Mato Grosso do Sul e atrai milhares de turistas”.



     A REGIÃO CENTRO-OESTE é constituída por TRÊS ESTADOS, sendo a segunda maior região em extensão territorial do país.
     Faz limite com todas as outras regiões, por isso apresenta grande biodiversidade. A área abrangida é cerca de 1.606.403 de quilômetros quadrados, ocupando aproximadamente 18% do território NACIONAL.
     Quando se fala em Centro-Oeste muitas pessoas associam à região serras e chapadas, atrativos turísticos para os aventureiros e amantes da natureza como a Chapada dos Veadeiros. Essa região abrange o Planalto Central e é a única que não possui litoral.
    

     Observação do escriba: - Realmente por lá não existe litoral. Todavia, o atual governo já deu início à construção de uma imensa FERROVIA! Bem melhor do que uma trágica e fúnebre Rodovia.


    É a região com menor número de habitantes, cerca de um pouco mais de 16 milhões e possui densidade demográfica de 10,01 hab/km2,, a segunda menor do país, ficando atrás apenas da REGIÃO NORTE.
     O CENTRO-OESTE brasileiro apresenta clima tropical sazonal com duas estações bem definidas, um inverno seco e um verão chuvoso.
     É considerada uma das mais importantes regiões quando o assunto é hidrografia. No CENTRO-OESTE, encontram-se as nascentes de diversos rios brasileiros bem como abrange a área de aquíferos, como o Aquífero Guarani. Os biomas predominantes são o Cerrado e Pantanal.

     Saiba também: - Características da população da REGIÃO CENTRO-OESTE.


     O CENTRO-OESTE é também conhecido pelo desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Muitos produtos que fazem parte do mercado de exportação como a soja e o milho.
     O extrativismo mineral também é uma das atividades econômicas desenvolvidas no CENTRO-OESTE. Em Goiás, encontra-se uma das maiores reservas de NIÓBIO do MUNDO.



REGIÃO SUDESTE.



     “Foto: - Ouro Preto é um município do Estado de Minas Gerais conhecido por sua importância histórica”.


     A REGIÃO SUDESTE é constituída por QUATRO ESTADOS, sendo a segunda menor região em extensão territorial do país.
     Possui cerca de 924.620 de quilômetros quadrados, é a região mais populosa do Brasil e apresenta a maior densidade demográfica, 92,025 hab/km2.
     Com mais de 85 milhões de habitantes, o SUDESTE brasileiro é composto pelos estados de maior representatividade econômica do país.
     Muitas pessoas migram para essa região em busca de oportunidades de emprego e melhoria de vida.
     Por ser a região mais desenvolvida, é a mais representativa no PIB brasileiro, correspondendo a 55,2% do PIB nacional.
     Destacam-se o setor industrial, financeiro e comercial. As indústrias automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas apresentam-se em grande quantidade.
     Além de atrair pessoas em busca de trabalho, a REGIÃO SUDESTE também se destaca pelo turismo. O Rio de Janeiro atrai milhões de turistas durante todo o ano.
     São Paulo é conhecido pelo aspecto cultural, atraindo pessoas que se interessam pelo teatro, festivais e cinema. Minas Gerais e Espírito Santo, com suas belíssimas Construções Históricas, também atraem visitantes de todo o mundo.



REGIÃO SUL.



     “Foto: - GRAMADO é uma das cidades que mais atraem turistas no Brasil devido às suas belas paisagens”.



     A REGIÃO SUL é constituída por TRÊS ESTADOS e é a menor região do Brasil em extensão territorial.  
     Abrange uma área de 576.774 de quilômetros quadrados e é considerada uma das regiões com características mais distintas de todo o resto do país.  
     Isso se deve principalmente ao contexto histórico no que diz respeito à colonização. Essa região foi colonizada especialmente por ALEMÃES e ITALIANOS.
     Nessa região, habitam mais de 29 milhões de pessoas, correspondendo a aproximadamente 14% da população brasileira.
     Apresenta os melhores indicadores sociais, indicando ser uma região que apresenta boas políticas públicas para educação e saúde.

     Leia mais: - A população da REGIÃO SUL.



     Outra característica que difere essa região das demais se refere à sua localização. Por estar abaixo da zona tropical, o Sul do Brasil apresenta as estações do ano bem definidas.
     Há período de inverno rigoroso com ocorrência de geadas como também há períodos de temperaturas amenas e temperaturas elevadas. Os índices pluviométricos distribuem-se homogeneamente durante todo o ano.
     Economicamente, é uma das regiões de maior PIB do país e de maior industrialização, ficando atrás apenas da REGIÃO SUDESTE.
     A economia é baseada no extrativismo vegetal realizado especialmente na Mata das Araucárias e também a agropecuária, com a criação de suínos e a produção de uva.
     Suas belas cidades e parques são grandes atrativos turísticos. Muitas pessoas dirigem-se ao Sul em busca de lugares bucólicos. Lugares como a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, atraem milhares de pessoas durante todo o ano.


    
     Está de parabéns a brasileira Rafaela Souza pelo seu belíssimo trabalho. Antes de voltarmos ao assunto das Eleições Presidenciais de 1989, um breve "INTERVALO COMERCIAL".




CONSTITUIÇÃO da REPÚBLICA FEDERATIVA do BRASIL (1988).


Título I


Dos Princípios Fundamentais

    
     Art. 1º - A REPÚBLICA Federativa do BRASIL, formada pela união indissolúvel dos ESTADOS e MUNICÍPIOS e do DISTRITO FEDERAL, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
        
    
     I -  A soberania;
     II -  A cidadania;
     III -  A dignidade da pessoa humana;
     IV -  Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
     V -  O pluralismo político.
    
    
     Parágrafo único. TODO O PODER EMANA DO POVO, que o exerce por meio de REPRESENTANTES ELEITOS ou DIRETAMENTE, nos termos desta Constituição.

    
     O COMERCIANTE e/ou EMPRESÁRIO David Samuel Alcolumbre Jobelem, nascido em Macapá, capital do Estado do Amapá (AP), hoje com apenas 42 anos de idade, foi eleito Senador em 2014 com 131.695 votos (36,26%). Filiado ao DEM, se coligou com o PSDB, o PSD e o SD.
     O segundo colocado foi Gilvan qualquer coisa, natural de Brasília (DF) que obteve 124.438 votos (34,26%), filiado ao PMDB, se coligou com o PDT e o PP. A diferença entre o vencedor Alcolumbre e o perdedor Gilvan foi de apenas 7.157 votos.
     Candidato à Presidência do Senado Federal do Brasil em 02 de fevereiro de 2019, dos 81 Senadores, obteve a votação de 42 deles, sendo eleito Presidente do Senado para o biênio 2019-2020.
     Dizem (deve ser fofoca) que o atual Presidente do Senado Federal do Brasil, por conseguinte, o Presidente do Congresso Nacional do Brasil, o Senador David Alcolumbre, irá escrever com o próprio punho uma LEI CONSTITUCIONAL FEDERAL ESPECIAL com o seguinte conteúdo:  

    
     Artigo 1º - Todos os BANDIDOS podem dar pancadas em qualquer POLICIAL.
    
     Artigo 2º - Os POLICIAIS não podem encostar um dedo em nenhum BANDIDO.
    
     Artigo 3º - Todos os DELINQUENTES podem algemar qualquer POLICIAL.  
    
     Artigo 4º - Os POLICIAIS não podem algemar nenhum DELINQUENTE.
    
     Artigo 5º - Todos os MARGINAIS podem dar ordem de prisão a qualquer POLICIAL.  
    
     Artigo 6º - Os POLICIAIS não podem dar ordem de prisão a nenhum MARGINAL.
    
     Artigo 7º - Os BANDIDOS, os DELINQUENTES e os MARGINAIS podem atirar em qualquer POLICIAL.
    
     Artigo 8º - Os POLICIAIS não podem atirar em nenhum BANDIDO, em nenhum DELINQUENTE e em nenhum MARGINAL.  
    
     Artigo 9º - Os BANDIDOS, os DELINQUENTES e os MARGINAIS podem assassinar qualquer POLICIAL.
    
     Artigo 10º - Os POLICIAIS não podem assassinar nenhum BANDIDO, nenhum DELINQUENTE e nenhum MARGINAL.
    
     Artigo 11º - BANDIDO bom é BANDIDO vivo.      
    
     Artigo 12º - POLICIAL bom é POLICIAL morto.
    
     Artigo 13º - MACACOS não podem comer BANANAS!
    
     Artigo 14º - BANANAS podem comer MACACOS!
    
     Artigo 15º - Revoguem-se todas as disposições em contrário. Publique-se e cumpra-se.



ILHA da FANTASIA, Distrito Federal, Dia do Soldado, 25 de agosto de 2019.


196º Ano da INDEPENDÊNCIA do BRASIL.
129º Ano da PROCLAMAÇÃO da REPÚBLICA.



David Al Columbre ou David Al Capone.

Presidente do Congresso Nacional do Brasil, Presidente da República das Bananas Brasileiras e Presidente da Ex-TV GOBBELS, Presidente da atual Rede GLOBOLIXO de Televisão, e, Presidente da crescente Rede GLOBONERO de Televisão.



Observações do escriba:



     1ª – O que está escrito acima, é, apenas, FICÇÃO.

     2ª - Porém, vez em quando aparece um “doidinho”, portador de TRANSTORNO DELIRANTE PERMANENTE PERSISTENTE e PARANÓIDE, e, no meio da multidão, dá uma FACADA em qualquer pessoa.

     3ª - ADVOGADOS de conduta e moral ilibadas, e, solícitos PSIQUIATRAS PSICOPATAS dão um jeitinho na hermenêutica e na propedêutica, e, SILENCIAM o “doidinho”.

     4ª – ADVOGADOS e MÉDICOS de tal estirpe, com o apoio de outros “puxadinhos” podem transformar uma delirante FICÇÃO, numa lamentável REALIDADE...  

     5ª – Como está a SEGURANÇA e a SAÚDE do CRIMINOSO “confesso”, e, agora presidiário, Adélio Bispo de Oliveira?

     6ª - Quem PAGOU inicialmente, e, quem continua PAGANDO os ADVOGADOS do ESFAQUEADOR Adélio Bispo de Oliveira?

     7ª - Quem MANDOU ASSASSINAR em 06 de setembro de 2018, o então Presidenciável JAIR MESSIAS BOLSONARO, e, que hoje, é, CONSTITUCIONALMENTE, ELEITORALMENTE e LEGITIMAMENTE, o 38º PRESIDENTE da REPÚBLICA Federativa do BRASIL?
    


     Após o breve "intervalo comercial" – que, diga-se de passagem, é muito melhor do que os comerciais da GLOBOLIXO, da GLOBONERO e de outras emissoras de televisão e de rádio - voltamos à vaca fria.    


    
     No primeiro turno das Eleições Presidenciais de 1989, participaram os seguintes Partidos Políticos: - (não está por ordem alfabética).

    
    
     01 – PTB.   02 – PL.   03 – PDC.   04 – PPB.   05 – PMB.   06 – PFL.   07 – PMN.   08 – PRONA.   09 – PLP.   (10 – PRN.   11 – PSC.   12 – PST.   13 – PTR) = “Movimento Brasil Novo”.   14 – PV.   15 – PDT.   16 – PN.   (17 – PT.   18 – PSB.   19 – PC do B) = “Frente Brasil Popular”.   20 – PDC do B.   21 – PSDB.   22 – PSP.   23 – PP.   24 – PDS.   25 – PCB.   26 – PSD.   27 – PMDB.   28 – PCN.      

    


Observações do escriba:



    
     1ª – Fica claro e evidente que o número de PARTIDOS POLÍTICOS (28) era superior ao número de CANDIDATOS à Presidência da República. Seriam 22 candidatos inicialmente.

    
     2ª - Um dos Partidos Políticos, o PMB do PASTOR EVANGÉLICO Armando Corrêa, parece que teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral, por irregularidades.

    
     3ª - Assim, efetivamente, disputaram o pleito eleitoral 21 candidatos, com a participação de 27 Partidos Políticos, devidamente registrados.

    
     4ª – O Partido do “ECONOMISTA” Fluminense Fernando Collor (PRN) coligou-se com o PSC, o PST e o PTR, formando o “Movimento Brasil Novo”. Na época teve direito a 10 MINUTOS de propaganda eleitoral na TV. Não sei o número de inserções diárias.

    
     5ª – O Partido do METALÚRGICO Pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva (PT) coligou-se com o PSB e o PC do B, formando a “Frente Brasil Popular”. Na época teve direito também a 10 MINUTOS de propaganda eleitoral na TV. Não sei o número de inserções diárias.  

    
     6ª – O Partido do ADVOGADO Paulista Ulysses Guimarães (PMDB), na época teve direito a 22 MINUTOS de propaganda eleitoral na TV. Não sei o número de inserções diárias, mas, era o CANDIDATO com maior tempo de exposição na TV e nas emissoras de rádio.

    
     7ª – Já o Partido do MÉDICO Acreano Enéas Carneiro (PRONA), na época teve apenas direito a 30 SEGUNDOS de propaganda eleitoral na TV. Não só o Partido PRONA como outros Partidos menos conhecidos tiveram também 30 SEGUNDOS de propaganda “gratuita”. Gratuita entre aspas mesmo, pois, não existe “almoço de graça”. O fato é que o MÉDICO Acreano Enéas ficou “famoso” politicamente e nacionalmente, principalmente em São Paulo.  

            

    
     Vejamos agora o local de nascimento dos candidatos, à Presidência e à Vice-Presidência, por Unidades da Federação, da REGIÃO NORTE até a REGIÃO SUL.
    
    
    
     A – REGIÃO NORTE – 01 - Acre – Um candidato. 02 – Pará – Um candidato. Total = Dois candidatos.
    
    
     B – REGIÃO NORDESTE – 01 – Pernambuco – Três candidatos. 02 – Bahia – Dois candidatos. 03 - Sergipe – Dois candidatos. 04 – Maranhão – Um candidato. Total = Oito candidatos.
    
    
     C – REGIÃO CENTRO-OESTE – 01 – Goiás – Um candidato. Total = Um candidato.
    
    
     D – REGIÃO SUDESTE – 01 – São Paulo – Seis candidatos. 02 – Monas Gerais – Seis Candidatos. 03 – Rio de Janeiro – Um candidato. Total = Treze candidatos.  
    
    
     E – REGIÃO SUL – 01 – Rio Grande do Sul – Três candidatos. 02 – Paraná – Dois candidatos. Total = Cinco candidatos.
    
      
     A soma dos totais = Dois + Oito + Um + Treze + Cinco = Vinte e nove candidatos, entre Presidenciáveis e Vice-Presidenciáveis. Isto em relação ao local de nascimento (Unidades da Federação).
    
    
     Porém, existem 15 (quinze) ou 16 (dezesseis) candidatos com o “perfil” ainda incompleto.  
    
    
     Percebe-se que, na época, as REGIÕES NORTE + NORDESTE + CENTRO-OESTE lançaram 11 (onze) candidaturas.
    
    
     Já a REGIÃO SUDESTE + SUL lançaram, na época, 18 candidaturas. Justifica-se, em parte, um número maior de candidatos das Regiões SUDESTE e SUL pelo fator econômico. São REGIÕES mais ricas.
    
    
     O candidato Fernando Collor nasceu no Rio de Janeiro (RJ), contudo, viveu em Alagoas (AL) quando criança e parte da adolescência (a família dele é Alagoana), parte da adolescência e já adulto viveu algum tempo na cidade do Rio de Janeiro (RJ), como adulto viveu em Brasília (DF) e alguns familiares seus tinham negócios em São Paulo (SP).
    
    
     A explicação para essa “vida cigana” de Collor era que, seu pai era político de longas datas, tendo atuado politicamente, desde a época em que era Parlamentar na antiga Capital do Brasil no Rio de Janeiro (DF), e, como Senador da República, atuou em Brasília (DF) - (a nova Capital do Brasil). Assim Fernando Collor tinha a conexão Rio de Janeiro – Alagoas – Rio de Janeiro – Brasília – Alagoas - São Paulo – Brasília, etc.  

    

    
     Vejamos agora as principais profissões dos Presidenciáveis e dos Vice-Presidenciáveis nas Eleições de 1989.

    
    
     01 – ADVOGADOS – Nove candidatos.
    
    
     02 – ENGENHEIROS – Seis candidatos.
    
    
     03 – MÉDICOS – Quatro candidatos.
    
    
     04 – ECONOMISTAS – Quatro candidatos.  
    
    
     05 – FARMACÊUTICO – Um candidato.
    
    
     06 – PROFESSOR – Um candidato.
    
    
     07 – METALÚRGICO – Um candidato.
    
    
     08 – GUERRILHEIRO e REVOLUCIONÁRIO – Um candidato.
    
    
     09 – PROPRIETÁRIO de JORNAL – Um candidato.
    
    
     Total – Nove + Seis + Quatro + Quatro + Um + Um + Um + Um + Um = 28 candidatos com a "principal" profissão definida.
    
    
     Lembrando que existem 15 (quinze) ou 16 (dezesseis) candidatos com o “perfil” ainda incompleto.  
    
    
    
    
     No caso dos ADVOGADOS, QUATRO foram candidatos à Presidência da República e CINCO ADVOGADOS foram candidatos à Vice-Presidência.  
     Ainda no caso dos ADVOGADOS, houve até uma chapa “puro sangue”, a saber: - O ADVOGADO Paulista Ulysses Guimarães (PMDB - Presidenciável) mais o ADVOGADO Baiano Waldir Pires (PMDB – Vice-Presidenciável). Com direito à 22 MINUTOS de propaganda eleitoral. A rede não estava para peixes, ou seja, a rede não estava para ADVOGADOS.  
    
    
     No caso dos ENGENHEIROS, CINCO foram candidatos à Presidência e UM foi candidato à Vice-Presidência. Dos SEIS ENGENHEIROS, apenas o ENGENHEIRO Gaúcho Leonel Brizola, por pouco, por muito pouco não foi para o segundo turno.    
    
    
     No caso dos candidatos MÉDICOS, UM foi o Dr. Ronaldo Caiado (Goiás) e OUTRO o Dr. Enéas Carneiro (Acre), este último atuante no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. No caso, DOIS MÉDICOS candidatos à Presidência. Os outros DOIS MÉDICOS foram candidatos à Vice-Presidência. Em termos de votação ela foi pífia nos dois casos.
    
    
     No caso dos ECONOMISTAS, TRÊS foram candidatos à Presidência e UM candidato a Vice-Presidência.  
    
    
     Mais uma vez outra polêmica sobre Fernando Collor. Pelos menos para mim. Eu não sei com certeza se ele era um ECONOMISTA, se ele era um ADMINISTRADOR, se ele era um JORNALISTA, se ele era um EMPRESÁRIO ou se ele era apenas um PLAYBOY. O que eu sei é que ele era um “vizinho meu de parede”.
    
    
     Em outras palavras, eu nasci e me criei em Aracaju, SERGIPE, e nunca tinha ouvido falar do “meu vizinho de parede” (ALAGOAS). Se “meu vizinho de parede” nunca me deu um “bom dia”, nunca me deu uma “boa tarde” e nunca me deu uma “boa noite”, eu também nunca iria dar meu “bom voto” a um vizinho mal educado.  
    
    
     Sem ir para nenhum debate no primeiro turno, ele foi direto para o segundo turno. Como ele sabia que iria para o segundo turno sem debater com ninguém? A FORÇA da GRANA! Simples. Simples assim. A DINHEIRAMA rolou de norte a sul do País sem deixar rastro. DINHEIRO em espécie não deixa pista.
    
    
     De onde não se espera é que sai alguma coisa! O METALÚRGICO Pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva foi para o segundo turno, derrubando os outros 19 (dezenove) candidatos. No debate entre Collor e Lula no segundo turno, a Rede GLOBOLIXO ou REDE GLOBONERO, favoreceu Collor e sacaneou com o candidato Lula. Anos depois, o próprio Collor reconheceu e confirmou a belíssima safadeza da “Vênus Platinada”.
    
    
     Sobre Luiz Inácio Lula da Silva uma rápida reflexão. Afinal, ele pode ser considerado um METALÚRGICO ou merece ser chamado de SINDICALISTA? Olhando para o passado dele, o que ele sabia fazer mesmo eram GREVES e mais GREVES. Então, existe a profissão de GREVISTA? O regime militar olhava os GREVISTAS de cara feia. Mas, suportava as provocações.
    
     A CONSTITUIÇÃO “CIDADÔ de 1988 passou a garantir o DIREITO de GREVE. Não sei se é cláusula pétrea. Surgiu o famoso Estado Democrático de Direito. Não sou constitucionalista, mas que tal: - Estado Democrático de Deveres e de Direitos? A impressão que fica é que as pessoas só se preocupam com os seus Direitos. E terminam esquecendo os seus Deveres. E, de mais a mais, a expressão “Estado Democrático de Direito”, dá também a impressão de que quem manda no pedaço só são os ADVOGADOS.
    
     A principal liderança que ajudou a elaborar e mudar a Constituição de 1988 foi exatamente o ADVOGADO Paulista Ulysses Guimarães. Naturalmente ele teve a colaboração de um caminhão de ADVOGADOS.
    
     O Brasil tem uma usina funcionando em alta velocidade fabricando LEIS e mais LEIS, praticamente todos os dias. Não vou entrar no mérito da questão no momento.      
    
    
     Mas, uma categoria que eu nunca vi fazer GREVE foram os MEIOS de COMUNICAÇÃO de MASSA, sobretudo as EMISSORAS de TELEVISÃO e as EMISSORAS de RÁDIO. Jornais e Revistas também não. Por quê? Os donos de tais trambolhos são RICOS e APADRINHADOS dos governantes Federais, Estaduais e Municipais. De cima pra baixo!  
    
     Em 1994, os JORNALISTAS Fernando Lattman-Weltma, José Alan Dias Carneiro e Plínio de Abreu Ramos publicaram o LIVRO “A IMPRENSA Faz e Desfaz um PRESIDENTE”. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira.
    
     Vim tomar conhecimento da existência de tal “LIVRO” há pouco tempo. Não o li e não pretendo lê-lo.
    
     A eleição recente de Donald Trump nos EUA, e, a eleição recente de Jair Bolsonaro no Brasil desmentiu o “LIVRO” supracitado.
    
     Hoje, quem pode “TENTAR” fazer e desfazer um PRESIDENTE são as chamadas REDES SOCIAIS.
    
     Quem tiver forte CONHECIMENTO, quem souber usar PERSEVERANTEMENTE, quem souber manipular CERTEIRAMENTE e quem souber atuar POSITIVAMENTE nas REDES SOCIAIS, muito dificilmente perderá o PODER ou as ELEIÇÕES em qualquer disputa, para qualquer cargo político.
    
     Neste aspecto os mais JOVENS levam uma grande vantagem. No caso do PRESIDENTE ELEITO JAIR MESSIAS BOLSONARO, ele tem uma grande vantagem sobre outros Presidentes do passado. Os três filhos dele, são relativamente jovens, conhecem muito bem como funcionam as REDES SOCIAIS e também sabem muito bem separar o JOIO do TRIGO.    
    
     Certos jornais, certas revistas, certas editoras, certas emissoras de rádio e certas emissoras de televisão, caminham progressivamente para a decadência ou para a falência total. É questão de uma ou duas décadas no máximo. A INTERNET veio para ficar! Quem viver verá!  

    
     Ainda sobre as eleições Presidenciais de 1989, o “playboy” Fernando Collor de Mello foi ELEITO com muita dificuldade no SEGUNDO TURNO. Assumiu a Presidência da REPÚBLICA Federativa do BRASIL com apenas 40 anos de idade (o mais jovem da história REPUBLICANA).
    
     Com apenas 42 anos de idade teve de abandonar o cargo, devido à sua arrogância e as suas más companhias. Muitos dos parlamentares que o ajudaram a cair, pouco tempo depois, estariam envolvidos no famoso e repugnante escândalo dos “ANÕES do ORÇAMENTO”. A patifaria desses calhordas foi bem pior do que os erros do jovem Presidente Fernando Collor. Porém Collor nunca foi santo e continua não sendo. Problema dele.  
    
     Finalizando sobre as eleições Presidenciais de 1989. Nenhum BANQUEIRO teve a coragem de disputar DIRETAMENTE a eleição Presidencial. O trabalho deles é outro! Afinal eles são IMORTAIS...

    

     Observação do escriba: - O MÉDICO Paulista Geraldo Alckmin, outro Ex-Presidenciável, está me esperando para uma entrevista “amistosa”. Só posso revelar o conteúdo no próximo “capítulo”. Até lá...    
        
          
    
      
     A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA, também continua.
      Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.
     ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE, localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos supostos MACONHEIROS ESQUIZOFRÊNICOS”.

    


Aracaju, quarta-feira, 28 de agosto de 2019.




       Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.



    
      
     Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – Wikipédia. (4) – Livro – “Chatô – O Rei do Brasil” – Autor: - Fernando Morais - 1994. (5) – Almanaque Abril – Editora Abril – 1977. (6) – Livro – “Minha Razão de Viver” – Autor: - Samuel Wainer. (7) - Outras Fontes.
      
              


jorge martins
Enviado por jorge martins em 28/08/2019


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras